Análise da influência do processo de solidificação unidirecional no comportamento elétrico da liga Cu-8,5%Sn

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
Resultados das pesquisas e inovações na área das engenharias 3
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar se as variáveis térmicas de solidificação influenciam ou não no comportamento elétrico da liga Cu-8,5%Sn. A liga foi solidificada em uma lingoteira de aço inoxidável AISI 304, montada em um dispositivo de resfriamento unidirecional ascendente. O ensaio de condutividade elétrica foi realizado pelo equipamento ponte de Wheatstone, que mede a resistividade elétrica, e com o medidor de condutividade obteve-se os valores em %IACS, conforme norma ASTM B193-02. Como resultados, notou-se que a condutividade elétrica não foi influenciada pelas variáveis térmicas de solidificação, obtendo-se valores de IACS praticamente constantes para a liga de cobre estudada.

Como referenciar
CIPRIANO, ARIOVALDO M.; CRUZ, RICARDO A. da; TERAM, ROGERIO; NASCIMENTO, MAURICIO S.; SANTOS, VINICIUS T. dos; SILVA, MARCIO R. da; COUTO, ANTONIO A.; SANTOS, GIVANILDO A. dos. Análise da influência do processo de solidificação unidirecional no comportamento elétrico da liga Cu-8,5%Sn. In: HOLZMANN, HENRIQUE A. (org.). Resultados das pesquisas e inovações na área das engenharias 3. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. , cap. 1. p. 1-10. DOI: 10.22533/at.ed.1332023111. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31861. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções