Mecanismos associados ao refino de grão em ligas de alumínio após processamento pela técnica de prensagem em canais equiangulares (PCE)

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Data de publicação:
Orientador
Waldemar Alfredo Monteiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A aplicação final dos materiais metálicos depende das propriedades físicas e mecânicas destes, que podem ser adquiridas por diversos mecanismos aos quais eles são submetidos. Uma propriedade que não raras vezes tem se tornado muito importante e decisiva na utilização dos metais é o tamanho médio de grão do material. Devido ao fato dos materiais metálicos com tamanho de grão muitíssimo pequeno, de ordem submicrométrica, ou nanométrica, apresentarem significativo aumento de resistência mecânica, a sua fabricação tem sido de interesse crescente. Entretanto, a prática industrial convencional para produzir apurado refinamento de grãos em materiais metálicos massivos é o processamento termomecânico, pelo qual, os menores tamanhos de grão obtidos são de ordem micrométrica, mas não submicrométrica ou a nanométrica. São apresentados neste trabalho os mecanismos associados ao refino de grão nas ligas de alumínio AA 1050 e AA 3003 após processamento pela técnica de Prensagem em Canais Equiangulares (PCE), que, por Deformação Plástica Intensa (DPI) bloqueará o movimento das discordâncias do material, conferindo-lhe alta resistência, boa tenacidade e grãos de tamanho nanométrico. Este bloqueio pode também ser obtido por encruamento, solução sólida e precipitação de solutos, porém, os métodos de refinamento de grãos em metais e ligas estão inseridos dentre os mais significativos avanços em metalurgia física.

Como referenciar
SILVA, ISAC A. da. Mecanismos associados ao refino de grão em ligas de alumínio após processamento pela técnica de prensagem em canais equiangulares (PCE). Orientador: Waldemar Alfredo Monteiro. 2020. 117 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2020.tde-01032021-103503. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31926. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções