Método Espectral Determinístico para problemas de transporte de nêutrons na formulação SN, multigrupo de energia, geometria unidimensional, espalhamento anisotrópico e fonte fixa

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Data de publicação:
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista Cereus
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Neste artigo é apresentada uma nova metodologia numérica contemplando o desenvolvimento de um método da classe dos espectro-nodais (malha grossa) para a solução de problemas de transporte de nêutrons na formulação das ordenadas discretas (𝑆𝑁), em geometria unidimensional, considerando o espalhamento anisotrópico, fonte fixa e multigrupo de energia. O método, denominado Método Espectral Determinístico (MED), baseia-se, inicialmente, na análise espectral das equações de transporte de nêutrons 𝑆𝑁. As incógnitas dessa metodologia são os fluxos angulares nos contornos e o fluxo angular médio no interior dos nodos espaciais. Os valores numéricos obtidos para essas grandezas, a menos dos erros da aritmética finita computacional, concordam com a solução analítica da equação de transporte 𝑆𝑁 no domínio espacial utilizado. Os resultados numéricos são mostrados e comparados com o tradicional método de malha fina, DD,cf., Diamond Difference e os métodos nodais SGF, cf., spectral Green’s function e o método FN para ilustrar a precisão numérica nos resultados obtidos pelo MED.

Como referenciar
OLIVA, AMAURY M.; ALVES FILHO, HERMES; HERNANDEZ, CARLOS R.G.; MORAES, LEONARDO R. da C. Método Espectral Determinístico para problemas de transporte de nêutrons na formulação SN, multigrupo de energia, geometria unidimensional, espalhamento anisotrópico e fonte fixa. Revista Cereus, v. 12, n. 2, p. 277-291, 2020. DOI: 10.18605/2175-7275/cereus.v12n2p277-291. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31953. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções