Levantamento da curva CT-TO-ED para CBCT

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICA MÉDICA, 24.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A fim de se aproveitar a Tomografia de Feixe Cônico (CBCT) utilizada em técnicas de IGRT para estimar a dose entregue aos pacientes, foi levantada a curva CT-to-ED do sistema kV-CBCT da Elekta-XVI por meio do CatPhan® – objeto simulador com densidades conhecidas. Foram verificadas diferenças de até 36,7% nos valores de HUs obtidos com diferentes parâmetros de aquisição da CBCT, tornando-se essencial o estabelecimento de protocolos específicos de imageamento em cada Instituição. Apesar de o método até aqui empregado ter sido validado com desvios percentuais menores que 0,23%, diferenças ainda maiores foram verificadas entre as curvas da CT de referência e as da CBCT, o que torna indispensável estudar estratégias de correção que viabilizem a sua implementação na clínica.

Como referenciar
MELETTI, AMANDA F.; BARSANELLI, CRISTIANE; RIBEIRO, VICTOR A.B.; YORIYAZ, HELIO; SHORTO, JULIAN M.B.; SIQUEIRA, PAULO T.D.; NUNES, MAIRA G. Levantamento da curva CT-TO-ED para CBCT. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICA MÉDICA, 24., 21-24 de agosto, 2019, Santos, SP. Resumo expandido... São Paulo, SP: Associação Brasileira de Física Médica, 2019. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32171. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento