Compósito reforçado com fibra de carbono e nanotubos funcionalizados com auxílio de microondas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
Engenharia Química: princípios fundamentais
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um material compósito reforçado com fibra de carbono e nanotubos funcionalizados, onde se realizou a caracterização térmica e a resistência mecânica do produto final. Desenvolveu-se neste trabalho um procedimento para incorporação de nanotubos de carbono (NTC) em uma resina fenol / epóxi a ser utilizado como matriz de um compósito de fibra de carbono. Realizando para tal, a oxidação dos NTC com o uso de micro-ondas e sua funcionalização com 3-amino-propil-tri-etoxi-silano, usado como agente de acoplamento entre a resina e o NTC. Após o processamento, como resultado da adição dos NTC na resina, obteve-se um aumento na sua temperatura de transição vítrea. No material compósito fibra de carbono, obtido por laminação manual, onde a resina fenol / epóxi mais NTC foi usada como matriz, obteve-se o aumento do limite de resistência à tração e ao impacto, confirmado por uma análise de variância com 95% de confiança, mostrando a eficácia no tratamento dos NTC.

Como referenciar
LEBRAO, GUILHERME W.; JERMOLOVICIUS, LUIZ A.; MORAES, VIVIANE T. de; LEBRAO, SUSANA M.G.; ROSSI, JESUALDO L. Compósito reforçado com fibra de carbono e nanotubos funcionalizados com auxílio de microondas. In: BARBOSA, FREDERICO C. (ed.). Engenharia Química: princípios fundamentais. Piracanjuba, GO: Editora Conhecimento Livre, 2020. v. 1, cap. 10. p. 106-112. DOI: 10.37423/200802332. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32233. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções