Influência de detectores de radiação no cálculo da dose glandular média (DGM)

Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2021
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA, 11; CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES, 8
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Após a atualização da Instrução Normativa IN 92 que dispõe sobre requisitos sanitários para a garantia da qualidade e da segurança de sistemas de mamografia em 27 de maio de 2021, inseriu-se um novo parâmetro para a avaliação das doses típicas, a dose glandular média (DGM). Diante deste contexto, objetivou-se verificar a influência dos detectores e de outros fatores na estimativa da DGM. Verificou-se que o espalhamento da radiação na bandeja de compressão mamográfica contribuiu para um aumento nos valores estimados entre 3,3 e 4,9%. Quando reduzido o espalhamento, os resultados das estimativas para os quatro detectores usados na avaliação tiveram uma diferença de no máximo de 7,1% e 2,1% quando comparados apenas detectores específicos para a modalidade de mamografia. Verificou-se que o retroespalhamento não contribuiu de forma significativa para a alteração dos resultados.

Como referenciar
CABETE, HENRIQUE V.; GOTO, R.E.; SEMMLER, R.; RODRIGUES JR., ORLANDO. Influência de detectores de radiação no cálculo da dose glandular média (DGM). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA, 11; CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES, 8, 18-21 de outubro, 2021, Online. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Metrologia, 2021. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32631. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções