Utilização de projetos de nanossatélites na graduação em Engenharia de Computação

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2021
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
WORKSHOP EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS, 12th
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Para compreender como as disciplinas de Engenharia de Computação podem ser utilizadas em situações reais de desenvolvimento de nanossatélites, foi elaborado um protótipo de subsistema de energia para CubeSat e simulador de órbita. O protótipo foi elaborado com 2 painéis solares conectados em paralelo, permitindo redundância no sistema para evitar eventuais problemas de falta de energia. O protótipo Univesp.1 apresentou uma demanda estimada de energia de1.478 mAh, para ser utilizadas durante o período de 36 min. em que estará na região de eclipse. No simulador de órbita circular foram utilizados os resultados obtidos dos dados simulados e calculados para a missão, e disponibilizado na WEB para comparação de dados de planejamento para outros pesquisadores.

Como referenciar
TESSARI-ZAMPIERI, MARIA C.; SANTIAGO, ALESSANDRO F. de; LOPES, WEDER F.; SILVA, ABRAAO R. da; SCAPIN, MARCOS A. Utilização de projetos de nanossatélites na graduação em Engenharia de Computação: planejamento do subsistema energia elétrica para CubeSat. In: WORKSHOP EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS, 12th, 6-7, 13-14 de novembro, 2021, Online. Anais... São José dos Campos, SP: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 2021. p. 1-10. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32844. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções