Os participantes de pesquisa clínica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
Ética em pesquisa: em Medicina, Ciências Humanas e da Saúde
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A ciência desenvolveu ensaios na tela do computador (in silico), de bancada ou tubo de ensaio (in vitro) e de outras modalidades não invasivas. Ainda assim. só haverá certeza se o medicamento A é mais eficaz que o B, ou se a cirurgia X salva mais vidas que a Y, aplicando-os a seres humanos no mundo real. Não é possível prescindir, portanto, de ensaios clínicos. Pode-se e deve-se cumprir os mais rigorosos princípios científicos e éticos, a fim de que os resultados logrados sejam não apenas verdadeiros e confiáveis, como obtidos da forma digna, segura, justa a transparente. Este capítulo revisa o estado atual da ética nos estudos clínicos sob o viés do participante, seja ele voluntário sadio ou enfermo à busca de tratamento.

Como referenciar
FAINTUCH, BLUMA L.; FAINTUCH, SALOMAO. Os participantes de pesquisa clínica: perspectivas, motivação, estratégias e desafios éticos. In: FAINTUCH, JOEL (ed.). Ética em pesquisa: em Medicina, Ciências Humanas e da Saúde. Barueri, SP: Manole, 2021. , cap. 6. p. 47-55. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32900. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções