Metodologia de gestão da informação no controle de exposição em exames de tomografia computadorizada

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2021
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
WORKSHOP DO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DAS RADIAÇÕES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, 3.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Muitos hospitais brasileiros, a tomografia computadorizada (TC) é o equipamento utilizado para diagnóstico por imagem com maior poder de ionização. Sistemas para monitoramento e gerenciamento de informações não são obrigatórios e o alto valor monetário para aquisição de ‘softwares’ e treinamento faz com que a dose recebida pelo paciente não seja investigada na maioria das vezes. Com isso, existe uma maior probabilidade de exposições desnecessárias ou até proporcionar danos decorrente de exposições a radiação ionizante (STRAUSS et al., 2019). Esses danos podem ocorrer por causa de exames realizados fora de protocolo, mal indicados, repetição em intervalos curtos de tempo e falhas operacionais em decorrência imperícia, falta de atualização e treinamento dos profissionais envolvidos. Organizações internacionais como Image Gently e Latin Safe, promovem todo ano campanhas de conscientização para redução e controle da dose de exposição de pacientes submetidos a exames de diagnóstico por imagem que utilizam radiação ionizante, sendo o controle e/ou monitoramento um dos pilares para prevenção e redução da exposição de pacientes a radiação ionizante para fins médicos. O presente trabalho desenvolveu uma metodologia de baixo custo, utilizando ferramentas gratuitas para armazenamento e avaliação dos DICOM-Structured Report (DICOM-SR) e interpretação desses dados, podendo se tornar um recurso economicamente viável para todos os serviços de diagnóstico por imagem do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram analisados 13734 exames de 9911 pacientes no período de setembro de 2019 a agosto de 2021, divididos em grupos de acordo com sua faixa etária. O programa foi utilizado especialmente para otimização do protocolo de TC de Crânio, o que proporcionou uma redução de 11,7% no primeiro ano de treinamento. O novo sistema proporciona gratuitamente e de maneira simples o monitoramento da quantidade de tomografias e da dose recebida em comparação com os protocolos que, por sua vez, resultarão em recomendações clínicas de melhora de procedimentos e treinamentos.

Como referenciar
FREITAS, G.R.; SOUZA, C.D. de. Metodologia de gestão da informação no controle de exposição em exames de tomografia computadorizada. In: WORKSHOP DO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DAS RADIAÇÕES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, 3., 8 de dezembro, 2021, São Paulo, SP. Resumo... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32919. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento