Perfil epidemiológico de caso de câncer de próstata em centro de referência no estado do Ceará entre o período de 2014 a 2019

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2021
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
WORKSHOP DO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DAS RADIAÇÕES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, 3.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Estima-se que no ano de 2020 ocorreram 65.840 novos casos da doença. Durante a campanha do Novembro Azul, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) desempenham um papel de suma importância para quebrar preconceitos e paradigmas entre os homens, fazendo com que haja uma busca por informações sobre prevenção e tratamento da doença. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do perfil epidemiológico para câncer de próstata entre o período de 2014 a 2019, utilizando dados do Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO, localizado no Estado do Ceará. Para isso, foi feito uma revisão dos prontuários dos pacientes. Correlações foram criadas a partir do perfil clinico, social, regional e econômico; tipos e justificativas dos tratamentos indicados; fatores de risco associados ao câncer; e correlacionar a incidência com a região do acometido. Foi usado software Jamovi para fazer a análise de correlação de Spearman e Qui-quadrado. A idade média dos pacientes encontrada na amostra desta pesquisa foi de 71,3 anos de idade, a mínima foi de 44 anos e a máxima 96 anos. A análise da escolaridade revelou que 21,5 % dos pacientes são analfabetos e outros 63,5 % possuem apenas o ensino fundamental. A Grande Fortaleza é a região que detém o maior número de pacientes, 52,5 % e o estadiamento que acomete a maioria dos pacientes é o estágio IIB, seguido do III e IV. As principais modalidades de tratamento inicial foram a radioterapia externa, quimioterapia e hormonioterapia.

Como referenciar
MARTINS, TAINA M.T.M.; SOUZA, CARLA D. de. Perfil epidemiológico de caso de câncer de próstata em centro de referência no estado do Ceará entre o período de 2014 a 2019. In: WORKSHOP DO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DAS RADIAÇÕES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, 3., 8 de dezembro, 2021, São Paulo, SP. Resumo... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32920. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento