Avaliação em pacientes da radioterapia oncológica em contato direto e não direto com intervenções durante o curso do tratamento

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2021
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
WORKSHOP DO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DAS RADIAÇÕES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, 3.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Ao decorrer do tratamento de radioterapia oncológica os pacientes sofrem não somente com as dores físicas mas também com o estigma social que é causado por pressão psicológica de estar acometido com uma doença em que a sociedade chama de “incurável‟. Os profissionais da saúde tem um papel fundamental nesse momento no sentido de ouvir e respeitar as necessidades dos pacientes. O detrimento do estado emocional do paciente pode levar a perda de sessões, atrasos e consequentemente prejudicar o resultado final. Este trabalho tem como objetivo a educação de pacientes e profissionais da saúde, com o objetivo de aumentar a completude dos tratamentos radioterápicos. Isso será atingido por meio de 2 cartilhas contendo informalções que sejam claras e bem discutidas. Informações levadas corretamente através cartilhas e métodos educacionais voltados para a assistencia no campo do paciente oncológico e o seu vinculo de ligação com os profissionais de saúde, não somente educa, mas também gera sensação de segurança e qualidade que contribuem para a completude do tratamento. Embora a maioria das organizações institucionais sejam burocraticas e nem sempre preparam seus profissionais para a capacitação de educação continuada por meio de assitencia com foco na humanização e cuidado centrado no setor da radioterapia, é grande importancia que esse cenario seja olhado atraves de uma nova perspectiva, atraves de mais atenção e capacitação das equipes multi-disciplinares atraves de novas formalizações de planos institucionais que busquem visar e proporcionar para seus pacientes não somente um tratamento, mas também uma contribuição ainda mais valiosa, educando também seus pacientes, para que saibam a finalidade do tratamento, seus beneficios, como lidar com o enfrentaneto da doença e contar com uma rede de apoio disposta a ouvi-los através de cuidado e atenção. As cartilhas serão disponibilizadas gratuitamente em site próprio. Os temas utilizados são: Para Profissionais da Saúde - como o profissional em radioterapia devem se portar dentro setor; de que forma os profissionais em radioterapia devem abordar e auxiliar os pacientes; qual a rotina básica de tratamento no setor de radioterapia; como o profissional da radioterapia devem lidar com uma rotina agitada dentro do setor; quais ajudas os profissionais podem ter dentro ou fora de suas instituições em casos de exaustão; Para o paciente - O que é a radiação; o que radiação faz; o que é a radioterapia; qual a rotina da radioterapia para os pacientes; o que os pacientes podem esperar desse tratamento; quais ajudas os pacientes podem ter além do tratamento.

Como referenciar
TRICARICO, JULIANA M.; SOUZA, CARLA D. de. Avaliação em pacientes da radioterapia oncológica em contato direto e não direto com intervenções durante o curso do tratamento: cartilha educativa para pacientes e profissionais da saúde na área de radioterapia com foco em garantir a completude do tratamento. In: WORKSHOP DO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DAS RADIAÇÕES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, 3., 8 de dezembro, 2021, São Paulo, SP. Resumo... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32922. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento