Avaliação do sistema Zn-Cr III-revestimento orgânico por espectroscopia de impedância eletroquímica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2013
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O controle da corrosão de aço eletrogalvanizado empregando soluções à base de sais de Cr VI é amplamente conhecido e estudado. No entanto, pesquisadores vêm buscando alternativas para substituir estes sais já que diretrizes ambientais e industriais exigem que sejam banidos. Os revestimentos de conversão à base de Cr III têm mostrado um desempenho compatível aos baseados em Cr VI. Neste trabalho são utilizadas medidas de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) em NaCl 0,05 mol/L e em Na2SO4 0,1 mol/L, durante o tempo de imersão, para avaliar a resistência à corrosão de aço eletrogalvanizado revestido com tratamento à base de Cr III e pintado com três diferentes revestimentos orgânicos. Os revestimentos orgânicos sãocaracterizados por sua adesão. Os resultados mostram um comportamento semelhante para os três revestimentos e, apesar de uma segunda constante de tempo ter sido observada nos ajustes de EIE, os valores de R2 indicam uma baixa velocidade de corrosão. O sistema Zn – Cr III – revestimento orgânico é compatível ao sistema Zn – Cr VI – revestimento orgânico, para o período de imersão considerado.

Como referenciar
QUEIROZ, FERNANDA M.; ELSNER, CECILIA I.; TOMACHUK, CELIA R.; DI SARLI, ALEJANDRO R.; COSTA, ISOLDA. Avaliação do sistema Zn-Cr III-revestimento orgânico por espectroscopia de impedância eletroquímica. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, v. 10, n. 1, p. 8-15, 2013. DOI: 10.4322/tmm.2013.002. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32954. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções