Investigação de tratamentos alternativos à cromatização aplicados sobre eletrogalvanizado

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2012
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
ENCONTRO E EXPOSIÇÃO BRASILEIRA DE TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE, 14.; INTERFINISH LATINO AMERICANO, 3.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A cromatização com íons de cromo hexavalente tem sido utilizada como processo altamente efetivo de inibição da corrosão de revestimentos de zinco. Todavia, como apresenta efeitos tóxicos e carcinogênicos e envolva altos custos no tratamento de efluentes, muitas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de encontrar alternativas para este processo. Neste trabalho, foram investigados três tratamentos de conversão , sobre revestimento de zinco eletrodepositado que consistiram de: (a) passivação com íons de cromo trivalente e cobalto; (b) passivação com íons de cromo trivalente e zircônio e; (c) passivação com íons de cromo hexavalente, este úlitmo como referência. A resistência à corrosão das superfícies com os vários tratamentos foi avaliada por espectroscopia de impedância eletroquímica e ensaio de névoa salina segundo norma ASTM B117. Os resultados mostraram que a proteção contra a corrosão proporcionada pela camada de cromato trivalente e cobalto foi superior à das demais camadas, podendo substituir o tratamento de passivação à base de íons cromo hexavalente.

Como referenciar
FERREIRA JUNIOR, J.M.; TOMACHUK, C.R.; OLIVEIRA, M. de; SANTOS, W.I.A.; COSTA, I. Investigação de tratamentos alternativos à cromatização aplicados sobre eletrogalvanizado. In: ENCONTRO E EXPOSIÇÃO BRASILEIRA DE TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE, 14.; INTERFINISH LATINO AMERICANO, 3., April 11-14, 2012, São Paulo, SP. Proceedings... p. 58-65. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32968. Acesso em: 18 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções