Análise por ativação com nêutrons instrumental aplicada para a determinação de elementos tóxicos em peixes do gênero Astyanax, consumidos por pescadores artesanais do Distrito de Riacho Grande, São Bernardo do Campo – SP

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
Contribuições do reator IEA-R1 para a pesquisa nuclear
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Elementos tóxicos em contato com o organismo humano provocam inúmeros problemas de saúde e esta contaminação pode ocorrer inclusive por meio dos alimentos, como a ingestão de peixes contaminados com altas concentrações de As, Br, Co, Cr, Cs, Fe, K, Na, Se e Zn, entre outros elementos. Porém, muitos pescadores e familiares, por desconhecerem os riscos à saúde associado ao consumo de pescado de água contaminada, acabam se expondo a diferentes elementos tóxicos devido à dieta baseada em peixe como principal nutriente proteico. Diante da possível exposição dos pescadores do Riacho Grande – Represa Billings (Distrito de São Bernardo do Campo/SP) a elementos tóxicos, neste estudo foi realizada a quantificação de elementos tóxicos em amostras de peixes do gênero Astyanax (conhecido como lambari) coletados da Represa Billings. O peixe lambari teve maior relevância neste estudo, pois é consumido na forma de petisco, na qual o sujeito se alimenta de todo o organismo do peixe, tendo maior risco de contato direto com elementos tóxicos por meio da ingestão. Para análise foi utilizado à aplicação da Análise por Ativação com Nêutrons Instrumental (INAA). Este estudo é importante para obter visão espaço-temporal atualizada da contaminação por diversos elementos de interesse na região, como o As, Fe, Zn, entre outros e contribuir para a garantia da segurança alimentar no âmbito sanitário, no que diz respeitos aos contaminantes inorgânicos referidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como referenciar
REIS, DANIELE P.; MOREIRA, EDSON G. Análise por ativação com nêutrons instrumental aplicada para a determinação de elementos tóxicos em peixes do gênero Astyanax, consumidos por pescadores artesanais do Distrito de Riacho Grande, São Bernardo do Campo – SP. In: SILVA, PAULO S.C. da (org.); ZAHN, GUILHERME S. (org.); SOUZA, FRANCISCO de A. (org.). Contribuições do reator IEA-R1 para a pesquisa nuclear. São Paulo, SP: Blucher, 2022. , cap. 19. p. 175-183. DOI: 10.5151/9786555501483-19. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33070. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções