Participação no Workshop on Signatures of Man-Made Isotope Production (WOSMIP VIII)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta informação técnica visa compor um registro da participação da servidora Patricia da Silva Pagetti de Oliveira, do Centro de Engenharia Nuclear (CEENG) do IPEN, no WOSMIP VIII, “Workshop on Signatures of Man-Made Isotope Production” (Workshop sobre Assinaturas da Produção de Isótopos Feitos pelo Homem), realizado no período de 20 a 23 de junho de 2022, em Estocolmo, Suécia. A servidora foi indicada para representar a equipe do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que é um projeto conduzido no âmbito da DPD/CNEN, em evento que reúne a comunidade mundial de produtores de radioisótopos e a comunidade de especialistas em detecção de emissões provenientes de testes nucleares não civis. O projeto RMB inclui uma planta de processamento de radioisótopos para produção de Molibdênio-99. Esta instalação poderá emitir efluentes gasosos radioativos pelo seu sistema de exaustão, em especial, isótopos de Xe, que são detectáveis pelo Sistema Internacional de Monitoramento (International Monitoring System, IMS), gerenciado pela Comissão Preparatória para a Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (Preparatory Commission for the Comprehensive Nuclear-Test-Ban Treaty Organization, CTBTO). Deste modo, é importante que o RMB esteja inserido na comunidade de produtores de radioisótopos e participe das discussões sobre o IMS do CTBTO. Além disso, sua participação permitiu conhecer tecnologias avançadas nas áreas de medição e monitoração de gases nobres, modelos de transporte atmosférico, sistemas de redução de emissões radioativas, entre outras, tendo em vista aplicar os conhecimentos no projeto do RMB. Essas tecnologias contribuem para que uma instalação de processamento de radioisótopos tenha seu impacto controlado em relação à monitoração ambiental mundial de radiação de fundo.

Como referenciar
OLIVEIRA, PATRICIA da S.P. de. Participação no Workshop on Signatures of Man-Made Isotope Production (WOSMIP VIII). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Agosto, 2022. (IPEN-CEN-FRH-CEN-055-00-INFT-001-00). Restrito. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33254. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções