Influência de lençóis e cobertores sob feixe clínico de radiação de fótons e elétrons

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Carlos Alberto Zeituni
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Atualmente uma das principais modalidades para o tratamento de câncer é a teleterapia através de Aceleradores Lineares (AL). Estes equipamentos são capazes de produzirem feixes de fótons e de elétrons com energias e doses adequadas para eliminar as células tumorais. Os fótons são utilizados para lesões mais profundas e os elétrons para lesões mais superficiais. Os dispositivos utilizados próximos ao paciente podem causar atenuação na dose de radiação, aumentando a dose na pele e deslocando a curva da dose de profundidade em direção à superfície do paciente. Muitos estudos são encontrados em relação ao impacto das doses causados pela mesa de tratamento e pelos acessórios de imobilização, como as máscaras termoplásticas e os imobilizadores a vácuo, porém nenhum estudo caracterizou a influência dos tecidos sintéticos utilizados para cobrir o paciente. O objetivo deste trabalho foi medir a influência do lençol e/ou cobertor na atenuação de dose de radiação de fótons e elétrons gerados em AL, adquirindo dados quanto a estas atenuações para que possam ser usados como parâmetros e padronizar os procedimentos relativos ao uso desses materiais. Para medir estas influências foram feitas 2 medições nas energias de 6MV, 10MV, 6MeV, 9MeV e 12MeV no AL e cálculos sistema de planejamento de tratamento (TPS), nas mesmas energias, com lençóis, cobertor e bólus. Os valores de atenuação encontrados foram inferiores a 0,2% para ambas energias do feixe de fótons (lençóis e cobertores); para o feixe de elétrons mais energéticos os valores de atenuação foram inferiores a 0,6% e para 6MeV inferior a 0,4% (lençóis), portanto conclui-se que a influência desses materiais é insignificante na atenuação da dose de radiação para as energias de fótons. Já para os feixes de elétrons, nos mais energéticos o uso de até 3 lençóis pouco influencia na atenuação de seus feixes, no menos energético o uso destes materiais deve se restringir a apenas um lençol. O uso do cobertor deve ser descartado para elétrons.

Como referenciar
PEREIRA, CAROLINA C. de B.B. Influência de lençóis e cobertores sob feixe clínico de radiação de fótons e elétrons. Orientador: Carlos Alberto Zeituni. 2022. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33359. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções