Social representations of ETEC teachers about nuclear technology

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista Ciências & Ideias
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este artigo apresenta um estudo que visa compreender a representação social da tecnologia nuclear feita por um grupo de professores e coordenadores de Escolas Técnicas Públicas (ETEC) do estado de São Paulo. Após este grupo ter participado em palestras ministradas por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), que incluíram visitas ao Instituto e ao Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1. O estudo foi realizado por meio de questionários semiestruturados. Os resultados demonstraram que, para a maioria dos participantes, a representação social da tecnologia nuclear mudou positivamente após um evento de três dias, mesmo que eles já tivessem algum conhecimento sobre o assunto. Também foi possível detectar alguns erros conceituais e corrigi-los, evidenciando que o contato técnico mais próximo foi fundamental para essa mudança.

Como referenciar
AYLLON, RAFAELLA M.; SEMMLER, RENATO; SANTOS, DENISE M. dos; FARIAS, LUCIANA A.; SILVA, PAULO S.C. Social representations of ETEC teachers about nuclear technology. Revista Ciências & Ideias, v. 13, n. 2, p. 157-168, 2022. DOI: 10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1993. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33512. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções