O uso de fontes de luz em protocolos clareadores: alteração de cor, temperatura, transmitância e irradiância

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Brazilian Oral Research
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar as alterações de cor superficial, temperatura, transmitância e irradiância de diferentes fontes de luz em alguns protocolos de clareamento em consultório com peróxido de hidrogênio (PH) de baixa concentração. 90 blocos de esmalte/dentina humanos foram pigmentados e separados em 9 grupos(n=10): SG-SL (sem gel-sem luz), SG-VIO (sem gel, com exposição ao LED violeta), PH35%-SL (sem luz), PH17,5%-SL, PH6%-SL, PH17,5%-AZUL (com exposição ao LED azul), PH6%-AZUL, PH%17,5-VIO (exposição ao LED violeta) e PH6%-VIO. A avaliação da cor foi realizada 7, 14 e 21 dias após o início e 14 dias após o término do protocolo de clareamento com espectrofotômetro, com os valores L*a*b* de reflectância, através do whiteness index (ΔWID ). A análise da temperatura foi realizada com um termopar, a transmitância das luzes com uma esfera integradora e a irradiância das luzes com um powermeter. ANOVA com post-hoc Tukey para as análises de alteração de cor, temperatura e transmitância. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para a irradiância. Como resultado, os grupos PH17,5 apresentaram (ΔWID ) similar ao PH35%, independente das fontes de luz. Todos os protocolos irradiados com fontes de luz apresentaram alteração de temperatura maior de 5,5ºC, exceto SG-VIO. A transmitância foi maior no LED azul e no PH17,5%, e a irradiância foi maior no LED azul. Conclui-se que o uso de fontes de luz associadas a géis clareadores de menor concentração não melhoram o resultado estético, porém há um aumento considerável da temperatura, maior no LED Azul que no violeta.

Como referenciar
VARDASCA, I.S.; REGIS, M.A.; ZEZELL, D.M.; FRANCCI, C. O uso de fontes de luz em protocolos clareadores: alteração de cor, temperatura, transmitância e irradiância: estudo in vitro. Brazilian Oral Research, v. 36, p. 306-306, 2022. suppl 1. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33573. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento