Protocolos de associação de flúor e laser de alta potência (Nd:YAG) na prevenção da cárie

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Brazilian Oral Research
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Avaliar os protocolos publicados para prevenção da cárie utilizando associação de flúor e laser Nd:YAG. Foram utilizadas seis bases de dados: Web-of-Science, PubMed, ResearchGate, Google Acadêmico, LILACS e Scielo. Dos 115 artigos inicialmente coletados, foram excluídas as duplicatas, artigos com dentes bovinos, artigos sem flúor gel ou que abordavam erosão. Foram selecionados 12 artigos. Sobre os efeitos do tratamento, os artigos relataram que a irradiação laser promove fusão e re-solidificação da superfície, tornando-a mais ácido-resistente. Quando associado a fluoretos, este laser aumenta a superfície de contato para a ação do flúor, potencializando os seus efeitos. Analisando os parâmetros utilizados na irradiação, a maior parte (50%) usou 0,6W de potência e 84,9 J/cm² de fluência, seguido pelos valores menores 0,5W e 70,7 J/cm² (16,6%). Estes parâmetros foram considerados seguros em estudos que avaliam a possibilidade de dano térmico à polpa. Dentre os estudos que compararam os efeitos da aplicação de flúor prévia ou posteriormente à irradiação laser, apenas 8,3% relataram que o tratamento sinérgico com laser de Nd:YAG e flúor não foi mais eficaz do que o flúor isolado. Já 33,3% apresentaram melhores efeitos com a aplicação de flúor depois do laser e 8,3% obtiveram melhores resultados com aplicação antes do laser. 8,3% concluíram que o resultado independe da ordem. O protocolo de 0,6W de potência e 84,9 J/cm² de fluência, com aplicação de flúor posterior a irradiação laser, apresentou resultados satisfatórios na prevenção da cárie para a maioria dos estudos.

Como referenciar
FONTES-OLIVEIRA, Y.R.; CARAMEL-JUVINO, A.; AVELINO, S.G.; ZEZELL, D.M. Protocolos de associação de flúor e laser de alta potência (Nd:YAG) na prevenção da cárie: revisão de literatura. Brazilian Oral Research, v. 36, p. 346-346, 2022. suppl 1. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33574. Acesso em: 24 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento