Síntese e caracterização de hidrogéis de poli (n-vinil-2-pirrolidona) contendo nanoprata e argila laponite RD para modulação da liberação de neomicina

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Data de publicação:
Orientador
Duclerc Fernandes Parra
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Os procedimentos médicos atuais exigem cada vez mais novos biomateriais. Nesse contexto os hidrogéis que já são biomateriais amplamente utilizados, tornam-se fundamentais para setores da saúde. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um hidrogel com características de um curativo: biocompatibilidade, absorção de fluidos e atividade antimicrobiana. Hidrogéis são materiais compostos por cadeias poliméricas reticuladas e água. Existem diversas técnicas de reticulação de polímeros que podem ser utilizadas para a produção de hidrogéis. Nesse trabalho foi utilizada a reticulação via irradiação gama que além de formar ligações covalentes entre as cadeias poliméricas pode esterilizar o material tornando-o pronto para utilização em uma única etapa. Foram utilizados dois agentes antimicrobianos na obtenção dos hidrogéis: neomicina e nanoparticulas de prata. A neomicina é um antibiótico amplamente utilizado em tratamento de feridas e a nanopartícula de prata é um agente biocida historicamente conhecido que ainda não apresenta casos de resistência microbiológica. As nanopartículas de prata desse trabalho foram produzidas via irradiação gama sendo estabilizada com argila laponite, método que se mostrou muito eficiente quanto ao rendimento, estabilidade e tamanho de partícula. Também foi estudado a influência da argila laponite nas propriedades físico-químicas dos hidrogéis de PVP, PEG e ágar reticulados por irradiação gama, onde foi evidenciado uma influência significativa da laponite na estrutura do retículo e em suas características. Os hidrogéis que continham neomicina e nanopartículas de prata apresentaram ação tanto bactericida quanto fungicida mostrando que esse material tem um amplo espectro de ação, além de não apresentarem citotoxicidade.

Como referenciar
SANTOS, VINICIUS J. dos. Síntese e caracterização de hidrogéis de poli (n-vinil-2-pirrolidona) contendo nanoprata e argila laponite RD para modulação da liberação de neomicina. Orientador: Duclerc Fernandes Parra. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33610. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções