Desenvolvimento e aplicação de governança de dados no Laboratório de Análise por Ativação Neutrônica (LAN) do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN/CNEN)

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Data de publicação:
Autores IPEN
Orientador
Mário Olímpio de Menezes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A governança de dados de pesquisas científicas deve ser incorporada às instituições de pesquisas científicas frente às demandas atualmente apresentadas, como: e-Science, compartilhamento de dados, ciência aberta (Open Science), repositórios de dados, metadados, qualidade dos dados, gerenciamento dos dados, Plano de Gestão de Dados (DMPs) para a contribuição à inovação e transparência da pesquisa científica. O âmbito do estudo é o Instituto de Pesquisa Nuclear e Energética (IPEN/CNEN), onde existe uma grande variedade de pesquisas, e a produção de muitos dados; mais especificamente a fim de criar a base de um exemplo a ser replicado, foram escolhidos os dados das técnicas analíticas: Análise por Ativação Neutrônica Instrumental (INAA) e Espectrometria de Absorção Atômica (AAS), pertencentes ao Laboratório de Ativação Neutrônica - Centro do Reator de Pesquisa (LAN- CERPq). Conceitos essenciais de governança de dados, como ciclo de vida dos dados, qualidade dos dados e gerenciamento de dados mestre, são abordados, incluindo exemplos e explicações sobre os benefícios da governança de dados e como podem ser medidos e quantificados. Um modelo de governança de dados científicos, com foco nos dados das técnicas analíticas supramencionadas, foi desenvolvido e apresentado. Sua concepção foi pensada para que possa ser aplicada a outras técnicas ou áreas de pesquisas, bem como a outras instituições de pesquisa.

Como referenciar
CHAMAS, CLAUDIA. Desenvolvimento e aplicação de governança de dados no Laboratório de Análise por Ativação Neutrônica (LAN) do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN/CNEN): proposta do modelo estrutural de aplicação para e-Science. Orientador: Mário Olímpio de Menezes. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2021.tde-23122022-145543. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33618. Acesso em: 24 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções