Desinfecção de ambulâncias utilizando radiação UVC

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Martha Simões Ribeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Ambulâncias, ou unidades móveis de saúde (UMS), são frequentemente contaminadas por agentes patogênicos derivados dos pacientes transportados. O procedimento atual de desinfecção das UMS é árduo e enfadonho, e poderia ser otimizado através de novas tecnologias como a luz ultravioleta (UVC). Embora o potencial germicida da luz UVC seja bem conhecido, só recentemente fontes de luz dedicadas foram desenvolvidas para descontaminação ambiental e de materiais. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é investigar se a luz UVC, acoplada no interior de uma UMS, por tempo determinado, é capaz de ser um adjuvante eficiente à desinfecção preconizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Foram coletadas amostras de três unidades móveis de saúde que prestam atendimento no município de Guarulhos, sendo uma delas de suporte avançado. As amostras foram obtidas de 5 pontos específicos: banco lateral, cilindro de oxigênio, gaveta de medicamentos, maca e puxador. Após coleta, as amostras foram acondicionadas em meio de transporte Stuart, e semeadas em meio de cultura ágar BHI e Sabouraud acrescido de cloranfenicol, de forma a isolar o crescimento de bactérias e fungos, respectivamente. As placas foram observadas durante uma semana, e foi realizada a contagem de unidades formadoras de colônia. Adotou-se o método de escore para semiquantificar o crescimento de micro-organismos nas placas e os resultados foram apresentados por local de coleta, por UMS, e total, que permitiram observar a diminuição da contaminação de forma geral após a irradiação UVC, porém foram encontradas algumas discrepâncias, como em alguns pontos em que foram identificados o escore 5 em todas as fases do estudo e, para o ágar Sabouraud, foi observado o aumento da contaminação após a UVC. Foi possível concluir que a luz UVC funciona como um bom método adjuvante à higienização terminal, possibilitando que a limpeza terminal priorize a remoção de sujidades visíveis, deixando a cargo da UVC a descontaminação microbiológica da UMS.

Como referenciar
DURÃES, ANA R.C. Desinfecção de ambulâncias utilizando radiação UVC. Orientador: Martha Simões Ribeiro. 2022. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33688. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções