Estudo comparativo, randomizado e cego para determinar a eficácia e impacto na qualidade de vida da terapia de fotobiomodulação versus Minoxidil 5% tópico no tratamento da alopecia padrão feminino

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Martha Simões Ribeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A queda de cabelo padrão feminina ou alopecia padrão feminino (APF) é a principal causa de queda de cabelo nas mulheres. Caracteriza-se pela rarefação dos cabelos na região temporal, frontal, central e vértice do couro cabeludo. Por ser considerado por muitos um atributo de beleza, a sua perda pode causar impactos negativos na qualidade de vida, além de depressão, estresse, baixa autoestima e ansiedade. Assim, é importante a busca por um controle terapêutico capaz de acelerar a normalização do ciclo capilar. O uso do Minoxidil 5% (MIN) em solução tópica é considerado tratamento de escolha, com resultados variáveis e até ausência de resposta. A utilização da Fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma tecnologia promissora, reduzindo inflamação do couro cabeludo e promovendo o crescimento capilar. Este estudo tem como objetivo avaliar a efetividade da FBM no tratamento da APF associada ao uso de MIN tópico. Foram incluídas 9 participantes, com idades entre 30 e 50 anos, com diagnóstico de APF, graus 2 a 4 de acordo com a classificação clínica de Sinclair. As participantes foram instruídas a aplicar diariamente até o final do tratamento, uma dose total de 1 ml de MIN (7 jatos) no couro cabeludo limpo e seco, sobre a área de rarefação dos cabelos 2 vezes ao dia. No ambulatório, o couro cabeludo foi repartido na linha média e aleatoriamente um dos lados recebeu a FBM e o outro lado manteve apenas o tratamento domiciliar com MIN. Antes de iniciar o tratamento e ao final foram realizados o registro fotográfico na região frontal, fototricograma com contagem de folículos e aplicação de questionário de qualidade de vida (QV) para APF. Cinco participantes compareceram a 25 visitas para aplicação do laser de emissão vermelha (660 nm), 100 mW, em modo pontual com distância entre os pontos de 2 cm e energia por ponto de 4 J. As sessões foram realizadas 2 vezes por semana, com um intervalo mínimo de 48 h entre as sessões. Ambos os tratamentos foram eficazes em promover aumento da densidade capilar pós-tratamento. Houve uma diminuição de 80% nos itens da QV ligados a preocupação com a aparência capilar, porém o medo da persistência da queda reduziu apenas 40%. A análise realizada pelo fototricograma demonstrou que ambos os grupos promoveram maior quantidade, densidade, quantidade e porcentagem de fios em fase anágena após o tratamento. Com relação a porcentagem de fios na fase telógena, houve uma redução em ambos os grupos de forma semelhante, porém a quantidade de fios em fase telógena foi significativamente menor no grupo FBM associada ao MIN. Estes resultados sugerem que a FBM pode ser um coadjuvante ao MIN no tratamento de APF, principalmente para reduzir o número de fios na fase telógena.

Como referenciar
FERREIRA, DENISE R. Estudo comparativo, randomizado e cego para determinar a eficácia e impacto na qualidade de vida da terapia de fotobiomodulação versus Minoxidil 5% tópico no tratamento da alopecia padrão feminino. Orientador: Martha Simões Ribeiro. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33689. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções