Estudo do acabamento superficial de dois aços inoxidáveis tratados a laser para aplicações biomédicas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2022
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA BIOMECÂNICA, 7.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Os biomateriais fazem parte de uma classe de materiais que pertencem a um campo muito promissor, na medida em que devido à biocompatibilidade, resistência mecânica e estabilidade física e química podem ser aplicados para tratarem, repararem ou substituírem partes do corpo humano assegurando grandes benefícios para os pacientes, melhorando a qualidade de vida e contribuindo para a longevidade da população. Portanto, o acabamento superficial das peças é uma das etapas mais importantes na fabricação de um biomaterial para garantir sua adequação para a aplicação desejada. O presente trabalho avaliou o efeito da gravação por laser de fibra óptica nas superfícies de amostras de biomateriais produzidas com os aço inoxidáveis austenítico ISO 5832-1 e martensítico M340, por meio de análise microestrutural e caracterização de propriedades mecânicas de suas superfícies, a saber: rugosidade e micro dureza Vickers. Imagens de microscopia foram realizadas para caracterizar as mudanças na topografia das amostras tratadas a laser e apoiar os resultados obtidos.

Como referenciar
PIERETTI, EURICO F.; NEVES, MAURICIO D.M. das; ANTUNES, RENATO A. Estudo do acabamento superficial de dois aços inoxidáveis tratados a laser para aplicações biomédicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA BIOMECÂNICA, 7., 3-6 de maio, 2022, Goiânia, GO. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas - ABCM, 2022. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33693. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções