Caracterização de hidrogéis contendo nanoemulsões de ácido mandélico e diferentes óleos essenciais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2022
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 24.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Os hidrogéis são matrizes poliméricas de liberação de ativos, com toxicidade mínima, consistência elastomérica e alta permeabilidade. Estes produtos possuem excelentes aplicações na área cosmética como veículos de fármacos. Neste trabalho foram preparados hidrogéis com concentrações de PVP (7,5% em massa), PEG (3% em massa) e ágar (1% em massa) contendo pseudoboemita, ácido mandélico com óleo essencial de Palmarosa, Lavanda, Gerânio e/ou Lemongrass, submetidos a radiação de 25 kGy. Os hidrogéis foram caracterizados através de análise sensorial, desidratação isotérmica com arraste de ar e desidratação em função do tempo. Os resultados obtidos mostraram que os hidrogéis contendo diferentes óleos essenciais sofrem uma desidratação em função do tempo na ordem de 2% a 4%; enquanto o hidrogel contendo óleo essencial de Lavanda apresentou 23% desidratação isotérmica com arraste de ar. Quanto ao grau de satisfação, o hidrogel com óleo essencial de Lemongrass foi o mais adequado para o mercado consumidor. Portanto, conclui-se que essas análises possuem relevância para o desenvolvimento de um cosmético.

Como referenciar
BARBOSA, I.T.; BALIZA, P.C.; ROCHA, G.L.; MIRANDA, L.F.; MUNHOZ JUNIOR, A.H.; SILVA, L.G.; OLIVEIRA, B.E. Caracterização de hidrogéis contendo nanoemulsões de ácido mandélico e diferentes óleos essenciais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 24., 6-10 de novembro, 2022, Águas de Lindóia, SP. Resumo... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33825. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento