Cartilha educativa para pacientes e profissionais da saúde na área de radioterapia com foco em garantir a completude do tratamento

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Carla Daruich de Souza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O câncer é um dos maiores infortúnios da humanidade e através de sua alta incidência os pacientes acabam sendo submetidos a diversas modalidades de tratamento. Uma das vias de tratamento é a radioterapia oncológica, que compreende a utilização da radiação ionizante para o tratamento de doenças benignas e malignas. O propósito desse tratamento é a entrega de dose precisa de radiação no volume alvo, resultando no controle ou erradicação da doença, mas também protegendo e preservando os tecidos normais. Sua execução é através de fontes externas (teleterapia) sendo os aceleradores lineares o equipamento mais utilizado nessa modalidade para entrega da dose. Os indivíduos portadores dessa doença, possuem particularidades mais especiais e necessitam de recursos centrados para o seu cuidado, apoio e atenção através do elo criado entre profissional e paciente ao longo das sessões de tratamento. A educação para pacientes e profissionais gera um cuidado centrado e humanizado com objetivo de esclarecer a importância do tratamento e sua finalidade, acima de tudo a compreensão da completude do tratamento. Focando-se nesses pontos, foram desenvolvidas cartilhas educativas para ambos os públicos contendo informações básicas, mas extremamente importantes sobre o tratamento de teleterapia enfatizando a importância de segui-lo. Para essa finalidade foram desenvolvidos tópicos pensados nas necessidades de cada público a fim de orientá-los passo a passo. Na cartilha dos pacientes foram abordados os tópicos “O que é a radiação", “O que a radiação faz", e outros. Já na cartilha dos profissionais encontra-se os tópicos: “Como os profissionais em radioterapia devem se portar dentro do setor", “De que forma os profissionais em radioterapia devem abordar e auxiliar os pacientes”, entre outros. Esses materiais foram disponibilizados em um website (https://61a704c4a40aa.site123.me/ ) desenvolvido exclusivamente para fácil acesso de forma gratuita para todo e qualquer público interessado no assunto. Os resultados obtidos levam a reflexão do quanto a educação tem poder em combate ao câncer e que pode ser utilizada e explorada para gerar o alcance dos públicos alvos a fim de orientar, conscientizar e alertar.

Como referenciar
TRICARICO, JULIANA de M. Cartilha educativa para pacientes e profissionais da saúde na área de radioterapia com foco em garantir a completude do tratamento. Orientador: Carla Daruich de Souza. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33850. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento