Comparação de desempenho do espectrômetro portátil de fluorescência de raios-X utilizando alvos de Au e Ag para análise de amostras na área da saúde

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista Remecs
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho do espectrômetro portátil e compacto de Fluorescência de Raios-X (pFRX), para dosagem de íons em amostras biológicas de interesse na área da saúde (prioritariamente fluidos corpóreos como soro e urina), utilizando alvos de Prata (Ag) e Ouro (Au). O foco das comparações foi direcionado às análises quantitativas de elementos de relevância clínica e nutricional (prioritariamente a dosagem de Ca, Cl, Fe, K, P e S). Para este estudo foram avaliados (para cada alvo) os parâmetros: linearidade, reprodutibilidade, acurácia, sensibilidade e limite de detecção. Essas investigações permitiram a realização de um estudo comparativo entre os alvos, com a finalidade de fornecer subsídios que permitem a escolha adequada do alvo (Ag e/ou Au), agilizando as medidas além de fornecer resultados mais precisos. Os resultados de FRX em soro e urina formam comparados com as dosagens obtidas pela técnica de Análise por Ativação com Nêutrons e apresentaram boa concordância.

Como referenciar
TASSO, ORION G.; ZAMBONI, CIBELE B.; SILVA, ANA C.K. de S.; MEDEIROS, JOSE A.G. de; SILVA, DALTON G.N. da. Comparação de desempenho do espectrômetro portátil de fluorescência de raios-X utilizando alvos de Au e Ag para análise de amostras na área da saúde. Revista Remecs, v. 7, n. 13, p. 29-40, 2022. DOI: 10.24281/rremecs2022.7.13.29-40. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33884. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções