Articulacao do sistema de inovacao no municipio de Sorocaba. Um estudo com base na experiencia nacional de ambientes de inovacao e nos polos franceses de competitividade

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Data de publicação:
Orientador
Desiree Moraes Zouain
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta pesquisa investiga a relação entre o setor público, o setor privado, universidades e centros de pesquisa, com vistas ao incremento da competitividade, com base na situação do município de Sorocaba, no Estado de São Paulo. A hipótese inicial de pesquisa é que a interação entre os diferentes atores locais e os benefícios dela decorrentes são ampliados por meio da oferta de ambientes propícios à geração de conhecimento, tecnologia e inovação. A base teórica do estudo é alicerçada na escola neo-schumpeteriana e nos estudos dos sistemas nacionais e locais de inovação, recebendo uma importante contribuição de trabalhos desenvolvidos por renomados pesquisadores para analisar o tema Sistema de Inovação no Brasil. Simultaneamente é desenvolvido um profundo estudo das condições locais de Sorocaba, agregando pesquisa na literatura e pesquisa in loco, o que leva à caracterização da condição do sistema local de inovação em Sorocaba. Na perspectiva da pesquisa de campo opta-se, utilizando como critério a relevância da experiência, pelo desenvolvimento de um estudo de caso com foco nos Pólos Franceses de Competitividade. Em paralelo, com o objetivo de estabelecer uma referência local, são estudadas experiências nacionais em ambientes de inovação. A análise desses elementos permite definir dois conjuntos de informações: as demandas relacionadas às condições do Município de Sorocaba e os fatores prioritários em relação às experiências analisadas no Brasil e na França. Evidencia-se a fragilidade para tratamento dessas questões, considerando a utilização de um único instrumento, sendo proposto um sistema de inovação local com a utilização de vários instrumentos articulados, adequados às características locais do Município de Sorocaba.

Como referenciar
SILVA, DEVANILDO D. da. Articulacao do sistema de inovacao no municipio de Sorocaba. Um estudo com base na experiencia nacional de ambientes de inovacao e nos polos franceses de competitividade. Orientador: Desiree Moraes Zouain. Coorientador: Guilherme Ary Plonski. 2009. 420 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2009.tde-08102009-160607. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9421. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções