Atividades humanas e mudanca climatico-ambientais: um arelacao inevitavel

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Data de publicação:
Autores IPEN
Orientador
Luiz Antonio Mai
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A interferência antrópica no meio ambiente e conseqüente alteração do clima, é hoje um consenso. Esta interferência climática se dá de forma local, regional e, conjuntamente com os gases de efeito estufa, de forma também global. Essa alteração climática, de maneira reversa, interfere por sua vez, no meio ambiente. Tal ciclo de interferências se processa sob várias formas e resulta em várias conseqüências. Porém o chamado Aquecimento Global é, certamente, o efeito de conseqüências globais de maior impacto. A causa principal do aumento da temperatura (Efeito Estufa) está no uso intensivo que se faz de energéticos fósseis. Assim, para minimizar as mudanças climáticas deve-se focar o esforço principalmente em ações que visem à diminuição, substituição e o uso mais eficiente dos energéticos fósseis. Olhando para o passado, parece que os antigos agricultores podem ter lançado gases estufa desde milênios atrás, alterando de maneira lenta, mas significativa, o clima do planeta muito antes do que na Era Industrial. Confirmada essa teoria, suas conseqüências seriam decisivas para a história do homem na Terra. Por exemplo, as temperaturas atuais de partes da América do Norte e Europa poderiam ser até 4 graus Celsius menores, o suficiente para inviabilizar nessas áreas, a agricultura e, conseqüentemente, o desenvolvimento humano e histórico dessas regiões. Este trabalho tem como foco principal fazer uma retrospectiva sobre algumas culturas que colapsaram frente a problemas ambientais e fazer um histórico das atividades humanas ao longo do tempo, desde os primórdios do homem até a Revolução Industrial, notadamente com o que diz respeito à vi agricultura e pecuária, no sentido da sua interferência na dinâmica natural do clima global e no meio ambiente. Mostrando, através de comparações de dados e inferências, que as emissões dessas atividades tiveram uma magnitude até significativa, comparativamente as mudanças induzidas após a própria Revolução Industrial. Demonstra-se, também, que essa interferência climático-ambiental era inevitável, no sentido que a evolução humana deveu-se a essas mesmas atividades. Outro ponto importante é uma reflexão sobre como a evolução humana (e conseqüentemente sua ciência e tecnologia) irá, porventura, encontrar as soluções dos problemas causados por essas mudanças climáticas e ambientais e a importância, neste contexto, para as soluções de problemas de ordem social

Como referenciar
SANCHEZ, ARETHA. Atividades humanas e mudanca climatico-ambientais: um arelacao inevitavel. Orientador: Luiz Antonio Mai. 2009. 122 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2009.tde-06112009-153837. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9427. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções