Remediacao de solos contaminados com agrotoxicos pelo tratamento com radiacao gama

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Data de publicação:
Orientador
Celina Lopes Duarte
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O descarte de embalagens plásticas de agrotóxicos de forma indevida pode causar sérios problemas de contaminação do solo, principalmente no Brasil, que está em terceiro lugar no mercado de consumo de agrotóxicos. É importante conhecer os processos que afetam o transporte e a potencialidade de contaminação dos agrotóxicos no solo e águas subterrâneas e desenvolver estratégias de remediação. Em virtude de seu impacto na remediação de solos a sorção tem sido muito estudada em pesquisas que envolvam a interação solo-agrotóxico. O principal objetivo deste estudo é avaliar a transferência de agrotóxicos de uma mistura de embalagens comerciais de polietileno de alta densidade, PEAD, usados na agricultura, para o solo e sua remoção pelo tratamento com radiação gama. Duas amostras de solos, um do tipo textura média e o outro de textura muito argilosa, foram expostos à embalagens contaminadas com uma mistura dos agrotóxicos metomil, dimetoato, carbofuram, metildation, triazina, triazofos, atrazina, ametrina, endosulfan, clorpirifós, triazofós e trifluralin. A lixiviação dos agrotóxicos das embalagens para os solos foi homogênea, com pequenas variações, considerando um trabalho experimental. A radiação ionizante apresentou eficiência elevada na degradação dos agrotóxicos de ambos os solos, mas é dependente das características físico-químicas do solo contaminado. A eficiência maior foi obtida para o solo com concentrações maiores de matéria orgânica e umidade. No caso do solo de textura média, a eficiência foi mais elevada, com uma dose absorvida de 20 kGy a totalidade dos agrotóxicos foi removida em todas as camadas. No caso do solo argiloso foi necessário uma dose absorvida maior que 30 kGy para remover a totalidade dos agrotóxicos presentes.

Como referenciar
SANTOS, JANILSON S. Remediacao de solos contaminados com agrotoxicos pelo tratamento com radiacao gama. Orientador: Celina Lopes Duarte. 2009. 62 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2009.tde-06112009-154859. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9431. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções