Formacao de competencias gerenciais: um fator de desenvolvimento de liderancas - estudo de caso no IPEN

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Data de publicação:
Orientador
Antonio Carlos de Oliveira Barroso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A capacidade de inovação e o desenvolvimento tecnológico em um instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D dependem, entre outras coisas, de um corpo gerencial com competências especiais. O presente trabalho desenvolveu e aplicou uma metodologia para o mapeamento de competências, filtrar e priorizar o conjunto de competências gerenciais consideradas essenciais. O método foi aplicado e testado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares ipen;, que além de P&D também dedica-se ao ensino e produção. A metodologia inclui os seguintes elementos: (a) garimpagem, compilação e consolidação de descrição de competências que são consideradas essenciais em instituições semelhantes; (b) ajustes de enunciados e agrupamento de acordo com os critérios do Prêmio Nacional de Qualidade PNQ; (c) filtragem e redução da lista por consulta à população de partes interessadas no ipen; (d) priorização em 2 rodadas Delphi com a mesma população; (e) análise e formatação dos produtos resultantes usando-se técnicas de estatística descritiva uni e multivariada. O trabalho foi bastante bem sucedido e, tendo em vista as elevadas taxas de retorno na pesquisa Delphi, isto deu credibilidade aos resultados obtidos. Palavras

Como referenciar
GIMENES, CELSO H. Formacao de competencias gerenciais: um fator de desenvolvimento de liderancas - estudo de caso no IPEN. Orientador: Antonio Carlos de Oliveira Barroso. 2009. 112 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2009.tde-17112009-154931. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9458. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções