Desenvolvimento e validacao de metodologia analitica para determinacao de hidrocarbonetos policiclicos aromaticos (HPAS) em sedimentos. Avaliacao da represa do Parque Pedroso, Santo Andre, SP

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Data de publicação:
Orientador
Elaine Arantes Jardim Martins
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) por serem considerados contaminantes persistentes, pela sua ubiqüidade no meio ambiente e pelo reconhecimento de sua genotoxicidade, têm estimulado atividades de pesquisa com o objetivo de determinar e avaliar as origens, transporte, transformação, efeitos biológicos e a acumulação em compartimentos de ecossistemas aquático e terrestre. Nesta dissertação, a matriz estudada foi o sedimento coletado na represa do Parque Pedroso em Santo André, SP. A técnica analítica empregada foi a cromatografia líquida em fase reversa com detector UV/Vis. O tratamento dos dados foi estabelecido durante o processo de desenvolvimento da metodologia para que houvesse confiabilidade nos resultados. As etapas envolvidas foram avaliadas usando o conceito da Validação de Ensaios Químicos. Os parâmetros selecionados para a validação analítica foram Seletividade, Linearidade, Intervalo de Trabalho, Sensibilidade, Exatidão, Precisão, Limite de Detecção, Limite de Quantificação e Robustez. Esses parâmetros apresentaram resultados satisfatórios, o que permite a aplicação da metodologia desenvolvida, sendo ainda um método simples que permite a minimização da contaminação e da perda de compostos por excesso de manipulação. Para os HPAs estudados não foram encontrados resultados positivos, acima do limite de detecção, em nenhuma das amostras coletadas na primeira fase. Já na segunda coleta foram encontradas pequenas alterações principalmente em acenaftileno, fluoreno e benzo[a]antraceno. Embora a área se encontre preservada, já se notam pequenos sinais de contaminação.

Como referenciar
BRITO, CARLOS F. de. Desenvolvimento e validacao de metodologia analitica para determinacao de hidrocarbonetos policiclicos aromaticos (HPAS) em sedimentos. Avaliacao da represa do Parque Pedroso, Santo Andre, SP. Orientador: Elaine Arantes Jardim Martins. 2009. 148 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2009.tde-23092011-153741. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9469. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções