A avaliacao do ciclo de vida como ferramenta para a educacao ambiental: O uso da reducao do desperdicio e do aumento da produtividade como indicadores

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Data de publicação:
Orientador
Afonso Rodrigues de Aquino
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Qualquer produto, independente do material que é preparado, causa um impacto no meio ambiente: ou em função das matérias-primas que consome, ou do seu processo produtivo, ou devido ao seu uso ou disposição final. É pouco provável que a humanidade tenha consciência desse fato haja vista que quem nasce, cresce ou vive por muitos anos nas cidades, tende a perder a percepção da dependência do homem para com o meio natural. Em especial, para as empresas, em sua maioria, a preocupação com a problemática ambiental ainda não se transformou em práticas administrativas e operacionais efetivas. Entretanto, diante de políticas públicas que impõem posturas menos agressivas ao meio ambiente e uma sociedade econômica globalizada que começa a preocupar-se com a grave crise ambiental do planeta, as empresas percebem a importância de firmarem, entre suas estratégias, as questões ambientais. Portanto, o objetivo deste trabalho é propor um Programa de Educação Ambiental Empresarial baseado no uso da Avaliação do Ciclo de Vida dos produtos. Para tanto, foi proposto um Programa de Educação Ambiental Empresarial que, aplicado através de um estudo de caso, dentro de uma empresa multinacional do ramo eletroeletrônico, possibilitou uma melhora no nível de conscientização dos funcionários, bem como contribuiu para a redução das perdas de matérias-primas durante o processo produtivo e possibilitou, com isso, o aumento da produtividade e uma economia para o meio ambiente.

Como referenciar
NUNES, ILIENE R. A avaliacao do ciclo de vida como ferramenta para a educacao ambiental: O uso da reducao do desperdicio e do aumento da produtividade como indicadores. Orientador: Afonso Rodrigues de Aquino. 2009. 274 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2009.tde-26092011-151119. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9472. Acesso em: 18 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções