Aplicacao da radiacao gama na desinfestacao de racoes a base de graos para alimentacao de animais domesticos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Data de publicação:
Orientador
Valter Arthur
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho teve como objetivos realizar um levantamento para identificar a entomofauna associada a rações na cidade São Paulo/SP bem como avaliar o efeito da radiação gama em rações para alimentação de animais domésticos infestadas por pragas. Amostras de 20 lojas Pet Shop de diferentes regiões da cidade São Paulo/SP foram submetidas a triagens de 1 e 45 dias para coleta de insetos com auxilio de aspirador entomológico e peneiras de diferentes granulometrias. As espécies Sitophilus zeamais, Cryptolestes ferrugineus, Lasioderma serricorne e Oryzaephilus sp. apresentaram maior freqüência. Na avaliação dos efeitos da radiação gama utilizamos amostras de grãos de milho, sementes de girassol e mistura para roedores infestadas com insetos adultos das espécies Sitophilus zeamais, Lasioderma serricorne e Plodia interpunctella, após o periodo de 7 a 10 dias foram retirados os insetos e as amostras submetidas a doses crescentes de radiação gama. As espécies Sitophilus zeamais e Lasioderma serricorne foram submetidas as doses de 0,25 a 1,50kGy e a espécie Plodia interpuctella a doses de 0,10 a 2,0kGy. Decorridos 40 dias após irradiação avaliou-se o número de insetos emergidos. Os resultados dos bioensaios com Sitophilus zeamais como com Lasioderma serricorne demostraram que doses apartir de 0,5 kGy foram suficientes para causar letalidade dos ovos e larvas recém emergidas. Os resultados com a Plodia interpunctella a partir de 1,50 kGy, não emergiram insetos adultos, concluindo-se que essas doses foram suficientes para causar letalidade dos ovos e larvas.

Como referenciar
RAMOS, AMANDA C.O. Aplicacao da radiacao gama na desinfestacao de racoes a base de graos para alimentacao de animais domesticos. Orientador: Valter Arthur. 2009. 73 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2009.tde-22092011-145055. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9486. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções