Implantacao de um programa de controle de qualidade em equipamentos de raios X por meio de medidores nao invasivos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Data de publicação:
Orientador
Maria da Penha Albuquerque Potiens
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo desse trabalho foi estudar o comportamento do principal equipamento de raios X utilizado nos procedimentos do laboratório de calibração do IPEN, LCI, operado nos intervalos de tensão de 25 a 150 kV utilizando os medidores de tensão não invasivos DiavoltTM da PTW e do sistema de espectrometria ORTEC, modelo NOMAD-PLUS 92X para o estabelecimento de um programa de controle de qualidade. O medidor Diavolt foi utilizado para as medições de kerma no ar, tensão de pico e tensão de pico prático. As medições foram feitas variando parâmetros como, corrente elétrica, Qualidade de Radiação X para Radiodiag-nóstico, angulação do medidor e sua distância em relação ao ponto focal do aparelho de raios X. Os resultados encontrados foram comparados com dados encontrados na literatura. Com o sistema de espectrometria, foram gerados os espectros com a finalidade de determinar as tensões de pico relativas às tensões nominais escolhidas e caracterizar as Qualidades em Radiodiagnóstico determinadas anteriormente. O programa de controle de qualidade estabelecido possibilita o controle do funcionamento tanto dos instrumentos de medição (câmaras de ionização, medidor de tensão e corrente e espectrômetro), bem como do sistema de radiação X. Neste trabalho também foi sugerida a periodicidade de realização de cada um dos testes.

Como referenciar
LUCENA, RODRIGO F. de. Implantacao de um programa de controle de qualidade em equipamentos de raios X por meio de medidores nao invasivos. Orientador: Maria da Penha Albuquerque Potiens. 2010. 104 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2010.tde-29082011-162046. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9571. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções