Incidentes em reatores nucleares de pesquisa examinados por analise de probabilidade deterministica e analise probabilistica de seguranca

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Data de publicação:
Orientador
Gian Maria A.A. Sordi
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de avaliar os riscos potenciais apresentados pelos incidentes em reatores nucleares de pesquisa. Para o desenvolvimento do trabalho, duas bases de dados do Organismo Internacional de Energia Atômica, OIEA, foram usadas, o Incident Report System for Research Reactor e Research Reactor Data Base. Para este tipo de avaliação fez-se uso de Análise Probabilística de Segurança (APS), dentro de um limite de confiança de 90% e, Análise de Probabilidades determinística (APD). Para obtenção dos resultados dos cálculos de probabilidades por APS, utilizou-se a teoria e as equações sugeridas em documento da IAEA TECDOC - 636. O desenvolvimento dos cálculos das probabilidades por APS utilizou-se o Programa Scilab versão 5.1.1, de livre acesso, executável nas plataformas do Windows, Linux. Um programa específico para obter os resultados das probabilidades foi desenvolvido dentro do programa principal Scilab 5.1.1., para duas distribuições Fischer e Chi-quadrado, ambas no limite de confiança de 90%. Fazendo uso das equações de Sordi e do programa Origin 6.0, foram obtidas as doses máximas admissíveis relacionadas às probabilidades que satisfazem os limites de riscos estabelecidos pela Comissão Internacional de Proteção Radiológica, CIPR e, pode-se também obter estas doses máximas graficamente com a figura 1 resultante dos cálculos de probabilidades x doses máximas admissíveis. Verificou-se que a confiabilidade nos resultados das probabilidades está relacionada com a experiência operacional (reator x ano e fração) e, que quanto maior ela for, maior é a confiabilidade no resultado. Finalizando, sugere-se uma lista de futuros trabalhos que complementam este.

Como referenciar
LOPES, VALDIR M. Incidentes em reatores nucleares de pesquisa examinados por analise de probabilidade deterministica e analise probabilistica de seguranca. Orientador: Gian Maria A.A. Sordi. 2010. 70 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2010.tde-30082011-105219. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9589. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções