Epidemiologia e estudo dos fatores responsaveis pela espongiose ocular no municipio de Araguatins-TO

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Data de publicação:
Orientador
Nanci do Nascimento
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Em outubro de 2005 a notificação de 17 casos de doença ocular de etiologia desconhecida, envolvendo, em sua maioria, a população infantil da cidade de Araguatins/TO, levou as autoridades locais a pedirem ajuda a Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Tocantins no intuito de descobrirem sua etiologia, tratamento e prevenção. Nos pacientes acometidos, os sinais freqüentemente observados foram: intensa hiperemia conjutival, granuloma, episclerite, infiltrado corneano periférico. Na anamnese realizada nos pacientes foi observado que todos tiveram contato com as águas do Rio Araguaia. Os resultados obtidos a partir do processamento das amostras de água, sedimentos e substratos particularmente na vegetação marginal inundada, permitiram confirmar a hipótese de que deveria haver uma fauna rica de esponjas no Araguaia, no trecho fronteiro à cidade de Araguatins A presença intraocular de espícula de esponja de água doce das espécies Drulia uruguayensis e Oncosclera navicela foi confirmada em material avaliado histopatologicamente proveniente de três pacientes que haviam sido submetidos a lensectomia, sugerindo que espículas de água doce poderiam ser um surpreendente novo agente etiológico de patologia ocular. Assim, neste estudo foram realizados ensaios de citotoxicidade com amostras de duas espécies de esponjas coletadas no local. Os resultados indicam que os extratos das esponjas após filtração em filtro Millipore 0,45 μm continuaram apresentando atividade citotóxica, sugerindo haver um componente SOLÚVEL, e não somente espículas, capaz de induzir morte celular na população de células utilizadas. Os indivíduos acometidos foram na maioria do sexo masculino com idade entre 05 e 14 anos.

Como referenciar
CUNHA FILHO, SILVIO C. da. Epidemiologia e estudo dos fatores responsaveis pela espongiose ocular no municipio de Araguatins-TO. Orientador: Nanci do Nascimento. 2010. 54 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2010.tde-29082011-104826. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9610. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções