Proposta de modelo organizacional para os programas interlaboratoriais do Instituto de Pesquisas Tecnologicas do Estado de Sao Paulo

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Data de publicação:
Orientador
Desiree Moraes Zouain
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Os Programas Interlaboratoriais (PIs) de proficiência são parte integrante do processo de obtenção de confiabilidade metrológica para medições e resultados analíticos gerados em laboratórios, ambientes de prática da atividade metrológica. Entre as diretrizes estratégicas do Comitê Brasileiro de Metrologia (CBM) estão incentivar a implantação de PIs que permitam aos laboratórios verificar e demonstrar a confiabilidade de seus resultados e acreditar provedores de PIs. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT, órgão subordinado à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, apesar de ter sido um dos pioneiros na oferta de PIs, não é atualmente um grande provedor. O objetivo desta pesquisa é propor um modelo de estrutura organizacional de provedor de Programas Interlaboratoriais (PIs), aplicado ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT. O desenvolvimento deste modelo se apoia em revisão teórica, em estratégias advindas da análise SWOT do estudo de dez programas interlaboratoriais oferecidos pelo IPT no período de 2000 a 2009, em fatores condicionantes do IPT, em políticas governamentais atuais, em modelos de estrutura existentes no mercado e em componentes principais de uma estrutura organizacional. O modelo proposto, constituído de dois núcleos principais, o de Coordenação dos Provedores de PIs (COPPI) e o de Gerentes de PIs (GEPI), apresenta os elementos necessários para elevar o IPT à condição de provedor de PIs que atenda, de modo sustentável, às demandas governamentais e de setores produtivos.

Como referenciar
D'ALMEIDA, MARIA L.O. Proposta de modelo organizacional para os programas interlaboratoriais do Instituto de Pesquisas Tecnologicas do Estado de Sao Paulo. Orientador: Desiree Moraes Zouain. 2011. 144 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2011.tde-17062011-143420. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9954. Acesso em: 18 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções