A influência de redes sociais na cultura de segurança

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Data de publicação:
Orientador
Antonio Carlos de Oliveira Barroso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Em um ambiente corporativo, depois de algum tempo, as pessoas sabem a quem recorrer quando necessitam de ajuda ou de algum conhecimento que não dispõem, caracterizando um contexto de múltiplas influências entre pessoas ou redes de relacionamentos. Desta forma, o trabalho proposto, teve como objetivo identificar os atores da rede de relacionamentos, que exercem maior influência no comportamento de segurança. Para isso, fomos buscar na literatura estudos de abordagens teóricas e práticas, que utilizassem conceitos sócio-antropológicos, de preferência trabalhos com enfoque na área nuclear, que possuíssem questionários de cultura de segurança, devidamente testados e avaliados por métodos estatísticos. Como resultado, identificamos inúmeros atributos que podem caracterizar uma cultura de segurança positiva e, extraímos quatro daqueles que mais apareciam nos diversos estudos. A partir daí, concebemos as questões que nos possibilitassem mapear e entender as redes sociais que influenciam sobre a formação e manutenção destas características. Então, aplicamos nossa pesquisa no âmbito do IPEN-CNEN-SP, no qual utilizamos a técnica de pesquisa tipo bola de neve para mapeamento das redes sociais de compartilhamento de idéias, bem como aplicamos também o questionário para mapear as crenças dos atores com significativo grau de influência (obtido a partir do levantamento de redes de influências). Embasado em técnicas de análise de redes sociais, obtivemos subsídios para comprovação de que as redes dos atores mais influentes são relevantes na formação de cultura de segurança do IPEN-CNEN-SP.

Como referenciar
PEREIRA, CARLOS H.V. A influência de redes sociais na cultura de segurança. Orientador: Antonio Carlos de Oliveira Barroso. 2011. 90 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2011.tde-01062011-154805. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9961. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções