Desenvolvimento e análise de um índice de sustentabilidade energética utilizando lógica fuzzy

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Data de publicação:
Orientador
Alvaro Luiz Guimarães Carneiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A questão do Desenvolvimento Sustentável é um dos temas mais falados na atualidade, e a busca do seu entendimento um grande desafio aos pesquisadores. Mas buscar seu entendimento e as relações das dimensões que o compõe (dimensão econômica, social, ambiental e institucional) não é o único desafio. Mensurar o caminho do desenvolvimento de uma sociedade é um desafio igualmente grande, principalmente devido as intrincadas relações entre meio ambiente, sociedade e economia. Este trabalho apresenta uma nova abordagem na construção de um índice sintético de desenvolvimento sustentável do ponto de vista da sustentabilidade energética. Esta metodologia se baseou em arquétipos matemáticos estruturados na Lógica Fuzzy, permitindo assim incorporar novas bases de conhecimento, mesmo que com definições vagas. O resultado final é a criação de um Índice de Sustentabilidade Energética que pode ser acompanhado no tempo, e que permite comparações entre países, já que na sua construção utiliza-se a base de dados do Guia de Indicadores Energéticos de Desenvolvimento Sustentável da Agência Internacional de Energia Atômica, que apresenta uma metodologia mundialmente aceita de indicadores energéticos. Este índice foi concebido para se parecido com outros indicadores como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elaborado pela Organização das Nações Unidas, o que permite um fácil entendimento, por ser um número entre zero e um.

Como referenciar
SANTOS, FRANCISCO C.B. dos. Desenvolvimento e análise de um índice de sustentabilidade energética utilizando lógica fuzzy. Orientador: Alvaro Luiz Guimarães Carneiro. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2010.tde-04082011-103327. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9987. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções