REPOSITÓRIO DIGITAL DA PRODUÇÃO TÉCNICO CIENTÍFICA

 

 

 

Apresentação

 

O Repositório Digital do IPEN é um equipamento institucional de acesso aberto, criado com o objetivo de reunir, preservar, disponibilizar e conferir maior visibilidade à Produção Científica publicada pelo Instituto, desde sua criação em 1956.

Operando, inicialmente como uma base de dados referencial o Repositório foi disponibilizado na atual plataforma, em junho de 2015. No Repositório está disponível o acesso ao conteúdo digital de artigos de periódicos, eventos, nacionais e internacionais, livros, capítulos, dissertações, teses e relatórios técnicos. [Saiba mais]

 

Comunidade no repositório

Selecione a comunidade para navegar nas coleções.

Submissões recentes

  • IPEN-DOC 24301

    CONTATORI, CHESTER . Efeitos do cobre e do magnésio na microestrutura da liga Al-19%Si fundida por centrifugação / Effects of copper and magnesium on the microstructure of alloy Al-19% Si fused by centrifugation . 2017. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 195 p. Orientador: Antonio Augusto Couto.

    Abstract: As ligas de alumínio hipereutéticas fundidas por centrifugação apresentam a possibilidade de obtenção de um gradiente funcional de propriedades no material (Functionally Graded Material - FGM). Na fundição por centrifugação, os compostos menos densos tenderão a se concentrar no diâmetro interno de um tubo centrifugado. Como a massa específica do silício e do Mg2Si são menores do que a do alumínio, as partículas dessas fases tendem a concentrar-se na parede interna de tubos centrifugados. Em função disto, este estudo tem como objetivo dar uma contribuição ao entendimento dos mecanismos de migração das partículas de silício e de Mg2Si numa liga de alumínio hipereutética com 19% de silício e com adições de cobre e magnésio fundidas por centrifugação. Diante disto, foram obtidos tubos da liga Al-19%Si com adições de até 5% de cobre e 5% de magnésio por meio da fundição centrífuga numa rotação de 1700 rpm. A caracterização microestrutural em diversas regiões dos tubos centrifugados foi feita utilizando-se a microscopia óptica e eletrônica de varredura com sistema de análise de imagens. A fração das fases presentes e a dureza Vickers foram determinadas ao longo da parede do tubo em diversas posições de vazamento. A fundição centrífuga promove a segregação de partículas de silício primário e de Mg2Si, com massas específicas menores para a parede interna do tubo. Esta segregação é mais acentuada na região final de vazamento devido ao maior tempo de centrifugação até a solidificação. Uma retenção de partículas junto à parede externa do tubo ocorre em decorrência da mais elevada taxa de resfriamento da liga fundida em contato com a parede do molde mais frio. Esta retenção também foi maior na região do tubo de início de vazamento em relação à de final de vazamento. A adição de cobre intensificou a migração das partículas devido ao aumento da densidade do líquido. O aumento do teor de cobre na liga também inibiu a presença de dendritas de alumínio primário que ocorrem em grandes quantidades nas regiões centrais das paredes dos tubos centrifugados. O perfil de dureza ao longo da parede do tubo indicou um aumento de dureza relacionado diretamente à quantidade de partículas de silício (β) e Mg2Si.

    Icon

  • IPEN-DOC 24300

    FREITAS, ARTUR C. de . Estudo do processo de densificação de combustíveis urânio-érbio para reatores do tipo água leve / Study of densification the uranium-erbium fuel for light water reactor . 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 90 p. Orientador: Elita Fontenele Urano de Carvalho.

    Abstract: O processo de sinterização de pastilhas de UO2-Er2O3 tem sido investigado devido à sua importância na indústria nuclear e ao comportamento complexo durante a sinterização. O presente estudo contempla o desenvolvimento de combustíveis nucleares para reatores de potência visando aumentar a sua eficiência no núcleo do reator por meio da elevação da taxa de queima. O érbio é indicado para ciclos mais longos, significando menos paradas para troca de combustível e menos rejeitos. Neste trabalho foi estudado o uso de óxido de érbio variando as concentrações na faixa de 1-9,8%, o qual foi adicionado ao pó de UO2 e ao lubrificante sólido ADS por meio de mistura mecânica, visando verificar a taxa de densificação e um possível bloqueio de sinterização. Os pós foram compactados e as pastilhas foram sinterizadas a 1700°C sob atmosfera de H2. Os resultados demonstram um característico bloqueio da sinterização no sistema UO2-Er2O3, porém de forma mais discreta do que no sistema UO2-Gd2O3, o qual ocorre no intervalo de temperatura de 1500 a 1700°C, retardando a densificação. Os ensaios dilatométricos indicam uma retração de 21,87% quando utilizado o Er2O3 a 1% de concentração em massa. Essa retração é maior do que as encontradas com concentrações superiores ou mesmo sem adição do veneno queimável, nos fornecendo um melhor grau de incorporação do elemento érbio, resultando em pastilhas com densidade adequada para uso como combustível nuclear.

    Icon

  • IPEN-DOC 24299

    ANDREA, VINICIUS . Estudo comparativo de desempenho e durabilidade de células a combustível do tipo PEM / Comparative studies of performance and durability of proton exchange membrane fuel cells . 2017. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 103 p. Orientador: Elisabete Inácio Santiago. Coorientador: Fabio Coral Fonseca.

    Abstract: O objetivo desse trabalho foi investigar as relações entre a durabilidade e as diversas configurações dos componentes de uma célula a combustível do tipo PEM por meio de Testes de Durabilidade de Longa Duração. Foram comparados três tipos de geometria de fluxo, duas espessuras de membranas poliméricas e dois níveis de cargas de platina. Em diversos aspectos, a geometria de canais de fluxo do tipo serpentina se mostrou superior aos demais. Em relação às membranas, as do tipo Nafion 212 se mostraram bastante frágeis e suscetíveis ao crossover de H2, apesar de fornecerem maior potência elétrica que as membranas Nafion 115, as quais exibiram maior durabilidade. No que diz respeito à carga de platina nos eletrodos, verificou-se que os eletrodos preparados com 0,1 mg Pt cm-2 perderam, proporcionalmente, mais área eletroquimicamente ativa que aqueles preparados com 0,4 mg Pt cm-2, mas, ao mesmo tempo, apresentaram as menores taxas de perdas irreversíveis de desempenho. As análises por diversas técnicas eletroquímicas indicaram que os aumentos das resistências ôhmicas e de transporte de massas são os fatores que mais contribuem para as perdas irreversíveis de desempenho, enquanto que o aumento da resistência de transporte de cargas devido ao encharcamento dos eletrodos é o principal responsável pelas perdas reversíveis de desempenho. A proporção de ionômero na camada catalítica foi investigada e verificou-se que, apesar de facilitar para que ocorram perdas reversíveis de desempenho, a maior proporção de ionômero na camada catalítica contribuiu em mitigar a degradação do MEA. Por fim, observou-se que a qualidade do contato entre os eletrodos e a membrana tem grande contribuição na durabilidade das células a combustível do tipo PEM.

    Icon

  • IPEN-DOC 24298

    PINTO, LETÍCIA N. . Desenvolvimento de um reatímetro digital subcrítico baseado no modelo de cinética pontual de Gandini / Development of a digital subcritical reactivity meter based on the Gandini's subcritical kinetic theory . 2017. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 73 p. Orientador: Adimir dos Santos.

    Abstract: Sistemas multiplicativos subcríticos foram, por muito tempo, pouco estudados, de modo que sua descrição teórica permanece com muitas questões em aberto. A presente Tese apresenta o um reatímetro subcrítico, um software desenvolvido em LabVIEWTM capaz de medir as mudanças no fluxo de nêutrons em regime subcrítico e de transformar este sinal em reatividade. A principal vantagem de um dispositivo como este é aumento da precisão das medidas de reatividade. É sabido que reatímetros convencionais não são capazes de operar em regime subcrítico nem de descrever a dinâmica de sistemas multiplicativos nessas condições, pela própria estrutura das equações de cinética pontual clássicas em que são baseados. Diversas teorias têm sido propostas para descrever a física de sistemas subcríticos, no entanto, a maior parte envolve parâmetros extremamente complexos para serem aplicados em situações práticas. A teoria de Gandini difere das outras por ser baseada em parâmetros simples, o que a torna a escolha mais conveniente para o desenvolvimento de um reatímetro subcrítico e suas aplicações. Desta maneira, o reatímetro subcrítico desenvolvido é baseado na teoria de cinética de sistemas subcríticos de Gandini e em resultados experimentais, de altíssima qualidade e relevância, alcançados no próprio IPEN/MB-01. Deve-se destacar que a aplicação de equações de cinética específicas para sistemas subcríticos é um fato inédito no desenvolvimento de reatímetros e apenas desta maneira a reatividade pode ser estimada com precisão neste regime. O presente estudo é especialmente focado na aplicação em reatores de fissão, o qual poderá se utilizado em inúmeros experimentos em reatores de pesquisa. Portanto, o presente trabalho tem relevância tanto teórica quanto prática, já que discute um ponto fundamental da física de reatores nucleares.

    Icon

  • IPEN-DOC 24297

    GONNELLI, EDUARDO . Determinação experimental e análise dos tempos de geração de nêutrons do núcleo e do refletor e da fração de retorno do refletor em várias configurações do reator IPEN/MB-01 e seus impactos na determinação da reatividade do sistema / Neutron lifetimes and return fraction experimental determination and analyses in several configurations of the IPEN/MB-01 nuclear reactor and its impact in the determination of the reactivity of the system . 2017. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 88 p. Orientador: Adimir dos Santos.

    Abstract: O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma nova metodologia para a medida da reatividade no reator IPEN/MB-01 baseada nas técnicas de análise de ruído microscópico e macroscópico e no modelo de duas regiões das equações de cinética pontual. Diferentemente dos demais modelos teóricos da cinética pontual, o modelo de duas regiões adotado neste trabalho considera o reator como um sistema acoplado, sendo possível explicitar o núcleo e o refletor matematicamente nas equações de cinética. O estudo do efeito do refletor e da sua contribuição na reatividade é inédito e, para que seja viável, os parâmetros cinéticos relacionados ao refletor devem ser obtidos. A principal vantagem da metodologia proposta é a obtenção dos parâmetros cinéticos do refletor de modo puramente experimental. Com a finalidade de validar este novo método, uma série de experimentos envolvendo diferentes tipos de refletores foi realizada no reator IPEN/MB-01. Foram utilizados os refletores de água leve, aço inox (SS-304) e de água pesada. Utilizou-se a técnica de análise de ruído Rossi-α em vários estados subcríticos para a obtenção dos parâmetros do refletor. Empregou-se também a técnica de Densidades Espectrais para a comparação entre os dados experimentais. Além disso, foi utilizado o código computacional de física de reatores MCNP-5, com a biblioteca de dados nucleares ENDF/B-VII.0, para o cálculo da reatividade a partir do fator de multiplicação efetivo (keff) para cada uma das configurações realizadas experimentalmente. A partir das equações de cinética pontual do modelo de duas regiões foram obtidas as expressões teóricas, que foram utilizadas para o ajuste por mínimos quadrados aos dados experimentais. O tempo de vida dos nêutrons no refletor (τr) e no núcleo (τC) e a fração desses nêutrons que retornam ao núcleo (f) foram obtidos como parâmetros do ajuste e utilizados para o cálculo da reatividade a partir da equação Inhour de duas regiões. São apresentados os resultados experimentais e teóricos referentes ao núcleo padrão com refletor de água leve, refletor de aço inox e refletor de água pesada. Todos os experimentos utilizaram a configuração de 26x28 varetas combustíveis com detectores operando em modo pulso.

    Icon

  • IPEN-DOC 24296

    BORGES, ARNALDO A.C. . Efeito do jateamento com granalhas de aço na tensão residual e no comportamento mecânico da liga de alumínio 6082 / Effect of shot peening on residual stress and mechanical behavior of aluminum alloy 6082 . 2017. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 159 p. Orientador: Antonio Augusto Couto.

    Abstract: A liga de alumínio 6082 apresenta de média para alta resistência mecânica e é de grande importância no mercado de perfis extrudados. O processo de jateamento com granalha de aço em componentes automotivos e aeronáuticos, visando induzir uma condição otimizada de tensão residual de compressão na superfície, tem se mostrado eficaz na melhoria das propriedades mecânicas em fadiga desses componentes. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos do jateamento com granalhas de aço na tensão residual e no comportamento mecânico em fadiga da liga de alumínio 6082 solubilizada e envelhecida artificialmente. Inicialmente foram feitos tratamentos térmicos de solubilização e envelhecimento artificial visando a determinação da melhor condição em termos de resistência mecânica da liga de alumínio 6082. A seguir foram realizados experimentos com diversos tipos de granalhas esféricas de aço e em condições variadas de jateamento (velocidade de rotação e tempo), definindo-se a melhor condição de tensão residual medida por difração de raios x. Ensaios de fadiga em corpos de prova jateados com granalha de aço na melhor condição de tensão residual foram executados em máquina flexo-rotativa e comparados com os resultados do material sem jateamento. A melhor condição de tensão residual ocorreu em decorrência do jateamento com o uso da granalha de aço S170PEE, rotação da turbina à 2500 rpm e tempo de exposição de 1 minuto. A curva de tensão residual em profundidade para a condição escolhida apresentou resultados coerentes somente até 76 μm devido à presença de grãos grandes em profundidades superiores a esta. As curvas S-N mostraram que houve um ganho na vida em fadiga em tensões elevadas e baixo número de ciclos para romper devido jateamento com granalha de aço. Ao contrário, ocorreu um efeito deletério na vida em fadiga em tensões baixas e número de ciclos elevados para romper, devido à influência do aumento da rugosidade em ensaios de fadiga mais longos.

    Icon

  • IPEN-DOC 24295

    SOUZA, VITOR I. . Estudo sobre a composição elementar de suplementos dietéticos pelo método de análise por ativação com nêutrons / A study of the elemental composition of dietary supplements by the method of neutron activation analysis . 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 83 p. Orientador: Mitiko Saiki.

    Abstract: O consumo de suplementos dietéticos tem crescido para complementar a deficiência da ingestão de nutrientes essenciais, para melhorar o desempenho das atividades físicas nos atletas, prevenir doenças e para retardar os efeitos do envelhecimento. Além disso, estes produtos são facilmente acessíveis e de custo relativamente barato. Consequentemente, a avaliação da composição elementar dos suplementos dietéticos é de grande interesse para o controle da qualidade destes produtos e também para avaliar riscos à saúde humana com o seu consumo. O objetivo deste trabalho foi a avaliação da composição elementar de suplementos dietéticos multivitamínicos e proteicos, adquiridos na cidade de São Paulo. As concentrações de As, Br, Ca, Co, Cr, Cs, Fe, K, La, Na, Rb, Sb, Sc, Se e Zn foram determinadas nestes suplementos utilizando o procedimento do método de análise por ativação com nêutrons (NAA). O procedimento experimental consistiu em irradiar alíquotas dos suplementos e os padrões sintéticos dos elementos no reator IEA-R1, seguida de espectrometria de raios gama. O controle da qualidade analítica dos resultados foi realizado pela análise de materiais de referência certificados. A comparação entre os resultados obtidos nos suplementos com os valores declarados nos rótulos, indicou que os suplementos multivitamínicos contêm quantidades de elementos concordantes com os valores dos rótulos, ao contrário dos suplementos proteicos, que apresentaram quantidades para alguns elementos que não concordaram com os valores apresentados nos rótulos. Comparando a quantidade de elemento por dose do suplemento dietético com o percentil de valor diário de ingestão recomendado, foi possível verificar que todos os elementos estão abaixo de 100%, exceto para os elementos Cr em dois suplementos e Se em um suplemento. Os resultados da ingestão dos elementos calculada para a porção diária recomendada pelo fabricante, mostrou que para os suplementos analisados, nenhum elemento ultrapassou o limite superior tolerável. Nos suplementos analisados, os elementos tóxicos Cd e Hg não foram detectados e foram calculados os limites de detecção. Os resultados obtidos neste estudo demonstraram a viabilidade de aplicar NAA na avaliação da composição dos suplementos para diversos elementos.

    Icon

  • IPEN-DOC 24294

    SALVETTI, TEREZA C. . Proposta para implantação de sistema de gestão integrado para unidade de tratamento e armazenamento de rejeitos radioativos de baixo e médio níveis de radiação do empreendimento RMB / Proposal for implementation of the integrated management system for radioactive waste treatment and storage unit of low and medium radiation levels of the Project RMB . 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 118 p. Orientador: Júlio Takehiro Marumo.

    Abstract: O Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) é um projeto que está sendo desenvolvido pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), com o objetivo principal de suprir o país com radioisótopos para aplicação médica (saúde), indústria, agricultura e meio ambiente. Este empreendimento possui vários estágios de desenvolvimento, cada um deles com etapas que envolvem conhecimentos muito específicos para a operacionalização efetiva de suas instalações, além de detalhes legais e regulamentares que precisam ser atendidos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) são, respectivamente, os responsáveis pelo licenciamento ambiental e nuclear. Nesses órgãos licenciadores pode-se encontrar diretrizes para elaborar a documentação necessária aos processos de licenciamento para Instalações Nucleares e Instalações Radiativas, porém não foi possível identificar claramente algumas diretrizes para as instalações dedicadas a tratamento e armazenamento de Rejeitos Radioativos. O Empreendimento RMB irá gerar rejeito radioativo e contará com uma instalação para tratamento, acondicionado e armazenamento, para o qual haverá também a necessidade de se gerar documentação específica dedicada ao processo de licenciamento. Diante da lacuna na diretriz de estruturação e elaboração dos documentos específicos para este tipo de instalação, foi necessário realizar um levantamento de leis, regulamentos e normas relacionados a este tipo de negócio e que serão adotadas como referência na estruturação de tais documentos. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento e alinhamento das leis, regulamentos e normas aplicáveis, estruturando os requisitos em um Sistema de Gestão (SG), cujo escopo abrange o tratamento e armazenamento dos rejeitos radioativos do RMB. Este SG deverá fornecer diretrizes para a elaboração dos documentos de licenciamento e promover a gestão dos rejeitos radioativos gerados pelo RMB, bem como, deverá abordar as melhores práticas, de maneira a observar a segurança da instalação e processos envolvidos.

    Icon

  • IPEN-DOC 24293

    SILVA, CLEIDE M.R. da . Renaturação das proteínas não estruturais 1(NS1) dos vírus da zika e da dengue utilizando altas pressões / Refolding of non-structural proteins 1 (NS1) of zika and dengue viruses using high . 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 78 p. Orientador: Ligia Ely Morganti Ferreira Dias.

    Abstract: As principais matérias primas necessárias para a preparação de testes diagnósticos são as proteínas dos patógenos que necessariamente apresentem as estruturas nativas. O objetivo do presente estudo foi a obtenção das proteínas não estruturais 1 (NS1) dos vírus da dengue (DENV) e da zika (ZIKV) a partir dos corpúsculos de inclusão (CI) produzidos em bactérias Escherichia coli. Mostramos que a combinação de alta pressão hidrostática (APH) e pH alcalino é eficiente para a solubilização de NS1-CI. A incubação em 2,4 kbar das suspensões de NS1-CI em pH alcalino mostrou-se eficiente para a solubilização da NS1. A presença de Arg promove a dissociação de oligômeros. A aplicação de 2,4 kbar às suspensões de NS1-CI em pH de 10,5 (DENV) e de 11,5 (ZIKV) na presença de Arg e um par redox, seguida de diálise em tampão em pH 8,5, foram as condições escolhidas para o reenovelamento de NS1. Obtivemos ambas NS1 com rendimentos entre 75% e 90% em relação às quantidades totais das proteínas presente nos correspondentes CI de NS1. As NS1 reenoveladas apresentaram reatividade comparável às proteínas obtidas utilizando um protocolo convencional estabelecido, com rendimentos mais de 25 vezes superiores. Foi obtido um processo altamente eficiente para o reenovelamento de NS1 apresentando características biológicas preservadas em relação a reatividade com anticorpos específicos de antígeno, incluindo soro de paciente infectado com zikv e que, portanto, podem ser usados como antígeno para o desenvolvimento de vacinas ou testes de diagnóstico. Além disso, este estudo descreve a criação de um processo inovador, que é a utilização concomitante de APH e pH alcalino, para solubilização e posterior reenovelamento de NS1-CI que podem ser utilizados para outras proteínas relevantes.

    Icon

  • IPEN-DOC 24292

    LOBO, BELINDA M. . Proposta de uma metodologia para divulgação da Tecnologia Nuclear / Proposal for a methodology for dissemination of the Nuclear Technology . 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 110 p. Orientador: Afonso Rodrigues de Aquino.

    Abstract: A maioria da população forma a sua opinião pelo senso comum, influenciada pelas informações divulgadas pela mídia, principalmente quando envolve acidentes. Normalmente, as notícias são veiculadas acentuando somente os seus aspectos negativos de forma dramática, o que em muito amplia o alcance espaço/temporal do impacto contrário de qualquer evento proveniente de ação antrópica, ou seja, não natural. Esse é o caso da Tecnologia Nuclear que, enquanto ciência e tecnologia, sofre as consequências decorrentes das duas bombas atômicas lançadas em 1945 sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki e dos acidentes com material radioativo. Até hoje, o público tem sérias restrições à sua utilização porque desconhece os benefícios que ela propicia para a sociedade, por terem a sua opinião formada pelo senso comum. Para o desenvolvimento da metodologia optou-se por trabalhar com grupos de professores como população amostral, haja vista que seus alunos são vetores para a disseminação do conhecimento adquirido em sala de aula, por serem profissionais críticos em relação às metodologias e aproximar a universidade aos profissionais de ensino. Este trabalho apresenta um roteiro de apresentação, como proposta para a divulgação da Tecnologia Nuclear para qualquer público, composta por cinco etapas: Questionário Inicial; Trecho de um Vídeo de uma reportagem do acidente com um aparelho de radioterapia; Palestra Elucidativa; Atividade Final e informações técnicas para Interação no Espaço da Tecnologia Nuclear.

    Icon

  • IPEN-DOC 24234

    ROMANO, REBECA S.G. ; OLIANI, WASHINGTON L. ; PARRA, DUCLERC F. ; LUGAO, ADEMAR B. . Effects of environmental aging in polypropylene obtained by injection molding. In: MAAZOUZ, ABDERRAHIM (Ed.). INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE POLYMER PROCESSING SOCIETY, 32nd. Melville, NY: AIP Publishing, 2017. p. 140001-1 - 140001-5.

    Notas de conteúdo: Conference date: July 25-29, 2016. Location: Lyon, France

    Abstract: UV light, heat, and pollutants can interact with Polypropylene (PP) molecules, mainly with the tertiary carbon producing free radicals which can react with oxygen producing changes in its properties. PP has outstanding chemical and physical properties, and a good processability at very low market price. In addition PP is extensively used for manufacturing various kinds of products, however due to its large scale consumption a lot of waste is generated at the end of their life cycle to the environment with low rate degradation. This study has the objective of comparing the environmental exposure of PP (spheres) neat and PP (spheres) irradiated with 20 kGy. Dumbbell samples were manufactured by injection molding and exposed to the environment during 90 days. Another one set was exposed to gamma irradiation at 20 kGy total dose and exposed at the same conditions. The samples were characterized by Mechanical Testing, Fourier Transform Infrared Spectroscopy (FTIR), Scanning Electron Microscopy (SEM), and Differential Scanning Calorimetry (DSC). The dumbbell samples PP 20 kGy, after environmental aging, showed oxidation with presence of surface cracks more intensely than the PP spheres neat.

    Icon

  • IPEN-DOC 24289

    GROSSO, ROBSON L. ; MUCCILLO, ELIANA N.S. ; CASTRO, RICARDO H.R.. Enthalpies of formation in the scandia-zirconia system. Journal of the American Ceramic Society, v. 100, n. 9, p. 4270-4275, 2017. DOI: 10.1111/jace.14945

    Abstract: The scandia-zirconia (ScZ) solid solutions have been attracting attention from the communities interested in solid-oxide fuel cells because they possess the highest ionic conductivity among zirconia-based materials. However, this system shows a relatively large number of polymorphs with lack of thermodynamic data to enable comprehensive phase control for property optimization. In this work, the enthalpy of formation of the ScZ system within the range 0–20 mol% Sc2O3 is determined by combining the surface energy values with enthalpy of drop solution data obtained from high-temperature oxide melt solution calorimetry. The heats of formation, a key data for understanding phase stability, for five polymorphs: monoclinic (m), tetragonal (t), cubic (c), and rhombohedral (b and c) are reported for the first time.

    Icon

  • IPEN-DOC 24291

    CONTURBIA, GIOVANNI de L.C.R. . Tecnologia de fabricação de alvos de aluminetos de urânio para produção de Mo-99 / Fabrication technology of uranium aluminide targets for Mo-99 production . 2017. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 105 p. Orientador: Michelangelo Durazzo.

    Abstract: Neste trabalho os parâmetros de fabricação de alvos de dispersão UAlx-Al foram definidos aplicando-se a tecnologia de montagem e laminação de um conjunto núcleo-moldura-revestimentos tradicionalmente adotada na fabricação de placas combustíveis usadas em reatores de pesquisa. O uso das técnicas de dilatometria e difração de raios-x com refinamento de Rietveld contribuíram para desenvolver um processamento termomecânico para controle das fases presentes no núcleo do alvo. Um método inovador que permitiu o aumento da produtividade desse tipo de alvo também foi desenvolvido com base na laminação de múltiplos núcleos. O processo de fabricação mostrou-se adequado para produção de alvos com a especificação para produção de Mo-99 no Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

    Icon

  • IPEN-DOC 24286

    FERREIRA, ANGELICA B.; RIBEIRO, ANDREZA P.; FERREIRA, MAURICIO L.; KNIESS, CLAUDIA T.; QUARESMA, CRISTIANO C.; LAFORTEZZA, RAFFAELE; SANTOS, JOSE O.; SAIKI, MITIKO ; SALDIVA, PAULO H.. A streamlined approach by a combination of bioindication and geostatistical methods for assessing air contaminants and their effects on human health in industrialized areas: a case study in Southern Brazil. Frontiers in Plant Science, v. 8, n. 1575, p. 1-15, 2017. DOI: 10.3389/fpls.2017.01575

    Abstract: Industrialization in developing countries associated with urban growth results in a number of economic benefits, especially in small or medium-sized cities, but leads to a number of environmental and public health consequences. This problem is further aggravated when adequate infrastructure is lacking to monitor the environmental impacts left by industries and refineries. In this study, a new protocol was designed combining biomonitoring and geostatistics to evaluate the possible effects of shale industry emissions on human health and wellbeing. Futhermore, the traditional and expensive air quality method based on PM2.5 measuring was also used to validate the low-cost geostatistical approach. Chemical analysis was performed using Energy Dispersive X-ray Fluorescence Spectrometer (EDXRF) to measure inorganic elements in tree bark and shale retorted samples in São Mateus do Sul city, Southern Brazil. Fe, S, and Si were considered potential pollutants in the study area. Distribution maps of element concentrations were generated from the dataset and used to estimate the spatial behavior of Fe, S, and Si and the range from their hot spot(s), highlighting the regions sorrounding the shale refinery. This evidence was also demonstrated in the measurements of PM2.5 concentrations, which are in agreement with the information obtained from the biomonitoring and geostatistical model. Factor and descriptive analyses performed on the concentrations of tree bark contaminants suggest that Fe, S, and Si might be used as indicators of industrial emissions. The number of cases of respiratory diseases obtained from local basic health unit were used to assess a possible correlation between shale refinery emissions and cases of repiratory disease. These data are public and may be accessed on the website of the the Brazilian Ministry of Health. Significant associations were found between the health data and refinery activities. The combination of the spatial characterization of air pollution and clinical health data revealed that adverse effects were significant for individuals over 38 years of age. These results also suggest that a protocol designed to monitor urban air quality may be an effective and low-cost strategy in environmentally contaminated cities, especially in low- and middle-income countries.

    Icon

  • IPEN-DOC 24290

    CAMPOS, ALEXSANDRA M. de . Ciclobutanonas em ração canina após o processamento por radiação ionizante / Cyclobutanones in dog feed after ionizing radiation processing . 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 72 p. Orientador: Anna Lucia Casañas Haasis Villavicencio.

    Abstract: O segmento Pet, no agronegócio, está relacionado ao desenvolvimento das atividades de criação, produção e comercialização de animais de estimação. Este mercado cresceu 7,6% entre 2014/2015, gerou R$ 18 milhões no Brasil e 67,3% desse valor refere-se a produtos para alimentação animal, comumente chamados de Pet Food. Na alimentação animal, o alimento pode ser um único ingrediente ou uma formulação elaborada. Os ingredientes são categorizados em proteínas, carboidratos, fibras, gorduras, vitaminas e minerais. Eles são selecionados considerando os seguintes aspectos: disponibilidade, níveis de nutrientes, funcionalidade, palatabilidade, digestibilidade, custo e segurança. As matérias-primas são escolhidas de acordo com o (s) método (s) de processamento (s) em que o produto passa, sua estabilidade no processo e sua fonte nutricional durante a validade do produto. Na preservação de alimentos, o processo de irradiação é um tratamento que busca reduzir a carga microbiana dos mesmos. No entanto, também pode alterar a composição dos ingredientes presentes e formar produtos radiolíticos na formulação que ainda estão em estudo. Nos alimentos, as gorduras atuam como aporte de ácidos graxos essenciais são palatabilizantes e uma fração energética importante das rações. Nos produtos que contêm a presença de gordura, a principal preocupação são as 2-Alcilciclobutanonas (2-ACBs), que são produtos radiolíticos formados exclusivamente pós-processamento com radiação ionizante. A formação de 2- ACBs está diretamente relacionada à concentração lipídica e à dose de irradiação. O objetivo deste trabalho é descrever os possíveis subprodutos radiolíticos formados em rações caninas extrusadas contendo gordura após irradiação e determinar se a formação de 2-ACBs depende do aumento da dose de radiação, assim como , verificar sua citotoxicidade e genotoxicidade em cães.

    Icon

  • IPEN-DOC 24245

    LI, Z.; TAVERNIER, F.; BREARD, A.; KRAHENBUHL, L.; VOYER, D.; SARTORI, C.A.F. . Error analysis for near-field EMC problems based on multipolar expansion approach. IEEE Transactions on Magnetics, v. 53, n. 6, 2017. DOI: 10.1109/TMAG.2017.2664985

    Abstract: Devices using power electronics are ubiquitous today and they are unfortunately intrinsic sources of electromagnetic interference. To address these electromagnetic compatibility problems at the initial design phase, a predictive method based on multipole expansion in spherical harmonics of the near field around each device was developed. To determine the basic expansions of a given source, a dedicated measurement bench has been designed. In this paper, some important issues of this approach and the measurement bench are studied, especially the error analysis on the measurements and the inverse problems. Some experimental results are also shown in the end.

    Icon

  • IPEN-DOC 24244

    DALMOLIM, CLAUDIO ; ROSSI, JESUALDO L. . Estudo da viabilidade econômica do depósito de patente de anéis de pistão com base em compósitos poliméricos / Study of the economic feasibility of piston ring patent filing based on polymer composites. Revista Científica Hermes, v. 19, p. 459-474, 2017. DOI: 10.21710/rch.v19i0.377

    Abstract: A indústria automotiva tem buscado constantemente melhorias de seus produtos, quer seja por meio da inovação tecnológica ou da melhoria de seus processos produtivos. Materiais mais duráveis que tragam economia de escala, menor consumo e custos de fabricação cada vez mais enxutos são objeto de pesquisas contínuas. Os motores dos automóveis são parte integrante desta busca e o seu funcionamento cada vez mais eficiente, aliado a uma boa relação custo-benefício são alvo de investigação. O objetivo deste artigo é explorar as características de materiais compósitos poliméricos, sua utilização como anéis de pistão de motores de veículos e, em especial, a viabilidade do depósito de sua patente. As organizações demonstram estar cada vez mais complexas e sua longevidade depende de uma observação clara do cenário onde estão atuando e tomadas de decisão cada vez mais embasadas na experiência e na percepção de suas realidades. Para tanto, foram consultados livros e artigos que possibilitaram a análise desejada. Como resultado, obteve-se uma visão generalista de como os compósitos poliméricos podem contribuir para se atingir os parâmetros esperados.

    Icon

  • IPEN-DOC 24242

    CARVALHO, G.S.M.; FERREIRA, P.Z.; DANTAS, N.O.; SILVA, A.C.A.; PERINI, A.P.; CALDAS, L.V.E. ; CARRERA, B.N.S.; WATANABE, S.; NEVES, L.P. . Evaluation of glasses containing cadmium for high dose dosimetry by the thermoluminescence technique. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 05, n. 03-A, p. 01-06, 2017. DOI: 10.15392/bjrs.v5i3.285

    Abstract: New glass matrices were evaluated for high dose dosimetry by the thermoluminescence technique. Their nominal com-position are 20Li2CO3.10Al2O3.15CdO.55B2O3 and 20Li2CO3.10Al2O3.20CdO.50B2O3 (mol%). The glass matrices were irradiated with different doses: 50, 100, 200, 500, 700 and 900 Gy, and the thermoluminescence emission curves were obtained for each of these values. The results show a great potential of using these matrices in high dose dosime-try.

    Icon

  • IPEN-DOC 24241

    OLIVEIRA, L.N. ; VIEIRA, S.L.; SCHIMIDT, F.; ANTONIO, P.L. ; CALDAS, L.V.E. . Evaluation of polybutadiene rubbers using FTIR spectra. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 05, n. 02, p. 01-07, 2017. DOI: 10.15392/bjrs.v5i2.198

    Abstract: Radiation dosimetry for medical and industrial purposes has increasingly evolved over the last few decades with the introduction of various new detectors. Depending on the properties exhibited for radiation dosimetry, some detectors present their applications in a specific area. From a physics point of view, an ideal dosimeter should be able to measure absorbed dose. In this work, synthetic materials based on polybutadiene rubbers (PBR) were proposed as a new class of radiation detectors. The influence of radiation dose on their properties has been investigated for application in radiation dosimetry. The rubber samples were exposed to absorbed doses from 10 Gy up to 250 Gy, using a 60Co Gamma Cell-220 system. Their responses were carried out with a Fourier Transform Infrared (FTIR) Spectrometer to investigate the presence of absorbance peaks. The results suggested the existence of a relationship between the absorbed doses and the absorbance peaks associated with stretching (1300-1200 cm-1), deformation (1450-1340 cm-1) and vibration (1500-1400 cm-1) processes in the material.

    Icon

  • IPEN-DOC 24239

    CASTRO, M.C.; XAVIER, M. ; SILVA, N.F. ; CALDAS, L.V.E. . Comparação entre duas câmaras de ionização do tipo lápis com comprimento de volume sensível de 30 cm. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 05, n. 03-A, p. 01-07, 2017. DOI: 10.15392/bjrs.v5i3.273

    Abstract: A tomografia computadorizada (CT) vem crescendo devido aos avanços da tecnologia dos equipamentos, proporci-onando uma dose maior no paciente, em relação aos demais exames de radiodiagnóstico, levando a uma preocupa-ção com os pacientes. A dosimetria em CT é realizada com uma câmara de ionização do tipo lápis com comprimen-to de volume sensível de 10 cm. Os estudos têm mostrado a subestimação dos valores de dose. Foram desenvolvidas neste trabalho duas câmaras de ionização com comprimentos de volume sensível de 30 cm, que foram submetidas aos testes principais de caracterização, obtendo-se resultados dentro dos limites recomendáveis internacionalmente. Palavras-chave: Dosimetria, tomografia computadorizada, câmara de ionização especial.

    Icon

  • IPEN-DOC 24237

    ALVARENGA, T.S.; FEDERICO, C.A.; VALERIANO, C.C.; CALDAS, L.V.E. . Estimativa computacional da radiação espalhada no laboratório de calibração com nêutrons do IPEN. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 05, n. 03-A, p. 01-10, 2017. DOI: 10.15392/bjrs.v5i3.274

    Abstract: Com o aumento do uso de técnicas que utilizam radiação de nêutrons, houve um crescimento considerável no número de detectores para esse tipo de radiação. Para ajudar a atender à demanda de calibração desse tipo de detector, foi proje-tado um laboratório de calibração de detectores com nêutrons, com fonte de 241AmBe. Neste tipo de laboratório, um dos problemas principais está relacionado ao conhecimento da radiação espalhada, que é significativa neste tipo de ativida-de. Com o intuito de estimar esta radiação espalhada de maneira a balizar a configuração final do laboratório, foram realizadas simulações computacionais utilizando-se o método de Monte Carlo por meio do código MCNP5. As simula-ções foram realizadas modelando o ambiente do laboratório sem a presença dos elementos estruturais e com a sala completa, de maneira a avaliar o fluxo de nêutrons e equivalente de dose ambiente, H*(10), em quatorze posições de especial interesse dentro da instalação. Com base nos resultados, foram avaliadas as limitações e as condições a serem observadas para o uso pretendido do laboratório.

    Icon

  • IPEN-DOC 24235

    MARANHO, L.A.; FONTES, M.K.; KAMIMURA, A.S.S.; NOBRE, C.R.; MORENO, B.B.; PUSCEDDU, F.H.; CORTEZ, F.S.; LEBRE, D.T. ; MARQUES, J.R. ; ABESSA, D.M.S.; RIBEIRO, D.A.; PEREIRA, C.D.S.. Exposure to crack cocaine causes adverse effects on marine mussels Perna perna. Marine Pollution Bulletin, v. 123, n. 1-2, p. 410-414, 2017. DOI: 10.1016/j.marpolbul.2017.08.043

    Abstract: Our study aimed to evaluate crack cocaine effects in different life stages of the marine mussel Perna perna. For this purpose, fertilization rate, embryo-larval development, lysosomal membrane stability and DNA strand breaks were assessed. Effect concentrations in gametes and in larval development were found after 1 h (IC50 =23.53 mg·L−1) and 48 h (IC50 =16.31 mg·L−1), respectively. The highest tested concentration showing no acute toxicity (NOEC) was 10 mg·L−1, while the lowest observed effect concentration (LOEC) was 20 mg·L−1. NOEC concerning embryo-larval development was 0.625 mg·L−1, while the LOEC was 1.25 mg·L−1. Cyto-genotoxic effects were evidenced in mussels exposed to crack cocaine concentrations ranging from 5 to 500 μg·L−1. Our results report the first data on effects of an illicit drug to marine organisms and should encourage further ecotoxicological studies of these contaminants of emerging concern in coastal ecosystems.

    Icon

  • IPEN-DOC 24232

    YAMAZAKI, I.M. ; KOSKINAS, M.F. ; MOREIRA, D.S. ; TAKEDA, M.N. ; DIAS, M.S. . Disintegration rate and gamma-ray emission probability per decay measurement of Cu-64. Applied Radiation and Isotopes, v. xx, n. xx, p. xx-xx, 2017. DOI: 10.1016/j.apradiso.2017.09.007

    Abstract: The procedure followed by the Nuclear Metrology Laboratory (LMN) at the IPEN for the standardization of activity of 64Cu is described. The measurement was carried out in a 4π (PC) β-γ coincidence system. The activity per unit mass of the solution was determined by the extrapolation technique. The events were registered using a Time to Amplitude Converter (TAC) associated with a Multi-channel Analyzer. The gamma-ray emission probability per decay of the 1345.7 keV transition of 64Cu determined with a calibrated REGe gamma-ray spectrometer was (0.472±0.010) %, in agreement with the literature.

    Icon

  • IPEN-DOC 24230

    SALVI, ROBERTO; CERQUEIRA-COUTINHO, CRISTAL; RICCI-JUNIOR, EDUARDO; SANTOS, SOFIA N. dos; PINTO, SUYENE R.; BERNARDES, EMERSON S. ; ARAUJO, PATRICIA L.B. de; SANTOS-OLIVEIRA, RALPH. Diagnosing lung cancer using etoposide microparticles labeled with 99mTc. Artificial Cells Nanomedicine and Biotechnology, p. 1-5, 2017. DOI: 10.1080/21691401.2017.1307848

    Abstract: The diagnosis of lung cancer mostly occurs when the cancer is already in an advanced stage. In this situation, there are few options for the treatment and most of them have few chances of success. In this study, we developed and tested etoposide microparticles as a diagnostic agent for imaging lung cancer at early stages of development. We tested etoposide microparticles labeled with technetium 99m in inducted mice. The results demonstrated that over 10% of the total dose used was uptake by the tumor site. Also, the results showed that the microparticles had a good renal clearance and low uptake by liver and spleen. The data suggest that these micro-radiopharmaceuticals may be used for lung cancer imaging exam, especially single-photo emission computed tomography (SPECT).

    Icon

  • IPEN-DOC 24229

    CASTRO, M.C.; SILVA, N.F. ; XAVIER, M. ; ANDRADE, M.E.A.; KHOURY, H.J.; CALDAS, L.V.E. . Development and tests of a 30cmpencil-type ionization chamber for dosimetry in standard and clinical CT beams. Biomedical Physics & Engineering Express, v. 3, n. 5, p. 1-7, 2017. DOI: 10.1088/2057-1976/aa82e3

    Abstract: The use of computed tomography (CT) for imaging procedures is growing due to advances in the CT equipment technology. To perform the dosimetry inCT beams, the most widely used instrument is the pencil type ionization chamber with a sensitive volume length of 100 mm; however, some studies have shown that this dosimeter has underestimated the dose values. Therefore, in this study an ionization chamber with sensitive volume length of 300mmwas developed at IPEN. The characterization of this chamber was performed, and the results were obtained within the international recommended limits. As an application, the developed ionization chamber was tested in clinical beams of two different hospitals.

    Icon

  • IPEN-DOC 24221

    PRETO, MAYRA F.; CAMPANA-FILHO, SERGIO P.; FIAMINGO, ANDERSON; COSENTINO, IVANA C. ; TESSARI-ZAMPIERI, MARIA C.; ABESSA, DENIS M.S.; ROMERO, AGATA F.; BORDON, ISABELLA C.. Gladius and its derivatives as potential biosorbents for marine diesel oil. Environmental Science and Pollution Research, v. 24, n. 29, p. 22932-22939, 2017. DOI: 10.1007/s11356-017-9945-x

    Abstract: The demand for low cost and effective materials to remove contaminants such as residues of oil spills has encouraged studies on new biosorbents produced from wastes. Considering the overgeneration of fishing residues and the necessity to provide an alternative purpose for such materials, this study aimed to evaluate squid gladius and its derivatives (β-chitin and chitosan) as sorbents to remove marine diesel oil (MDO) from fresh and artificial seawater. It was also executed an attempted to improve their performances through a highintensity ultrasound treatment (UT-gladius and UT-β-chitin). All sorbents removed MDO at both salinities. Contact surface area, salinity, and water retention seemed to play a key role in the outcomes. UT-β-chitin’s performance was significantly superior to β-chitin’s and chitosan’s in MDO removal at salinity 0, as well as at salinity 30, where gladius and UT-gladius also excelled. Ultrasound treatment improved the oil removal performance of UT-β-chitin by increasing its contact surface area. This is the first report on the efficiency of gladius and UT-β-chitin for such purpose, and brought up huge possibilities and new questions that can lead to the achievement of biosorbents of great efficiency.

    Icon

  • IPEN-DOC 24121

    MIRANDA, RANULFO B. de P.; MIRANDA JUNIOR, WALTER G.; LAZAR, DOLORES R.R. ; USSUI, VALTER ; MARCHI, JULIANA; CESAR, PAULO F.. Effect of titania content and biomimetic coating onthe mechanical properties of the Y-TZP/TiO2 composite. Dental Materials, v. 34, n. 2, p. 40-57, 2018. DOI: 10.1016/j.dental.2017.09.007

    Abstract: Objectives. During the last decades, several changes of paradigm have modified our view on how biomaterials' surface characteristics influence the bioresponse. After becoming aware of the role of a certain microroughness for improved cellular contact and osseointegration of dental titanium implants, the likewise important role of surface energy and wettability was increasingly strengthened. Very recently, synergistic effects of nanoscaled topographical features and hydrophilicity at the implant/bone interface have been reported. Methods. Questions arise about which surface roughness and wetting data are capable to predict the bioresponse and, ultimately, the clinical performance. Current methods and approaches applied for topographical, wetting and surface energetic analyses are highlighted. Current knowledge of possible mechanisms explaining the influence of roughness and hydrophilicity at the biological interface is presented. Results. Most marketed and experimental surfaces are based on commonly available additive or subtractive surface modifying methods such as blasting, etching or anodizing. Different height, spatial, hybrid and functional roughness parameters have been identified as possible candidates able to predict the outcome at hard and soft tissue interfaces. Likewise, hydrophilic implants have been proven to improve the initial blood contact, to support the wound healing and thereby accelerating the osseointegration. Significance. There is clear relevance for the influence of topographical and wetting characteristics on a macromolecular and cellular level at endosseous implant/biosystem interfaces. However, we are still far away from designing sophisticated implant surfaces with the best possible, selective functionality for each specific tissue or cavity interface. Firstly, because our knowledge of the respective surface related reactions is at best fragmentary. Secondly, because manufacturing of multi-scaled complex surfaces including distinct nanotopographies, wetting properties, and stable cleanliness is still a technical challenge and far away from being reproducibly transferred to implant surfaces. (C) 2017 The Academy of Dental Materials. Published by Elsevier Ltd. All rights reserved.

    Icon

  • IPEN-DOC 23465

    SHIHOMATSU, H.M. ; MARTINS, E.A.J. ; COTRIM, M.E.B. ; LEBRE, D.T.; ORTIZ, N. ; PIRES, M.A.F. . Guarapiranga Reservoir - pharmaceuticals and historical urban occupation in a water source. Journal of Geoscience and Environment Protection, v. 5, n. 13, p. 1-17, 2017. DOI: 10.4236/gep.2017.513001

    Abstract: The pharmaceutical compounds were analyzed in 14 sampling sites and pointed out the pollution sources related to raw sewage input and urban drainage discharge. Five medicine compounds, one illicit drug, and its metabolite were the higher measured content using analytical improvements tailored to identify and quantify organic compounds in low water content. The use of SPE cartridges followed by liquid chromatography with tandem mass spectrometry (LC-ESI-MS/MS) points out the Guavirutuba tributary as the primary water pollution source with higher concentrations in 2011 for pharmaceuticals, cocaine, and benzoylecgonine (metabolite) in the range of 6.7 ± 0.9 ng L−1 to 27.386 ± 142 ng L−1. The Jaceguay stream also located in Guarapiranga was the most preserved area and provided analytical values correspondent which lowered contamination content. Such concentrations mean a possible and feasible water restoration target. The most common compounds (above 90% samples) were: caffeine, atenolol, carbamazepine, cocaine, and benzoylecgonine. The integrated risk index for aquatic chemical pollution (IRICAP) confirms the higher contamination near Guavirutuba stream and the lower near the Jaceguay stream. Published results of cocaine and benzoylecgonine content in Guarapiranga basin corroborated with the analytical results.

    Icon

  • IPEN-DOC 23482

    CUNHA, CECILIO A. da ; CORREA, OLANDIR V. ; SAYEG, ISAAC J.; RAMANATHAN, LALGUDI V. . High temperature erosion-oxidation resistance of thermally sprayed nanostructured Cr3C2-25(Ni-20Cr) coatings. Materials Research - Ibero-American Journal of Materials, v. 20, n. 4, p. 994-1002, 2017. DOI: 10.1590/1980-5373-MR-2015-0611

    Abstract: This study reports the high temperature erosion-oxidation (E-O) behavior of conventional and nanostructured Cr3C2-25(Ni-20Cr) coatings prepared by high velocity oxygen fuel (HVOF) spraying. As-received and nanostructured Cr3C2-25(Ni-20Cr) powders with mean crystallite sizes of 145 nm and 50 nm respectively, were used to prepare 120 - 200 μm thick coatings on AISI 310 samples. The E-O behavior of the coatings prepared with the as-received (AR) and nanostructured (NS) powders was determined as weight change in a custom designed rig at room temperature, 450, 700 and 800 ºC. The Vickers microhardness, Young’s Modulus and fracture toughness of the AR and NS coatings were determined, and the NS coatings exhibited higher values compared with the AR coatings. The E-O resistance of the NS coating was higher than that of AR coating at all temperatures, and particularly at 800 ºC. The increase in E-O resistance of the NS coatings is due to its superior mechanical properties as well as to the presence of some heterogeneities in the AR coatings. The E-O mechanisms of both types of the coatings are discussed, with special attention to that at high temperatures. The results suggest that at 800 ºC the E-O process is controlled by erosion of the oxide.

    Icon

  • IPEN-DOC 24227

    ZEZELL, DENISE M. . Biofotônica e lasers levando luz para doenças / Biophotonics and lasers shining light into diseases. Brazilian Dental Science, v. 20, n. 4, 2017. DOI: 10.14295/bds.2017.v20i4.1530

    Icon

  • IPEN-DOC 24240

    SANTANA, P.M.; OLIVEIRA, J.E. ; LIMA, E.R. ; SOARES, C.R.J. ; PERONI, C.N. ; BARTOLINI, P. ; RIBELA, MARIA T.C.P. . Human thyroid-stimulating hormone synthesis in human embryonic kidney cells and related N-glycoprofiling analysis for carbohydrate composition determination. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 102, n. 3, p. 1215-1228, 2018. DOI: 10.1007/s00253-017-8684-8

    Abstract: A strain of embryonic human kidney cells (HEK293) was transiently co-transfected with the expression vectors coding for the α- and β-subunits of human thyroid-stimulating hormone (hTSH), and, for the first time, a human cell-derived recombinant hTSH was synthesized and extensively characterized. The purification strategy involving two steps provided an overall yield of 55% and a purity level > 90%. The purified material (hTSH-HEK) was analyzed and compared to a CHO-derived recombinant preparation (hTSH-CHO) and to a pituitary-derived (hTSH-Pit) preparation. The three preparations showed an equivalent purity (> 95%) with a hTSH-HEK molecular mass 2.1% lower than that of hTSH-CHO and 2.7% higher than that of hTSH-Pit. Remarkable differences were found in the carbohydrate moiety, the lowest sialic acid content and highest fucose content being observed in hTSH-HEK. In vivo biological activity was confirmed for the three preparations, the hTSH-HEK bioactivity being 39 and 16% lower than those of hTSH-CHO and hTSH-Pit, respectively. The hTSH-HEK circulatory half-life (t1/2) was also shorter than those of hTSH-CHO (1.5-fold) and hTSH-Pit (1.2-fold). According to these findings, HEK-293-derived hTSH can be considered to be useful for clinical applications, in view as well of its human origin and particular carbohydrate composition.

    Icon

  • IPEN-DOC 24238

    ELIASA, CAROLINE C.; PEREIRA, LARISSA M. ; ARAGAO, DANIELLE S.; CASARINI, DULCE E.; AFFONSO, REGINA . Structural characterization and enzymatic activity of the recombinant Ala959 to Ser1066 region of human ace. Jacobs Journal of Enzymology and Enzyme Engineering, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2017.

    Abstract: Angiotensin-converting enzyme catalyzes the conversion of angiotensin I to the vasoconstrictor angiotensin II and the hydrolysis of bradykinin (BK). Human somatic angiotensin-converting enzyme has two homologous domains (N and C) that share 60% identity. Although these two regions have high homology, the catalytic site of the C-domain exhibits three-fold greater activity than the N-domain in the hydrolysis of angiotensin I in vivo. The present study aimed to obtain the Ala959 to Ser1066 catalytic region of the C-domain of angiotensin-converting enzyme in a structural conformation that resembles its native form. We amplified the 324-bp sequence corresponding to the catalytic site of C-domain of angiotensin-converting enzyme and cloned this sequence into a pET28 vector. The catalytic site of C-domain of angiotensin-converting enzyme peptide was expressed in a bacterial system, and its purification was performed in one step using a His-tag affinity column. Structural analysis by circular dichroism and fluorescence confirmed that the purified protein is correctly folded, and catalytic site of C-domain of angiotensin-converting enzyme possesses enzymatic activity and is inhibited by lisinopril. This peptide can be used to test new inhibitors and C-domain of angiotensin-converting enzyme substrates because this peptide is easy to produce and this has proven efficient link with these molecules.

    Icon

  • IPEN-DOC 24236

    DIAS, PAULO V.S. ; ARTHUSO, FERNANDA S. ; OLIVEIRA, JOAO E. ; SUZUKI, MIRIAM F. ; SOUSA, JOSE M. ; RIBELA, MARIA T.C.P. ; BARTOLINI, PAOLO ; SOARES, CARLOS R.J. . Determination of recombinant Interferon-α2 in E. coli periplasmic extracts by reversed-phase high-performance liquid chromatography. Journal of Chromatography B, v. 1072, p. 193-198, 2018. DOI: 10.1016/j.jchromb.2017.11.023

    Abstract: Reversed-phase high-performance liquid chromatography (RP-HPLC) has been used to analyze Interferon α-2 (IFN-α2) as a pure protein or as a pharmaceutical preparation: a method for analyzing periplasmic IFN-α2 directly in osmotic shock extract has, however, never been reported. This work describes an RP-HPLC methodology for the qualitative and quantitative analysis of human IFN-α2a and IFN-α2b directly in bacterial periplasmic extracts or in purified preparations. The analytical method has been set up and validated for accuracy, precision, linearity, sensitivity and specificity. A recovery test indicated an average bias of ∼1%, intra-day and inter-day quantitative determinations presented relative standard deviations always ≤ 5%, while the working sensitivity was of ∼0.3 μg of IFN-α2 (RSD =5%). The method proved to be suitable for detecting and quantifying also glycosylated and oxidized forms and N-methionylated IFN-α2 molecules, it was, however, not able to distinguish between IFN-α2a and IFN-α2b. This rapid methodology allows the application of RP-HPLC as a powerful tool to monitor the production yield and quality of IFN-α2 in osmotic shock fluids, right after, or even during the fermentation process.

    Icon

  • IPEN-DOC 24233

    MARGATHO, RAFAEL O.; MASSOCO, CRISTINA de O.; CALEFI, ATILIO S.; CRUZ, DANIEL S.G.; SANDINI, THAISA M.; ALVES, GLAUCIE J. ; FLORIO, JORGE C.; PALERMO-NETO, JOAO. Beta-adrenergic blockade decreases the neuroimmune changes in mice induced by cohabitation with an ehrlich tumor-bearing cage mate. Neuroimmunomodulation, v. 24, n. 1, p. 40-53, 2017. DOI: 10.1159/000477938

    Abstract: Objectives: Cohabitation with Ehrlich tumor-bearing (ETB) mice induced behavioral, neurochemical, hormonal, and immune effects in the conspecifics as a consequence of stressinduced activation of the sympathetic nervous system (SNS) with catecholamine release. In the current study, the nonspecific β-AR blocker d,l -propranolol and the specific β 2 -AR blocker ICI-118.551 were employed as pharmacological tools to assess the extent to which catecholamines participated in the effects induced by cohabitation with ETB mice. Methods: Two experiments were performed, 1 with d,l -propranolol treatment and the other with ICI-118.551. One mouse in the experimental group was called the “companion of the sick partner” (CSP) since it was forced to live in the same cage with 2 (experiment 1) or 1 (experiment 2) cage mate that had been i.p. injected with 5 × 10 6 Ehrlich tumor cells. Results: The d,l -propranolol treatment, but not the ICI- 118.551 treatment, attenuated the effects of cohabitation with 2 ETB mice on both open-field behavior and the hypothalamic levels and turnover rate of norepinephrine. The 2 β-AR blockers were unable to change the serum corticosterone levels and adrenal weights of the CSP mice; however, these drugs abrogated the effects of cohabitation on neutrophil oxidative burst and phagocytosis. Finally, an increase in the 5-HT turnover rate was observed in the olfactory bulb of CSP mice compared to their respective controls, an effect that was not modified by β-AR blockade. Conclusion: These results confirm and strengthen our hypothesis that the SNS is involved in the effects induced by cohabitation with ETB mice and point towards β 2 -AR participation in the immune effects analyzed.

    Icon

  • IPEN-DOC 24243

    PEREIRA, LUAN M. ; SAIKI, MITIKO . Análise da composição elementar dos fitoterápicos espinheira santa e berinjela pelo método de análise por ativação com nêutrons. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, October 22-27, 2017, Belo Horizonte, MG. Proceedings... Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2017.

    Abstract: O uso de fitoterápicos tem se tornado bastante popular no Brasil devido a sua vasta flora e a crença de que tudo que é natural não apresenta efeitos danosos a saúde humana. Entretanto estes produtos podem conter elementos tóxicos ou os essenciais em excesso prejudiciais ao organismo humano O objetivo deste trabalho foi analisar fitoterápicos Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) e Berinjela (Solanum melongena) pelo método de análise por ativação com nêutrons (NAA). As amostras de fitoterápicos foram adquiridas em drogarias na forma de cápsulas, e os seus conteúdos foram removidos das cápsulas para as análises. O procedimento de NAA consistiu em irradiar as alíquotas dos fitoterápicos e os padrões sintéticos de elementos com nêutrons do reator nuclear IEAR1 seguida de espectrometria de raios gama. Os radioisótopos formados foram identificados pelas meias vidas e energias dos raios gama e as concentrações dos elementos foram calculadas pelo método comparativo. Para controle de qualidade analítica, foram analisados os materiais de referência certificados e cujos resultados apresentaram, em geral, uma boa exatidão e precisão. Nos fitoterápicos, os elementos K e Ca foram encontrados em concentrações mais elevadas, da ordem de mg g-1, Br, Fe, Rb e Zn da ordem de μg g-1 e os elementos Co, Cr, Cs, La e Sc da ordem de ng g-1. Resultados obtidos neste trabalho demonstraram a viabilidade de aplicar o procedimento de NAA na determinação da composição elementar de fitoterápicos.

    Icon

  • IPEN-DOC 24231

    JUNQUEIRA, LUCAS S. ; SILVA, SHARLLENY A.; FAVARO, DEBORAH I.T. . Avaliação das concentrações de elementos terras raras, metais e traço em sedimentos do reservatório graminha, estado de São Paulo, pela técnica de ativação neutrônica. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, October 22-27, 2017, Belo Horizonte, MG. Proceedings... Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2017.

    Abstract: No presente estudo, perfis de sedimentos foram coletados no reservatório de abastecimento Graminha (Caconde), ESP, em Ago/2014 (pontos 1 e 4). Utilizou-se a técnica analítica de Análise por Ativação com Nêutrons Instrumental (INAA) e os elementos determinados foram: As, Ba, Br, Ca, Co, Cr, Cs, Fe, Hf, K, Na, Rb, Sb, Ta, Th, U e Zn e os elementos terras raras (ETRs) (Ce, Eu, La, Lu, Nd, Sm, Sc, Tb e Yb). Os valores de concentração para os elementos As, Cr e Zn foram comparados aos valores orientadores de concentração (TEL e PEL) estabelecidos pelo CCME (Canadá) e adotado pela CETESB. Os sedimentos foram classificados como de qualidade boa ou ótima, para esses 3 elementos. Os valores encontrados nas ultimas fatias do perfil 1(profundidade 90 cm) foram tomados como valores basais de referência e a partir desses valores, calcularam-se os fatores de enriquecimento (FE) e o Índice de Geoacumulação (IGeo). Valores de FE>1,5 foram encontrados, principalmente, para os ETRs, U e Th, em ambos os pontos, indicativo de presença de contribuição antrópica. Os valores de IGeo confirmaram os valores de FE, com valores de 1<IGeo<5, com classificação de moderadamente poluído a muito poluído, para os mesmos elementos, em ambos os perfis.

    Icon

  • IPEN-DOC 24228

    ANGELINI, MATHEUS ; FRANKLIN, ROBSON L.; ROCHA, FLAVIO R.; FAVARO, DEBORAH I.T. . Avaliação e distribuição de metais, elementos traço e terras raras em perfis de sedimentos do reservatório de promissão, estado de São Paulo, por INAA. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, October 22-27, 2017, Belo Horizonte, MG. Proceedings... Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2017.

    Abstract: O presente estudo avaliou a concentração de elementos em dois pontos do reservatório (1 e 3). Foram coletados 2 perfis de sedimentos fracionados em campo, a cada 2,5 cm, gerando 14 e 20 frações, respectivamente, de acordo com as suas profundidades (35 e 50 cm). Utilizou-se a técnica de Análise por Ativação com Nêutrons Instrumental (INAA) e foram determinadas as concentrações dos elementos: As, Ba, Br, Ca, Co, Cr, Cs, Fe, Hf, K, Na, Rb, Sb, Sc, Ta, Th, U, Zn e os elementos terras raras (Ce, Eu, Gd, La, Lu, Nd, Sm, Tb e Yb). A validação da metodologia foi feita através das análises de materiais de referência certificados. Os valores do NASC (North American Shale Composite) foram utilizados como valores de referência para cálculo de Fator de Enriquecimento (FE) e Índice de Geoacumulação (IGeo), ferramentas utilizadas para avaliação de níveis de poluição. Comparou-se também a concentração dos elementos As, Cr e Zn com os valores orientadores TEL (Treshold Effect Level) e PEL (Probable Effect Level), valores que fornecem faixas de concentração para esses elementos indicando a presença ou não de prováveis efeitos na biota aquática advinda dessas concentrações.

    Icon

  • IPEN-DOC 24226

    TAKAMOTO, ARISSA ; SAIKI, MITIKO . Determinação da composição elementar de plantas medicinais pelo método de análise por ativação com nêutrons. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, October 22-27, 2017, Belo Horizonte, MG. Proceedings... Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2017.

    Icon

  • IPEN-DOC 24225

    FRANCO, JOSE F. da S. ; EL DIB, REGINA; AGARWAL, ARNAV; SOARES, DIOGO; MILHAN, NOALA V.M.; ALBANO, LILIAN M.J.; KIM, CHONG A.. Mucopolysaccharidosis type I, II and VI and response to enzyme replacement therapy: results from a single-center case series study. Intractable & Rare Diseases Research, v. 6, n. 3, p. 183-190, 2017. DOI: 10.5582/irdr.2017.01036

    Abstract: Mucopolysaccharidoses (MPS) types I, II and VI are associated with deficiencies in alpha- L-iduronidase, iduronate-2-sulfatase and N-acetylgalactosamine-4-sulfatase, respectively, and generally involve progressive and multi-systemic clinical manifestations. Enzyme replacement therapy (ERT) appears to be reasonably well tolerated. The aim of this study was to examine clinical and diagnostic findings of a series of pediatric and adult MPS patients, and assess the safety and efficacy of ERT in children and adults with MPS type I, II and VI. Pediatric and adult patients were treated weekly with 1 mg/kg recombinant human N-acetylgalactosamine-4-sulphatase (rhASB), 0.45 mg/kg alpha-L-iduronidase, or 0.5 mg/kg iduronate-2-sulfatase. Clinical and biochemical parameters with ERT were evaluated for a mean duration of 5 years. Mantel-Haenszel risk ratios and associated 95% confidence intervals (CIs) were calculated for rates of death among different types of enzyme replacement therapies (ERTs). Twenty-seven patients (mean ages – pediatric: 6.8 years; adult: 29 years) were included. ERT was found to be consistently well tolerated and effective in attenuating symptoms, but did not prevent the progression of the disease or reduce mortality rates. Our findings demonstrated that early diagnosis and initiation of ERT are critical for improvements in patient-important outcomes and quality of life, although disease progression and mortality rates remain high.

    Icon

  • IPEN-DOC 24222

    CECCHI, C.R. ; HIGUTI, E. ; LIMA, E.R. ; VIEIRA, D.P. ; SQUAIR, P.L.; PERONI, C.N. ; BARTOLINI, P. . Efficient non-invasive plasmid-DNA administration into tibialis cranialis muscle of “little” mice. Current Molecular Medicine, v. 17, n. 3, p. 230-235, 2017. DOI: 10.2174/1566524017666170721152119

    Abstract: Background: An alternative treatment for growth hormone deficiency based on hGH-DNA administration, followed by electro gene transfer, was investigated by injecting the plasmid into surgically exposed or non-exposed quadriceps or tibialis muscle of immunodeficient “little” mice. Methods: An optimization of electrotransfer conditions via a new combination of high/low voltage pulses is presented. After 3 days, serum hGH was determined and in a 28-day assay, the relative growth parameters were compared. Results: Both groups exhibited similar results: 5.0 ± 2.2 (SD) and 3.5 ± 0.9 ng hGH/ml (P>0.05; n=7) for the exposed quadriceps and non-exposed tibialis treatments, respectively. The final body weight increases were 16.1% for the quadriceps and 18.9% for the tibialis group. The tail and nose-to-tail length increases were 4.5% and 7.1% for the quadriceps and 4.8 and 4.6% for the tibialis group. The right and left femur length increases, obtained from radiographic measurements, were 16.9% and 12.7% for the quadriceps and 19.4% and 12.3% for the tibialis, respectively. A non-significant difference between exposed quadriceps and non-exposed tibialis treatments (P=0.48) was confirmed via a completely integrated statistical analysis. Circulating mIGF-1 levels were 126 ± 47, 106 ± 93 (P>0.05) and 38 ± 15 ng/ml for the quadriceps, tibialis and saline treatments, respectively. Conclusion: These results show that hGH-DNA administration into non-exposed tibialis muscle followed by the new HV/LV electrotransfer protocol was an equally efficient, less traumatic treatment,

    Icon

  • IPEN-DOC 24261

    FERRARI, MARCELLO ; NEVES, MAURICIO D.M. das . Avaliação da tenacidade em junta soldada dissimilar de aço-carbono estrutural com aço baixa-liga temperado e revenido após tratamento térmico de alívio de tensões / Toughness assessment of dissimilar welded joint of structural carbon steel with quenched and tempered low alloy steel after post weld heat treatment. In: CONGRESSO NACIONAL DE SOLDAGEM, 43., 06-09 de novembro, 2017, Joinville, SC. Anais... 2017.

    Abstract: O principal objetivo do tratamento térmico de alívio de tensões após a soldagem (TTAT) é obter ou melhorar certas propriedades consideradas importantes para as condições de serviço de equipamentos ou estruturas ou ainda para reduzir as tensões residuais. Entretanto, para alguns tipos de aços, não é recomendado o TTAT devido à possibilidade de redução da tenacidade na zona afetada pelo calor (ZAC) e do metal de solda na junta soldada e também pela ocorrência de trincas intergranulares na região de crescimento de grão da ZAC. Por outro lado, em determinadas situações, tais como, a manutenção da estabilidade dimensional para usinagem ou na soldagem de chapas grossas, o TTAT pode ser imprescindível. Assim torna-se necessário avaliar os efeitos do TTAT nestes casos por meio de ensaios mecânicos e análises microestruturais. Neste trabalho foi avaliada a tenacidade da junta soldada nas condições “como soldado” e com TTAT para duas peças de testes soldadas em chapas grossas de aço carbono ASTM A36 com aço ASTM A514 Grau Q empregando-se o processo arame tubular e o consumível E71T-1. Foram realizados exame macrográfico com perfil de dureza Vickers e ensaio de impacto Charpy e fractografia. A caracterização microestrutural foi realizada por meio de microscopia óptica e eletrônica. A ZAC apresentou valores satisfatórios de tenacidade tanto na condição “como soldado” com também após TTAT. O metal de solda apresentou baixos valores de tenacidade após o TTAT e foi observada a ausência de trincas intergranulares tanto na ZAC como no metal de base ASTM A514.

    Icon

  • IPEN-DOC 24263

    MIYANO, R.S.L.; TAKIISHI, H. ; SOARES, E.P. ; SALIBA-SILVA, A.M. ; ROSSI, J.L. . Sintered Nickel Casing for Irradiation Targets. Materials Science Forum, v. 869, p. 484-489, 2016. DOI: 10.4028/www.scientific.net/MSF.869.484

    Abstract: The aim of this work was to develop an alternative way to obtain casings used with irradiation targets containing uranium, for the production of the radionuclide Mo-99-Tc99m. The targets used for the production of Mo-99 are materials containing U-235 designed to be irradiated in a nuclear reactor. Usually these targets are encapsulated in aluminum or stainless steel. The idea here is to obtain casings by encapsulating a uranium button or a metallic cylinder with compacted and sintered nickel powder, this serving as a sealing for the fissile products occurring during U-235 irradiation. The sintered high purity nickel powder samples were compacted in uniaxial hydraulic press at 195 MPa. The sintering of the samples was carried out in an open-air furnace in an atmosphere with a certain control using titanium-machining chips at 600 ˚C. The samples bulk density was evaluated by the Archimedes' principle. The porosity of 20.08% was measured by mercury porosimetry. The microstructure was investigated by scanning microscopy revealing interconnected porosity and nickel oxide at the particles boundary surface. The results obtained by sintering of nickel powder according to the experimental undertaken, indicate the feasibility of achieving a casing for uranium targets.

    Icon

  • IPEN-DOC 24262

    MELLO, ROBERTA M. de ; BRESSIANI, ANA H. de A. . Thermal Shock Resistance of Liquid Phase Sintered SiC. Materials Science Forum, v. 881, p. 103-108, 2017. DOI: 10.4028/www.scientific.net/MSF.881.103

    Abstract: The aim of this study was to evaluate the effect of Y2O3:Al2O3 additives and sintering temperature on thermal shock resistance of silicon carbide sintered via liquid phase. Silicon carbide samples containing 10 mol% Y2O3:Al2O3 (1:3 and 1:4) were prepared, compacted and sintered at 1750, 1850 and 1950 °C in a graphite resistive furnace. Thermal shock resistance was evaluated after each thermal cycle performed at 600, 750 and 900 °C followed by abrupt cooling in water. Samples with two Y2O3:Al2O3 proportions did not show major differences when sintered at the same temperature, though, rising the sintering temperature improves Y2O3:Al2O3 modified-SiC thermal shock resistance.

    Icon

  • IPEN-DOC 24267

    DAMIANI, RENATA; FEITOSA, THAIS; DAKIC, VANJA; SILVA, JOSEMAR; CUNHA, TATIANA; NORONHA, MARCOS; HIGA, OLGA ; ALEPEE, NATHALIE; PELLEVOISIN, CHRISTIAN; BACELLAR, MARIANO; BALOTTIN, LUCIENE; VECCHI, RODRIGO de; MEDEIROS, FABIANA . Use of in vitro methods according to OECD GD 129 and OECD TG 439 to classify children′s articles aligned with the UN GHS principles. In: WORLD CONGRESS ALTERNATIVES AND ANIMAL USE IN THE LIFE SCIENCES, 10th, August 20-24, 2017, Seattle, Washington, USA. Abstract... 2017.

    Abstract: Alternative Methods Network (RENAMA), National Institute of Metrology, Quality and Technology (INMETRO), Rio de Janeiro, Brazil, 4Schools Articles Safety Brazilian Technical Committee (CEE 102), Brazilian Association of Technical Standards (ABNT), São Paulo, Brazil, 5Biotechnology Department, Nuclear and Energy Research Institute (IPEN/CNEN-SP), São Paulo, Brazil, 6Research and Innovation, L’Oréal Research and Innovation, Aulnay-sous-bois, France, 7Research and Innovation, Episkin Academy, Lyon, France Schools Articles Safety Brazilian Technical Committee (TC/ABNT CEE 102) has taken up the challenge to update the national safety standard ABNT NBR 15236:2016 that complies with the regulations and guidelines on alternatives testing. The current aim was to provide an in vitro strategy for risk assessment of school articles with data integration following OECD GD129 & TG439. In Vitro Acute Toxicity and SkinEthicTM Reconstructed Human Epidermis Skin Irritation methods were adapted from medical devices protocols by measuring cytotoxic effects of extracts prepared according ISO10993. Results obtained on >150 school articles (pens, pencils, crayons, watercolor, adhesives, correction fluid) were reproducible. 100% concordance with UN GHS classification for discriminating approval (95%) versus non-approval (5%) was observed. In conclusion, these results are important to ensure that regulatory authorities in Brazil are provided with the appropriate data required for decision-making.

    Icon

  • IPEN-DOC 24266

    DAMIANI, RENATA; VALGODE, FLAVIA; PASSOS, PRISCILA; VALADARES, MARCOS; BIAGI, DIOGO; HIGA, OLGA ; MEDEIROS, FABIANA . Cytotoxicity model using human cardiomyocytes derived from pluripotent cells (iPSCs) for cardiotoxicity safety assessment. In: WORLD CONGRESS ALTERNATIVES AND ANIMAL USE IN THE LIFE SCIENCES, 10th, August 20-24, 2017, Seattle, Washington, USA. Abstract... 2017.

    Abstract: In contemporary drug development, preclinical and clinical evaluation, cardiac safety concerns arise from a variety of drug-tissue interactions, including direct myocyte toxicity. In this study, in vitro cytotoxic studies were conducted on GLP conditions in human cardiomyocytes derived from pluripotent cells (iPSCs). Before testing, cell population purity, above 90%, were confirmed by troponin 1 antibody biomarker. iPSCs cells were incubated with DMSO and Doxorubicin for 48 hours in a 96-well plates. Three different dyes – MTS, MTT and NR – were used to evaluate cell viability. The results showed that the iPSCs derived cardiomyocyte model was sensitive to predictive moderate and severe drug-induced cardiotoxicity. According to these results, the in vitro cytotoxicity model using iPSCs derived cardiomyocytes can be applied in the safety assessment of novel drug candidates as well as to identify compounds that may cause cardiotoxicity.

    Icon

  • IPEN-DOC 24265

    SILVA, FELIPE D. ; SUZUKI, MIRIAM ; OLIVEIRA, JOAO ; FREIRE, RENAN ; BARTOLINI, PAOLO ; SOARES, CARLOS ; AFFONSO, REGINA . Expression of human prolactin in HEK293T using different transfection reagents. In: ANNUAL MEETING OF THE BRAZILIAN SOCIETY FOR BIOCHEMISTRY AND MOLECULAR BIOLOGY, 46th, July 27-30, 2017, Águas de Lindóia, SP. Abstract... São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2017.

    Abstract: INTRODUCTION Prolactin is a hormone produced by the pituitary gland with numerous functions, such as lactation, reproduction, osmotic and immune regulation. This hormone is upregulated in cases of lack of lactation, infertility and cancer. Recombinant prolactin has been produced in Escherichia coli with an initial methionine which may cause immunological reactions, or in its authentic form in mammalian cells. Our laboratory has already synthesized human prolactin (hPRL) without initial methionine in E. coli periplasm and Chinese hamster ovary cells. CHO cells have been widely used in the synthesis of human recombinant proteins because of their similarity with human post-translational modifications as glycosylation. The HEK293, a human embryonic kidney cell, can do diverse glycosylation depend on culture conditions. OBJECTIVES This work compares different transfection reagents in the production of hPRL in HEK293T. MATERIALS AND METHODS The hPRL cDNA was inserted into the pEDdc vector donated by the Genetics Institute, USA. Three transfection reagents were used: LipofectamineTM (Thermo), XfectTM (Clontech), and ExpiFectamineTM (Thermo). HEK293T cells, a human strain, were cultured in 10 cm² Ø petri dishes with RPMI 1640 medium with 10% fetal bovine serum (FBS). After transfection, the medium was changed to serum free CHO-S-SFM II (Invitrogen, USA). 100% of the medium was collected and changed every two days. The collected medium was stored at -80°C. Samples were analyzed by SDS-PAGE, Western blotting and HPLC. DISCUSSION AND RESULTS The glycosylated and non-glycosylated hPRL forms secreted into the culture medium were confirmed by Western blot and RPHPLC in the three transfected cultures in recombinant human cells. The reagent with the best result was Xfect (2 μg/mL), followed by Lipofectamine (1.6 μg/mL) and Expifectamine (1.2 μg/mL). CONCLUSION The transient expression of hPRL using HEK293T cells enable laboratory production of glycosylated hPRL for future studies of N-glycans produced by these cells.

    Icon

  • IPEN-DOC 24264

    SILVA, F.D.; SEVILHANO, T.C.A. ; FREIRE, R.P.; SUZUKI, M.F. ; OLIVEIRA, J.E. ; PERONI, C.N. ; RIBELA, M.T.C.P. ; BARTOLINI, P. ; SOARES, C.R.J. . Transient expression of recombinant human prolactin and thyrotropin in human embryonic kidney (Expi293FTM) suspension cells. In: CONFERENCE ON PROTEIN EXPRESSION IN ANIMAL CELLS, 13th, September 24-28, 2017, Valencia, Spain. Abstract... 2017.

    Abstract: Human prolactin (hPRL) and human thyrotropin (hTSH) are pituitary polypeptide hormones with key functions in the physiological regulation of the human body. hPRL is highly secreted during lactation, has important action in reproduction and for immunoregulation, among other functions. hTSH is related to the control of thyroid gland. The Chinese Hamster Ovary (CHO) and Human Embryonic Kidney (HEK293) cells are the most used hosts for expression of recombinant human proteins because they can be easily cultured in suspension conditions, and express high levels of proteins that have a relative similarity in post-translational modifications compared to their human counterparts. Our laboratory has experience in the synthesis of these proteins in the Escherichia coli periplasm (hPRL), adhered CHO (hPRL and hTSH), suspension CHO (hPRL) and adhered HEK293T cells (hTSH). The aim of this work was to produce hPRL and hTSH in suspension Expi293FTM cells for their characterization. The hPRL and hTSH cDNA were introduced into the commercial plasmid pcDNATM 3.4-TOPO® and 30 μg of these plasmids were used to transfect 30 mL of suspension Expi293FTM cells (2.5 x 106 cells/mL) in a 125 mL erlenmeyer, using 81 μL of ExpiFectamineTM transfection agent. After 16 h of transfection, 150 μL of Enhancer 1 and 1.5 mL of Enhancer 2 were added and the culture was maintained in an incubator at 37 °C, 8% CO2, at 125 rpm in orbital shaker. Samples of conditioned media (Expi293TM expression medium) were collected during 4 days and stored at -80 °C. These were analyzed by SDS-PAGE, ELISA, Western blotting, and HPLC. For the first time, hPRL and hTSH, were transiently expressed in human (Expi293FTM) suspension cells, the expression levels reaching, on the 3rd day, 46 μg of hPRL/mL and 116 μg of hTSH/mL. These results show that the expression is clearly dependent on the characteristics of the protein and that this methodology is very efficient to obtain high levels of human glycoproteins in a short time and will allow us to purify them and compare their glycosylation profiles of these to CHO-derived and human native pituitary hormones.

    Icon

  • IPEN-DOC 24270

    MARTINS, R.; CARVALHO, L.R. de; VIEIRA, D.P. ; BARBEZAN, A.B.; VILLAVICENCIO, A.L.C.H. . In vivo evaluation of genotoxic potential of liver cells from rats fed with irradiated diet using flow cytometry. In: ANNUAL MEETING ON COUNCIL ON IONIZING RADIATION MEASUREMENTS AND STANDARDS, 25th, March 27-29, 2017, Gaithersburg, MD, USA. Proceedings... 2017.

    Abstract: Radiation sources became widely available since 1960’s, and between its main uses are the applications in food irradiation and research of effects of ionizing radiation on food products. Despite some public concern, the process is safe, free from chemical residues and presents advantages for preservation and storage. Nevertheless, safety dose parameters must be adopted in irradiation procedures to inhibit formation of undesirable and/or toxic products, for example, 2-ACB’s (2-alkylcyclobutanones) that are cyclic compounds containing four carbon rings that can be formed in food when its fat content is irradiated through breakdown of fatty acids. 2-ACBs are considered a unique class of compounds due to divergences between results of its mutagenicity potential collected from different studies. In this study, a cell population collected from rat livers were chosen for in vivo genotoxicity analysis because the importance of the liver in the metabolization of compounds. Analysis was performed using the micronuclei test using flow cytometry, allowing faster analysis, use of few materials and reduction in the number of animals, what is a subject much addressed currently in research. Irradiated rat diet did not show any genotoxic effect on liver cell populations. The improvement of the techniques is important for the future of the research since the irradiation process is already consolidated.

    Icon

  • IPEN-DOC 24269

    BONFIM, LETICIA ; GONÇALVES, KARINA O.; VIEIRA, DANIEL P. . Development of three-dimensional cellular culture system for testing of biological effects of radiations in tumoral and non-tumoral models. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE BIOCIENCIAS NUCLEARES, 12., 09-11 de outubro, 2017, São Paulo, SP. Anais... 2017.

    Abstract: Pre-clinical drug testing is currently based on based on monolayer or 2D (2D) cell cultures and, despite the large-scale use of this form of culture, there is already scientific evidence that the cellular disposition in monolayers does not adequately simulate tissue physiology, as it prevents cells from expressing their characteristics in a manner analogous to that found in the organism. For this purpose, the work aimed to produce three dimensional structures, referred as spheroids, using magnetic levitation by adding iron nanoparticles to the cultures and with the aid of magnets. Electron microscopy showed particles with about 20nm in diameter. FTIR (Fourier-transform infrared spectroscopy) analysis showed stretches compatible with iron and amino acid (Lysine) binding. The images showed the formation of spherical bodies until the ninth day. LnCap spheroid diameter varied from (mean ± error) 434.407 ± 50.018 m (5th day) to 264.574 ± 13.184 μm (9th day). Cultures of CHO ranged from 229.237 ± 5.278 to 236.719 ± 12.910 μm in the same period. Spheres generated by magnetic levitation could be measured by digital means and compared throughout the experiment. The tool can be used to test the biological effects of radiation and / or radiopharmaceuticals in culture.

    Icon

  • IPEN-DOC 24272

    GONÇALVES, KARINA O.; BONFIM, LETICIA ; VIEIRA, DANIEL P. ; COURROL, LILIA C.. Gold nanoparticles synthetized with aminolevulinic acid for theranostic: photodynamic and sonodynamic therapies. In: PAN AMERICAN CONGRESS OF NANOTECHNOLOGY, 1st; FUNDAMENTALS AND APPLICATIONS TO SHAPE THE FUTURE, November 27-30, 2017, Guarujá, SP. Proceedings... 2017.

    Abstract: In this study we propose to synthesize gold nanoparticles with 5-ALA, to study cytotoxicity in cell cultures, to perform photodynamic (PDT) and sonodynamic (SDT) therapies and to compare the efficience of 5-ALA delivery. For 5-ALA:AuNPs synthesis, is used a 300 Watt Xenon lamp for photo reduction. Cytotoxicity tests were performed on 96-well plates with THP-1 human cells, which were differentiated into macrophages. For the PDT, an amber LED at 590 nm (~ 100mW) was used for 2 minutes and SDT was used with pulses of 1 MHz and 1W / cm2, for 2 minutes. Cellular viability assays (MTS) were performed to evaluate therapies. The results have shown improved photosensitizer delivery in cells incubated with 5-ALA:AuNPs, leading to cell death and indicating potential use as a photo and sonosensitizer agent.

    Icon

Próxima página

A pesquisa no RD utiliza os recursos de busca da maioria das bases de dados. No entanto algumas dicas podem auxiliar para obter um resultado mais pertinente.

É possível efetuar a busca de um autor ou um termo em todo o RD, por meio do Buscar no Repositório , isto é, o termo solicitado será localizado em qualquer campo do RD. No entanto esse tipo de pesquisa não é recomendada a não ser que se deseje um resultado amplo e generalizado.

A pesquisa apresentará melhor resultado selecionando um dos filtros disponíveis em Navegar

Os filtros disponíveis em Navegar tais como: Coleções, Ano de publicação, Títulos, Assuntos, Autores, Revista, Tipo de publicação são autoexplicativos. O filtro, Autores IPEN apresenta uma relação com os autores vinculados ao IPEN; o ID Autor IPEN diz respeito ao número único de identificação de cada autor constante no RD e sob o qual estão agrupados todos os seus trabalhos independente das variáveis do seu nome; Tipo de acesso diz respeito à acessibilidade do documento, isto é , sujeito as leis de direitos autorais, ID RT apresenta a relação dos relatórios técnicos, restritos para consulta das comunidades indicadas.

A opção Busca avançada utiliza os conectores da lógica boleana, é o melhor recurso para combinar chaves de busca e obter documentos relevantes à sua pesquisa, utilize os filtros apresentados na caixa de seleção para refinar o resultado de busca. Pode-se adicionar vários filtros a uma mesma busca.

Exemplo:

Buscar os artigos apresentados em um evento internacional de 2015, sobre loss of coolant, do autor Maprelian.

Autor: Maprelian

Título: loss of coolant

Tipo de publicação: Texto completo de evento

Ano de publicação: 2015

Para indexação dos documentos é utilizado o Thesaurus do INIS, especializado na área nuclear e utilizado em todos os países membros da International Atomic Energy Agency – IAEA , por esse motivo, utilize os termos de busca de assunto em inglês; isto não exclui a busca livre por palavras, apenas o resultado pode não ser tão relevante ou pertinente.

95% do RD apresenta o texto completo do documento com livre acesso, para aqueles que apresentam o significa que e o documento está sujeito as leis de direitos autorais, solicita-se nesses casos contatar a Biblioteca do IPEN, bibl@ipen.br .

Ao efetuar a busca por um autor o RD apresentará uma relação de todos os trabalhos depositados no RD. No lado direito da tela são apresentados os coautores com o número de trabalhos produzidos em conjunto bem como os assuntos abordados e os respectivos anos de publicação agrupados.

O RD disponibiliza um quadro estatístico de produtividade, onde é possível visualizar o número dos trabalhos agrupados por tipo de coleção, a medida que estão sendo depositados no RD.

Na página inicial nas referências são sinalizados todos os autores IPEN, ao clicar nesse símbolo será aberta uma nova página correspondente à aquele autor – trata-se da página do pesquisador.

Na página do pesquisador, é possível verificar, as variações do nome, a relação de todos os trabalhos com texto completo bem como um quadro resumo numérico; há links para o Currículo Lattes e o Google Acadêmico ( quando esse for informado).

ATENÇÃO!

ESTE TEXTO "AJUDA" ESTÁ SUJEITO A ATUALIZAÇÕES CONSTANTES, A MEDIDA QUE NOVAS FUNCIONALIDADES E RECURSOS DE BUSCA FOREM SENDO DESENVOLVIDOS PELAS EQUIPES DA BIBLIOTECA E DA INFORMÁTICA.

O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

Repositórios Digitais Institucionais: a experiência

do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

(IPEN)

Mery P. Zamudio Igami

Biblioteca Terezine Arantes Ferraz

1 Repositórios Digitais Institucionais – RDI

A tecnologia da informação modificou significativamente todas as atividades rotineiras da sociedade. O surgimento das redes de comunicação transformou o ambiente onde elas atuam mudando o conceito de espaço e tempo no âmbito da comunicação e informação pela instantaneidade da transmissão de dados.

Na área de comunicação científica não foi diferente. Toda a cadeia de produção, disseminação, publicação e armazenamento de documentos científicos experimentou uma grande transformação, impactando de forma positiva a produção e consumo da informação científica na área acadêmica. O surgimento da internet e da WWW, na década de 80, aceleraram as mudanças na forma de comunicar e disseminar os trabalhos acadêmicos que passaram do suporte exclusivamente em papel para o suporte digital.

Na mesma época houve uma significativa crise mundial devido aos altos preços praticados pelas editoras no processo de assinatura das publicações periódicas, tornando inviável a sustentação das coleções pelas bibliotecas e afetando diretamente a consulta pelos usuários. Como reação da própria comunidade científica surgiu então o movimento de livre acesso à informação científica, mais conhecido por Open Access Iniciative (KURAMOTO, 2012).

Esse movimento defende a disponibilização na internet da literatura acadêmica e científica permitindo que seja lida, descarregada, distribuída, impressa e pesquisada livremente.

É importante o registro histórico desse movimento não somente porque está diretamente relacionado à criação dos RDIs, mas também porque ele possibilitou várias mudanças estruturais no fluxo da comunicação científica. Os editores perderam a exclusividade de distribuição (comercialização) da pesquisa científica, uma vez que na era digital é possível que isso seja realizado de forma descentralizada e por iniciativa de cada autor.

1.1 O movimento do Open Access Iniciative - OAI

A partir de 1999, os movimentos em favor do acesso livre à literatura científica, principalmente à literatura produzida sob financiamento público, consolidaram-se.

A comunidade acadêmica envolvida nesses movimentos corroborou o seu apoio por meio de declarações formais, dentro das quais se destaca a Declaração de Budapest – BOAI –1 em 2002, onde foram emitidos os conceitos básicos do OAI, e a Declaração de Berlim2 em 2003, onde se destacou a natureza institucional dos repositórios digitais de livre acesso como um espaço organizado baseado em regras de utilização que conferem credibilidade aos materiais publicados e em políticas de arquivamento a longo prazo.

O movimento Open Archives Iniciative desenvolveu padrões de interoperabilidade buscando facilitar a comunicação eficiente de conteúdo. Foram também estabelecidas duas modalidades para viabilizar a disponibilidade dos conteúdos: a via verde que diz respeito ao autodepósito nos RDs e a via dourada que inclui as revistas que publicam os artigos com livre acesso.

O primeiro repositório digital (ArXiv.org )3 foi instalado no laboratório de física, em Los Álamos, EU, coordenado pelo físico Paul Ginsparg (1996), motivado pela insatisfação com os rumos na política de aquisição das publicações científicas e a crescente inviabilidade das bibliotecas americanas de manter as coleções atualizadas. Daquela época para a atual aconteceram inúmeras mudanças positivas nos modelos de funcionamento dos repositórios promovidas pela evolução da TI.

________________________________________________

1 Budapest Open Access Iniciative - http://www.budapestopenaccessinitiative.org

2 Open Access - http://openaccess.mpg.de/Berlin-Declaration

3 General Information about Arxiv - http://arxiv.org

Não existe um modelo único para a criação dos RDIs; cada instituição define a política de depósito adequada ao contexto da sua comunidade. O importante é que essa comunidade valide e utilize a plataforma tornando-a uma vitrine da sua produção científica.

No país, o movimento de Acesso Aberto e construção de Repositórios Digitais Institucionais tiveram um grande incentivo e apoio técnico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – (IBICT) (INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2009). De acordo com o Diretório internacional de RDIs – o DOAR4, até o momento, há no país 153 repositórios digitais em funcionamento, dos quais a maioria é mantida pelas instituições onde a comunidade produz os trabalhos científicos. Desses RDIs, 74% utilizam o software Dspace5.

1.2 O Projeto de Lei sobre os Repositórios Digitais

Em 2007, foi apresentado o Projeto de Lei no senado PL1120/2007 (BRASIL, 2007), que torna obrigatório nas universidades e institutos de pesquisa o desenvolvimento e implantação de RDIs nas instituições de origem, bem como torna obrigatório o autodepósito da produção científica por parte dos seus pesquisadores. Além disso, o Projeto de Lei determina a formação de uma comissão de alto nível para discutir, propor e estabelecer uma política de livre acesso à informação científica. Além de simplesmente criar mecanismos de disseminação da informação científica, o Projeto propõe a criação de uma comissão para discutir políticas e estabelecer diretrizes a serem adotadas em nível nacional pelas instituições que produzem informação científica.

1.3 O que são os RDIs?

Os RDIs constituem atualmente um avanço na gestão do conhecimento intelectual. Podem receber diversas denominações tais como equipamentos institucionais, observatórios digitais, instrumentos ou ferramentas de gestão de conhecimento e outras.

________________________________________________

4 The Directory of Open Access Repositories – OpenDOAR - http://www.opendoar.org

5 Software livre para construção de Repositorios Institucionais Digitais (Dspace) - http://www.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/Sistema-para-Construcao-de-Repositorios-Institucionais-Digitais

Um dos aspectos mais importantes dos RDIs é que eles estão inseridos na política institucional de gestão do conhecimento e são essencialmente instrumentos gerenciais de onde se obtém indicadores para auxiliar na gestão da política científica das instituições de pesquisa.

Sob a ótica documentária um RDI constitui um serviço de informação científica em ambiente digital, interoperável e de acesso aberto, dedicado ao gerenciamento da produção científica de uma instituição. Contempla a reunião, armazenamento, organização, preservação, recuperação e, sobretudo, a ampla disseminação e visibilidade da informação científica produzida na instituição.

1.3.1 O que caracteriza um repositório digital?

a) a organização, armazenamento, acesso e distribuição de documentos digitais;

b) a utilização de padrões abertos acessibilidade;

c) as funcionalidades que o software selecionado permite;

d) a utilização de metadados com padrão internacional – interoperabilidade;

e) o arquivo digital anexado;

f) o acesso de buscadores para elaboração de rankings internacionais - visibilidade;

g) o autodepósito dos trabalhos;

h) a monitoração, controle e elaboração de indicadores.

2 O RDI do IPEN

O prestígio de uma instituição de pesquisa está fortemente vinculado aos resultados dos elementos intangíveis, por exemplo, qualidade no ensino da pós-graduação, e tangíveis como os resultados da pesquisa, entre eles a Produção científica. Tradicionalmente, o IPEN, por meio da sua unidade de informação, mantém a sua produção científica organizada e atualizada desde sua criação em 1956. No entanto, devido ao avanço da tecnologia da informação, tornou-se necessário atualizar a plataforma gerenciadora dessa informação já armazenada, com a consequente modernização no processo de gestão do capital intelectual.

No decorrer de 2013, seguindo outras instituições no país, como por exemplo, a Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual Paulista e a Universidade Estadual de Campinas, a Direção do IPEN decidiu criar o seu repositório, uma vez que a matéria prima para concretizar esta ação já se encontrava disponível e organizada de tal forma que se garantiria a sustentabilidade do RDI.

A política de gestão da produção científica é uma prática rotineira no IPEN. Diferentemente da maioria dos repositórios em funcionamento, o RDI do IPEN já nasce com um volume significativo de matéria-prima digital organizada, com políticas definidas de auto arquivamento e de preservação da produção científica.

Porém, o fator determinante de sucesso foi o modelo de indexação e organização dos documentos adotado pela biblioteca desde o início em 1976, quando ainda se constituía em uma base de dados referencial. Este fato facilitou o processo de migração e compatibilização dos metadados para o novo padrão internacional adotado, o Dublin Core, garantindo interoperabilidade com outros repositórios digitais, uma das principais características dos RDIs.

Em novembro de 2013, foram iniciados os trabalhos de construção do RDI do IPEN. Inicialmente foram programadas visitas do grupo de informática e da biblioteca a instituições com experiências bem-sucedidas, como, por exemplo, o Instituto de Pesquisas Espaciais – (INPE) em São José dos Campos e a Universidade de São Paulo- USP, com o objetivo de conhecer melhor o projeto de RDIs dessas instituições e selecionar o modelo mais adequado à realidade do IPEN.

As visitas técnicas embasaram a decisão de selecionar o software Dspace para confecção do repositório do IPEN. O Dspace é um software livre especializado no gerenciamento de repositórios resultante de um projeto colaborativo da MIT Libraries e da Hewlett-Packard Company, amplamente utilizado no mundo. No Brasil, graças ao incentivo do IBICT em Brasília, o DSpace é utilizado por 75% das instituições que possuem repositórios.

2.1 O processo de migração

Em dezembro de 2013, foi iniciado o processo de criação do novo repositório do IPEN, após um estudo preliminar do software e contratação de uma empresa para a capacitação das equipes da biblioteca e da informática.

Nos meses seguintes foram efetuados os testes de implantação do Dspace, configuração, desenho da nova arquitetura do banco de dados, compatibilização e criação de novos metadados, desenvolvimento de funcionalidades.

Na época, a produção científica contabilizada era de 19.200 itens. A migração gradual desses itens iniciou-se em julho de 2014.

Internamente, além de todas as funções inerentes e habituais a um repositório, o diferencial do RDI do IPEN diz respeito à integração com os dados registrados no sistema de informação gerencial e planejamento do instituto, o SIGEPI. Trata-se da uma funcionalidade especial, desenvolvida em ambiente externo ao Dspace, porém acrescentada no momento do registro do documento no Dspace via metadado específico, de tal forma que cada trabalho registrado no RD se correlaciona, automaticamente com a atividade do Plano Diretor à qual o autor do IPEN está vinculado.

Para essa finalidade foi efetuado um exaustivo trabalho de identificação dos nomes completos dos autores do IPEN (lista de autoridades), com as suas respectivas variáveis na forma de citação e agrupamento dos trabalhos. Foi atribuído um número único de identificação para cada autor, o ID autor IPEN, formato semelhante ao Researcher ID utilizado pela base internacional Web of Science. Essa facilidade constituiu um filtro que ao ser acionado reúne e apresenta rapidamente todos os trabalhos de um determinado autor.

Ao RDI está vinculada também uma tabela estatística, atualizada on-line a cada registro introduzido. Essa funcionalidade destina-se à obtenção de dados para a elaboração de índices e quadros estatísticos a serem confeccionados fora do ambiente do Dspace para subsidiar os pesquisadores e os gestores do IPEN, com informações para a monitoração, administração e elaboração de indicadores científicos fornecidos para o Plano Diretor do IPEN, o relatório anual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior( CAPES) e outros, bem como para cumprir as exigências dos órgãos financiadores de pesquisa.

O modelo adotado para a coleta dos trabalhos também difere de outros. Nesta primeira etapa foi considerado mais conveniente o serviço de informação (biblioteca) responsabilizar-se pela coleta, depósito e complementação dos dados, utilizando as fontes de informação nacionais e internacionais. Assim, a unidade de informação realiza periodicamente a verificação dos trabalhos publicados pelos pesquisadores nas bases Web of Science, Scopus, Scielo, INIS e Currículo Lattes. Após a eliminação das duplicatas e localização dos documentos na íntegra efetua-se o depósito no RDI.

Trata-se de um modelo de depósito que esta sendo testado, há vantagens e desvantagens. A principal vantagem diz respeito à economia de tempo do pesquisador uma vez que se elimina a obrigatoriedade do autodeposito, tornando, porém, imprescindível por parte do pesquisador à atualização do seu Currículo Lattes. A maior desvantagem foi absorvida pela Biblioteca, qual seja a coleta periódica dos documentos publicados bem como a localização e obtenção da evidência dos mesmos.

Importante registrar que a construção do RD foi uma iniciativa muito nova na instituição, que demandou um trabalho detalhado, cuidadoso e gradual das equipes de desenvolvimento de sistemas e da biblioteca, dado a pouca familiaridade com a nova plataforma. Alia-se a esse fato a opção de utilizar um software livre, onde certas funcionalidades ainda não foram desenvolvidas.

Em setembro de 2014, após oito meses de trabalho, as equipes conseguiram migrar 23%, das coleções, foi uma tarefa que demandou ajustes, adequações, testes e decisões internas, dado o grande nível de detalhamento dos dados, motivo de comemoração das equipes, após cada etapa finalizada e bem sucedida. Contamos também com a assessoria de uma empresa especializada no assunto, a qual guiou a equipe da informática em cada funcionalidade desenvolvida. Nesse ritmo de trabalho, foi possível completar o processo de migração em fevereiro de 2015. Finalmente, em junho desse mesmo ano, o RDI foi disponibilizado na Internet.

2.2 Desempenho do RDI em 2015

Atualmente o novo RDI:

- dispõe de uma identidade própria e permanente, (ex: http://repositorio.ipen.br );

- utiliza as estatísticas de uso do Google Analytics;

- é reconhecido pelo Google Scholar e outras máquinas de busca da Internet;

- participa dos rankings internacionais de repositórios institucionais (Ex: Webometrics);

- tem registro nos Diretórios Internacionais de RIs (Ex. DOAR);

- interopera com sistemas congêneres.

Conforme foi mencionado, a criação do RDI e a migração dos dados constitui a primeira etapa dentro de um projeto maior, qual seja institucionalizar e operacionalizar a gestão da produção científica do IPEN. Após o processo se consolidar em entrar em rotina de funcionamento, as próximas etapas a serem desenvolvidas pelas equipes, dizem respeito à:

- automação da coleta dos documentos;

- otimização das ferramentas de busca;

- obtenção de relatórios estatísticos customizados;

- otimização do lay-out do RDI;

- acréscimo de novas coleções;

- desenvolvimento de novas funcionalidades.

A pesquisa no RDI é muito simples e segue os padrões da maioria das bases de dados. É possível pesquisar por autor, título, assunto, ID de autor IPEN, ano de publicação, combinar palavras- chave de busca e assim por diante. Apresenta também uma tabela estatística funcionando em tempo real, distribuída por nível monográfico; isso permite que a direção e o corpo técnico científico acompanhe a evolução quantitativa dos documentos depositados no RDI.

Uma das últimas funcionalidades acrescentadas ao RD, diz respeito à sinalização dos autores do IPEN. Ao clicar no símbolo do autor é possível acessar a página do pesquisador, onde se apresentam os seguintes dados: as variáveis do nome, uma tabela com todos os trabalhos constantes no RDI , bem como um quadro resumo numérico. Dessa forma o autor pode visualizar, acessar e monitorar à sua produção científica com o texto completo de forma rápida e simples . O quadro resumo se configura ainda como uma linha do tempo para o autor.

Por se constituir em um equipamento totalmente apoiado na tecnologia da informação, o RDI é um recurso institucional dinâmico sujeito a constantes atualizações e melhorias, o qual deve garantir a confiabilidade dos dados providos bem como assegurar a sua sustentabilidade.

3 Referências bibliográficas

BRASIL. Projeto de Lei do Senado 1120/2007 Dispõe sobre o processo de disseminação da produção técnico-científica pelas instituições de ensino superior no Brasil e dá outras providências. Diário oficial da Republica Federativa , Brasília, DF, Disponível em: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/461698.pdf Acesso em: set. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IBICT Repositórios digitais. Site institucional. Brasília: 2009. Disponível em: http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/repositorios-digitais Acesso em set. 2014.

KURAMOTO, H. Acesso livre: como tudo começou. Brasília, 2012. Blog. Disponível em: http://kuramoto.blog.br/2012/02/27/acesso-livre-como-tudo-comecou Acesso em: set. 2014.

SP, janeiro de 2016