OLANDIR VERCINO CORREA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 111
  • Artigo IPEN-doc 30045
    Avaliação eletroquímica de alumina anódica nanoporosa aplicada a revestimentos biomédicos
    2023 - PIERETTI, E.F.; CORREA, O.V.; NEVES, M.D.M.; OLIVEIRA, M.C.L.; ANTUNES, R.A.
    Óxido de alumínio anódico tem atraído interesse devido ao arranjo regular denanoporos, grande área de superfície específica, boa estabilidade térmica,ausência de toxicidade e biocompatibilidade. As estruturas OAA têm sidoaplicadas em filtros, biossenssores, sensores de oxigênio, catálise efotocatálise. O arranjo geométrico dos nanoporos torna possível utilizar aalumina como molde para a síntese de várias nanoestruturas, como nanoporos,nanotubos, nanobastões e nanofios que apresentam muitas vantagens em áreas deaplicação avançadas devido a suas propriedades químicas, físicas, mecânicas eópticas únicas. Dentre os materiais de aplicação biomédica destacam-se algumasligas de alumínio, pois apresentam resistência mecânica satisfatória,resistência à corrosão e baixo custo.
  • Artigo IPEN-doc 30044
    Avaliação eletroquímica da liga Ti6Al4V produzida por manufatura aditiva
    2023 - PIERETTI, E.F.; CORREA, O.V.; SILVA, L.C.E. da; PILLIS, M.F.; RIBEIRO, M.S.; ROSSI, W. de; NEVES, M.D.M.
    O aprimoramento de propriedades de superfície é uma exigência para osbiomateriais. O objetivo deste trabalho foi investigar a resistência à corrosãode amostras da liga Ti6Al4V produzidas por manufatura aditiva, em solução deRinger, que simula os fluidos corpóreos. As amostras foram produzidas alterando-se alguns parâmetros do processo. A resistência à corrosão foi avaliadautilizando-se métodos eletroquímicos como: monitoramento de potencial decircuito aberto, medições de espectroscopia de impedância eletroquímica epolarização cíclica e análises de superfície por MEV. Algumas amostras forammais susceptíveis à corrosão, pois a alternância de parâmetros do processo defabricação produz superfícies distintas com acabamento superficialdiversificado, resultando em comportamentos diversos.
  • Artigo IPEN-doc 28904
    Enhancement of the RE-boronizing process through the use of La, Nd, Sm, and Gd compounds
    2021 - SANTAELLA, CESAR R.K.; COTINHO, SAMUEL P.; CORREA, OLANDIR V.; PILLIS, MARINA F.
    Rare-earth elements have been used in the thermochemical treatment of boronizing to enhance boron diffusion. In order to further investigate the effect of these elements on the process, neodymium-, samarium-, and gadolinium were utilized for the treatment of AISI 1045 samples carried out at the temperature of 1173 K for 4 h. The resulting boride layers formed were characterized through optical microscopy, microhardness test, and X-ray diffraction (XRD). The comparison of the layers showed that the addition of neodymium increased the depth by 48%, with samarium by 54%, and with gadolinium by 76%.
  • Artigo IPEN-doc 27107
    Efeito de tratamentos de envelhecimento sobre a resistência à corrosão da liga de magnésio AZ91D
    2012 - PEREIRA, VIVIAM S.M.; ANTUNES, RENATO A.; OLIVEIRA, MARA C.L. de; CORREA, OLANDIR V.
    O efeito de tratamentos térmicos de envelhecimento (T6) sobre a resistência à corrosão da liga de magnésio AZ91D foi estudado. Amostras solubilizadas a 445°C por 24 h foram envelhecidas a 200 °C por tempos de 8 h, 16 h e 24 h. Todos os tratamentos foram realizados em forno mufla, sob atmosfera inerte (argônio), seguidos de resfriamento em água. Para observação das alterações microestruturais, utilizaram-se as técnicas de microscopia óptica e de MEV. O comportamento eletroquímico foi avaliado por ensaios de espectroscopia de impedância eletroquímica e de polarização potenciodinâmica, utilizando-se solução de Hanks, a 37 °C como eletrólito. O período de imersão foi de 7 dias. Com o tratamento de solubilização, ocorreu a dissolução do constituinte eutético, restando somente a matriz (fase α-Mg) saturada com alumínio, juntamente de resquícios de β- Mg17Al12. Com o tratamento de envelhecimento foram observados precipitados ricos em alumínio (β-Mg17Al12) sobre a matriz. A amostra envelhecida por 8 h foi a que mostrou menor valor de resistência à corrosão; as amostras tratadas por 16 h e 24 h apresentaram valores de impedância semelhantes, sendo que a amostra envelhecida por 16 h apresentou o melhor desempenho.
  • Artigo IPEN-doc 26995
    Coatings for safe long term wet storage of spent Al-clad research reactor fuels
    2015 - RAMANATHAN, L.V.; FERNANDES, S.M.C.; CORREA, O.V.; SOUZA, J.A. de; ANTUNES, R.A.; OLIVEIRA, M.C.L. de
    Pitting corrosion of the aluminium cladding of spent research reactor (RR) fuels in wet storage has been observed and the use of conversion coatings to protect the cladding was proposed. A coating prepared by conventional chemical processing as opposed to electrochemical processing is the only option due to constraints related to the shape of the fuel and its high radioactivity. Hence, hydrotalcite (HTC) and boehmite were considered. This paper presents: (a) preparation of hydrotalcite (HTC) coatings from different baths followed by post-coating treatments; (b) corrosion behavior of HTC coated AA 6061 alloy; (c) results of field studies in which uncoated and HTC coated AA 6061 alloy coupons and plates, the latter assembled as a dummy fuel element, were exposed to the IEA-R1 reactor spent fuel basin for extended periods. The laboratory and field tests revealed marked improvements in the corrosion resistance of HTC coated specimens, coupons and plates. The mechanism of corrosion protection is presented.
  • Artigo IPEN-doc 26954
    Estudo da influência do tamanho de grão sobre o comportamento de corrosão da liga de magnésio AZ91D
    2016 - GONÇALES, LETICIA dos R.; FERRAZ, LUCAS C. de C.; CORREA, OLANDIR V.; ANTUNES, RENATO A.
    A liga AZ91D apresenta 9%pAl e 1%pZn e pode ser submetida a tratamento térmico de solubilização seguido de envelhecimento para melhoria de propriedades mecânicas por meio de precipitação da fase beta-Mg17Al12. Esta fase, porém, pode ter efeitos distintos sobre o comportamento de corrosão da liga. Buscando estudar a influência do tamanho de grão da matriz alfa e a presença de precipitados beta sobre a resistência à corrosão da liga AZ91D, este trabalho utilizou lingotes com estrutura bruta de fusão na obtenção de amostras solubilizadas, laminadas a frio e então envelhecidas, para subsequente análise microestrutural e do comportamento de corrosão. A solubilização ocorreu a 445ºC por 24h e foi efetiva em dissolver quase completamente a fase beta. A laminação levou a uma redução de 20% da espessura das amostras e de 400 para 130 μm o tamanho de grão médio, após envelhecimento. O envelhecimento feito a 200ºC em 2 e 24h permitiu a precipitação de fase beta em maior quantidade e melhor distribuição por contornos de grão em relação às amostras fundidas ou solubilizadas. Ensaios de imersão foram realizados, apontando uma leve queda na taxa média de corrosão quando se lamina a amostra, enquanto as amostras solubilizadas (sem fase beta) mostraram maior susceptibilidade à corrosão. Assim, é possível indicar que o refinamento de grãos é benéfico ao formar uma rede de proteção em ligas de magnésio AZ91D, apesar de introduzir defeitos gerados pela laminação.
  • Artigo IPEN-doc 26899
    Propriedades das camadas termodifundidas de boro e lantânio no aço AISI 1045
    2019 - SANTAELLA, CESAR R.K.; CORREA, OLANDIR V.; COTINHO, SAMUEL P.; PILLIS, MARINA F.
    A boretação é um processo termoquímico de difusão de boro no estado sólido que tem por objetivo aumentar a resistência ao desgaste através da formação de uma camada dura de boretos de ferro na superfície do aço. As propriedades dessas camadas podem ser alteradas com a difusão combinada de boro com outros elementos químicos simultaneamente, como por exemplo o alumínio, para elevar a resistência à oxidação, ou o vanádio, para elevar a resistência ao desgaste superficial. Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos com a difusão combinada de boro e lantânio.
  • Artigo IPEN-doc 26761
    Síntese de alumina anódica nanoporosa em liga de Alumínio AA 1050
    2019 - OLIVEIRA, L.S.; CORREA, O.V.; BENTO, R.T.; PILLIS, M.F.
    Nos últimos anos, alumina anódica porosa tem atraído interesse devido ao arranjo regular dos nanoporos, à possibilidade de controle de seu diâmetro, e grande área de superfície específica. Neste trabalho foram obtidas estruturas de alumina anódica porosa por meio da anodização em duas etapas de uma liga de alumínio AA 1050 em eletrólito de H2SO4. As amostras foram anodizadas durante 4 e 8 h. A técnica de microscopia eletrônica de varredura com canhão de emissão de elétrons foi utilizada para a avaliação morfológica da superfície. Os nanoporos formados após 4h de anodização apresentaram distribuição homogênea na superfície da liga e diâmetro médio de 25 nm, enquanto que após 8h de anodização os nanoporos apresentaram-se com formato irregular e distribuição não homogênea.
  • Artigo IPEN-doc 26760
    Revestimentos de TiO2 para preservação de superfícies cimentícias
    2019 - BORAZANIAN, T.C.F.; SZURKALO, M.; CORREA, O.V.; BENTO, R.T.; SANTOS, T.F.; COTINHO, S.P.; PILLIS, M.F.
    Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho autolimpante de filmes fotocatalíticos de TiO2 aplicados sobre argamassa cimentícia usada como revestimento externo de vedações verticais das edificações. Os filmes foram sintetizados pelo método sol-gel e depositados por spray coating, à temperatura ambiente, sobre substratos de argamassa cimentícia. Foram testadas amostras com uma e duas camadas de deposição de filme e foram realizados testes de autolimpeza. As análises apontam que as amostras com aplicação de duas camadas de filme de TiO2 exibem degradação mais eficiente do corante azul de metileno, após 3 ciclos de 48 horas sob radiação UV, o que sugere sua aplicação promissora para preservação e manutenção de superfícies de revestimentos externos utilizados na construção civil.
  • Artigo IPEN-doc 26759
    Caracterização morfológica de filmes de TiO2 dopados com nitrogênio crescidos por MOCVD
    2019 - OLIVEIRA, E.C. de; CORREA, O.V.; BENTO, R.T.; COTINHO, S.P.; SANTOS, T.F. dos; PILLIS, M.F.
    O método de deposição química de organometálicos em fase vapor (MOCVD) foi utilizado para o crescimento de filmes de dióxido de titânio (TiO2) e TiO2 dopado com nitrogênio. Os filmes foram crescidos a 400 °C sobre substratos de vidro borossilicato. Isopropóxido de titânio IV foi utilizado como precursor de titânio e de oxigênio, e amônia (NH3) como fonte de nitrogênio. Análises por microscopia de força atômica (AFM) mostraram que ambos os filmes apresentaram grãos bem definidos e arredondados. Todos os filmes são formados apenas pela fase cristalina anatase. Os resultados mostraram que a dopagem com nitrogênio resultou em uma diminuição no tamanho médio de grão e na rugosidade superficial.