OLANDIR VERCINO CORREA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo IPEN-doc 30045
    Avaliação eletroquímica de alumina anódica nanoporosa aplicada a revestimentos biomédicos
    2023 - PIERETTI, E.F.; CORREA, O.V.; NEVES, M.D.M.; OLIVEIRA, M.C.L.; ANTUNES, R.A.
    Óxido de alumínio anódico tem atraído interesse devido ao arranjo regular denanoporos, grande área de superfície específica, boa estabilidade térmica,ausência de toxicidade e biocompatibilidade. As estruturas OAA têm sidoaplicadas em filtros, biossenssores, sensores de oxigênio, catálise efotocatálise. O arranjo geométrico dos nanoporos torna possível utilizar aalumina como molde para a síntese de várias nanoestruturas, como nanoporos,nanotubos, nanobastões e nanofios que apresentam muitas vantagens em áreas deaplicação avançadas devido a suas propriedades químicas, físicas, mecânicas eópticas únicas. Dentre os materiais de aplicação biomédica destacam-se algumasligas de alumínio, pois apresentam resistência mecânica satisfatória,resistência à corrosão e baixo custo.
  • Artigo IPEN-doc 26759
    Caracterização morfológica de filmes de TiO2 dopados com nitrogênio crescidos por MOCVD
    2019 - OLIVEIRA, E.C. de; CORREA, O.V.; BENTO, R.T.; COTINHO, S.P.; SANTOS, T.F. dos; PILLIS, M.F.
    O método de deposição química de organometálicos em fase vapor (MOCVD) foi utilizado para o crescimento de filmes de dióxido de titânio (TiO2) e TiO2 dopado com nitrogênio. Os filmes foram crescidos a 400 °C sobre substratos de vidro borossilicato. Isopropóxido de titânio IV foi utilizado como precursor de titânio e de oxigênio, e amônia (NH3) como fonte de nitrogênio. Análises por microscopia de força atômica (AFM) mostraram que ambos os filmes apresentaram grãos bem definidos e arredondados. Todos os filmes são formados apenas pela fase cristalina anatase. Os resultados mostraram que a dopagem com nitrogênio resultou em uma diminuição no tamanho médio de grão e na rugosidade superficial.
  • Artigo IPEN-doc 26547
    Reativação e reutilização de fotocatalisadores de TiO2 dopados com enxofre em baixa temperatura
    2019 - BENTO, RODRIGO T.; CORREA, OLANDIR V.; PILLIS, MARINA F.
    O presente estudo avaliou a possibilidade de reutilização fotocatalítica dos filmes de dióxido de titânio (TiO2) dopados com enxofre em baixa temperatura. Os filmes foram crescidos por deposição química de organometálicos em fase vapor (MOCVD) a 400°C. A dopagem com enxofre foi realizada a 50°C por um processo semelhante ao utilizado na dessulfuração do sulfeto de hidrogênio (H2S). O comportamento fotocatalítico e a durabilidade dos filmes foram medidos a partir da degradação do corante alaranjado de metila sob luz visível por vários ciclos. Os filmes são formados apenas pela fase cristalina anatase. Os resultados demonstraram que não houve modificações estruturais ou diferenças significativas na morfologia dos filmes após a sua utilização. Os filmes de TiO2 dopados com enxofre apresentaram uma excelente atividade fotocatalítica, com uma eficiência de 72,1% sob luz visível. Os experimentos de durabilidade sugerem que, mesmo com a impregnação de corante na superfície do catalisador, os filmes de TiO2 dopados apresentaram boa estabilidade fotocatalítica após diversas horas de uso, o que permite sua aplicação prática no tratamento e purificação da água sob luz solar com elevada eficiência.