GAIANE SABUNDJIAN

Resumo

Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1978), mestrado em Tecnologia Nuclear / Reatores de Potência pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares(1981) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola Politêcnica de São Paulo(1999). Atualmente é TECNOLOGISTA SENIOR do Comissão Nacional de Energia Nuclear. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Tecnologia dos Reatores. Atuando principalmente nos seguintes temas:Elementos Finitos, Formulação Petrov-Galerkin, Equações de Navier-Stokes, Fluidos Incompressíveis, Funções de Expansão Hierárquicas. (Texto extraído do Currículo Lattes em 13 out. 2021)

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 136
  • Artigo IPEN-doc 30305
    Construção de um ambiente virtual do reator nuclear de pesquisa IPEN-MB/01
    2023 - COELHO, HELIO P.J.B.; SABUNDJIAN, GAIANE; BIATY, FLAVIA P.; CIONGOLI, GIOVANA; PALADINO, PATRICIA A.
    Com a pandemia de COVID-19, em face ao distanciamento social, muitas áreas da sociedade recorreram a utilização de recursos virtuais. Para contornar essas limitações, também impostas ao IPEN, foi proposto o desenvolvimento de um ambiente de visitação virtual a seus reatores nucleares, mais especificamente ao reator IPEN-MB/01. O desenvolvimento deste ambiente virtual, utilizando uma popular engine de desenvolvimento de jogos (Unreal Engine), tem como propósito facilitar o acesso do público ao reator nuclear, a seu funcionamento e também aos trabalhos realizados pelo mesmo, esclarecendo dúvidas e ajudando a disseminar informações corretas a respeito da importância deste tipo de instalação nuclear.
  • Artigo IPEN-doc 30304
    A importância do cálculo de custos ambientais para a tomada de decisões energéticas sustentáveis
    2023 - BIATY, FLAVIA P.; SABUNDJIAN, GAIANE; CIONGOLI, GIOVANA; COELHO, HELIO P.J.B.; PALADINO PATRICIA A.
    A dependência atual de recursos baseados em combustíveis fósseis acarreta problemas tanto para a economia quanto para o meio ambiente, principalmente no contexto atual de busca por soluções sustentáveis. Para uma análise completa da viabilidade de fontes energéticas alternativas, observa-se a necessidade de identificar e monetizar os custos externos envolvidos. Este trabalho visou estudar a importância do cálculo de custos ambientais das fontes de geração de energia elétrica por meio de uma revisão bibliográfica. A fundamentação teórica, a partir da economia do meio ambiente, justifica o uso de métodos de valoração ambiental para identificar e monetizar os custos externos, utilizando o dinheiro como medida comum. A revisão da literatura permitiu identificar ainda os principais projetos e trabalhos já desenvolvidos nesta área, comprovando a existência e relevância de várias técnicas disponíveis, embora sujeitas a limitações, para abordar essa questão. Concluiu-se que a análise econômica das questões ambientais permite fornecer uma visão mais ampla para a tomada de decisões.
  • Artigo IPEN-doc 30303
    A plataforma arduino no controle de motores de um drone subaquático nuclear
    2023 - CIOGOLI, GIOVANA; BIATY, FLAVIA P.; SABUNDJIAN, GAIANE; COELHO, HELIO P.J.B.; PALADINO, PATRICIA A.
    Uma grande área de estudo da robótica é a de robôs móveis, entre eles encontramse os robôs subaquáticos teleoperados. Nas usinas nucleares que possuem reatores tipo piscina (PWR), a água é um dos elementos primordiais para o funcionamento do sistema, contudo, tem-se mais um ambiente insalubre e de difícil acesso para as inspeções periódicas e de manutenção. O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) encuba e financia um projeto de construção de um drone subaquático com resistência nuclear, operado com controle remoto elaborado por uma plataforma de prototipagem. O presente trabalho objetiva apresentar os resultados preliminares, com foco no controlador de motores. As placas de prototipagem Arduino foram utilizados no desenvolvimento do módulo de controle dos motores, bem como drives ponte H, RS485, joystick e regulador de tensão. No que tange a aplicação do Arduino para o controle de propulsores do drone subaquático nuclear, pode-se dizer que há comprovada eficiência e eficácia, até o presente momento.
  • Artigo IPEN-doc 30302
    Construção de ambiente virtual para divulgação científica
    2023 - SABUNDJIN, GAIANE,; PALADINO, PATRICIA A.; BARBOSA, THALITA A.C.
    Este trabalho descreve o estudo de caso do projeto de Iniciação Científica da visita virtual ao Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) utilizando a Realidade Virtual. O projeto é parte de uma pesquisa de ampliação do acesso e divulgação de pesquisas científicas de forma remota usando os ambientes virtuais como uma ferramenta de apoio e interação educacional. Para contextualizar a interdisciplinaridade da construção de ambientes virtuais interativos, são apresentadas as definições das Realidades Digitais e sua conexão com o ensino. Além disso, são relatados os métodos de modelagem em três dimensões (3D), de desenvolvimento e de interação que podem oferecer melhor retenção de informações e otimização de processamento da simulação. A continuidade da pesquisa busca aprimorar e expandir o uso dessa tecnologia, visando a inclusão digital, fomento à pesquisa e visitas virtuais a institutos de acesso restrito.
  • Artigo IPEN-doc 28763
    Jogos digitais e realidade virtual como material didático
    2021 - BIATY, FLAVIA P.; PALADINO, PATRICIA A.; SABUNDJIAN, GAIANE
    Neste trabalho discute-se a importância dos jogos digitais e da realidade virtual como material didático para uma aprendizagem significativa. Por meio de uma revisão bibliográfica e de discussões de um grupo de trabalho interdisciplinar e interinstitucional, constatou-se a importância dos Digital Game Based Learning (DGBL). Este tipo de jogo quando utilizado como material didático, permite um grau de flexibilidade e criatividade para o professor planejar sua sequência didática. Por outro lado, observou-se a carência de produção desse tipo de material, suas complexidades e suas limitações. Um tipo de limitação dos jogos de Realidade Virtual é a dificuldade de algumas pessoas em realizar a fusão binocular necessária para sua visualização.
  • Artigo IPEN-doc 28762
    Viabilidade econômica e ambiental do uso de hidrogênio como vetor energético para transportes públicos urbanos
    2021 - BIATY, FLAVIA P.; PALADINO, PATRICIA A.; SABUNDJIAN, GAIANE
    O uso do hidrogênio como vetor energético já é uma realidade no setor de transportes públicos urbanos. Uma alternativa mais limpa neste setor é particularmente importante uma vez que a queima de combustíveis fósseis impacta negativamente a qualidade ambiental e social da população. Este trabalho buscou investigar o atual panorama da viabilidade econômica e ambiental da utilização do hidrogênio como potencial vetor energético para o setor de transportes públicos urbanos, por meio de uma revisão bibliográfica. Concluiu-se que o tema envolve fatores tecnológicos, sociais, econômicos, ambientais e políticos, que necessitam de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação para sua implantação e ampliação.
  • Artigo IPEN-doc 28306
    PLATAGAM
    2021 - PALADINO, PATRICIA A.; BIATY, FLAVIA P.; JULIAO, ARTHUR P.; SABUNDJIAN, GAIANE
  • Artigo IPEN-doc 28295
    Whole body dose due to station blackout at Angra 2 nuclear power plant
    2021 - AGUIAR, A.S.; LEE, S.M.; SABUNDJIAN, G.
  • Artigo IPEN-doc 28294
    Visita virtual ao CETER - Centro de Tecnologia das Radiações - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
    2021 - BARBOSA, THALITA A.C.; BIATY, FLÁVIA P.; PALADINO, PATRICIA A.; JULIÃO, ARTHUR P.; SABUNDJIAN, GAIANE
  • Artigo IPEN-doc 28268
    RELAP5 code simulation of the Angra2 pressurizer surge line accident
    2021 - SABUNDJIAN, GAIANE; PACHECO, RAFAEL R.; CONTI, THADEU das N.; LIMA, ANA C. de S.; SANCHES, ANDREA