Desenvolvimento de sabonete em barra com ação repelente visando a prevenção de zoonoses e doenças causadas por culicídeos nos cães

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Data de publicação:
Orientador
Emilia Satoshi Miyamaru Seo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O uso de repelentes é uma proteção individual de extrema importância para evitar surtos promovidos pela febre amarela, dengue, leishmaniose, dirofiloariose entre outros. Os repelentes mais eficazes são os tópicos convencionais com ativos sintéticos e naturais. Para minimizar os riscos de esquecimento ou do uso indevido dos repelentes tópicos convencionais (como os em forma de creme, gel ou líquido), este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de sabonete água/óleo (A/O) na forma cosmética em barra e avaliação do potencial de repelência em mosquitos em cães. Sua vantagem, além da praticidade, é assegurar a proteção do cão desde o banho, formando um filme resistente à água e assim, evitar a não proteção em razão do esquecimento do uso dos cremes, sprays ou colares. O filme formado sobre a epiderme é oriundo da junção da Poliamida 3 (Polyamide 3 Resin) com os emolientes isoestearato de isoestearila, álcool isostearílico, miristato de isopropila e dicaprato/ dicaprilato de propilenoglicol. Os ativos usados para promover a repelência foram o Cymbopogon nardus (citronela) e butilacetilaminopropionato de etila (IR3535). Como conclusão pode-se citar que os sabonetes desenvolvidos na faixa de 5,5 à 6,3 de pH são mais favoráveis, uma vez que vem de encontro com a epiderme canina e formulações com 7% ou mais de água no sabonete polimérico torna-as instável. Além disso, os sabonetes testados nos caninos foram efetivos na repelência de Culex quinquefasciatus representando nova alternativa para o controle do mosquito.

Como referenciar
GOMES, JOÃO P.C. Desenvolvimento de sabonete em barra com ação repelente visando a prevenção de zoonoses e doenças causadas por culicídeos nos cães. Orientador: Emilia Satoshi Miyamaru Seo. 2023. 146 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/47991. Acesso em: 21 Jul 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções