Joao Alberto Osso JuniorSILVA, MARIA C.C. da2014-10-092014-10-092014-10-092014-10-092007SILVA, MARIA C.C. da. <b>Avaliação do comprometimento dos servidores de uma instituição pública federal de pesquisa: o caso dos pesquisadores do IPEN</b>. Orientador: Joao Alberto Osso Junior. 2007. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.11606/D.85.2007.tde-16062008-144940">10.11606/D.85.2007.tde-16062008-144940</a>. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11577.http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11577Dada a necessidade latente das organizações de obter e manter mecanismos que lhe assegurem vantagem competitiva justifica-se as investigações sobre o comprometimento. No que se refere a esse construto, ainda não definido claramente, seu estudo propiciará um entendimento mais claro sobre suas bases e sua operacionalização. Nesse sentido, mostra o presente trabalho através de um instrumento de mensuração do comprometimento em três dimensões: Afetiva, Instrumental e Normativa, que os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares - IPEN, que vem se mantendo ao longo de 50 anos de maneira satisfatória em sua área de atuação, possuem comprometimento organizacional baseado em uma ligação afetiva e no sentimento de obrigação de permanecer com a instituição. Da mesma forma, foram encontrados comprometimento ocupacional Afetivo e comprometimento ocupacional baseado no conhecimento de custos associados em deixar a ocupação. Tais resultados apresentam relações significativas entre determinadas características pessoais, de trabalho e de desempenho desses pesquisadores e os comprometimentos obtidos. Essas descobertas corroboram os resultados verificados no suceder dos estudos sobre o tema. O presente estudo contribui para futuras pesquisas acadêmicas através da validação desse instrumento de mensuração, onde os coeficientes de confiabilidade extraídos indicam, segundo a literatura de Malhotra (2006), consistência satisfatória. Contribui também, no sentido de nortear ações a serem implementadas pelas organizações que optam pela adoção da estratégia de comprometimento, considerada tanto para estudiosos como para administradores como uma vantagem competitiva sobre as organizações que não seguem esta estratégia.openAccessbrazilian organizationsresearch programsorganizational modelshuman factorsbehaviorcompetitionlabor relationsAvaliação do comprometimento dos servidores de uma instituição pública federal de pesquisa: o caso dos pesquisadores do IPENDissertação10.11606/D.85.2007.tde-16062008-144940