BARBOSA, JOSEVANE A.RAFAEL, DEIVID N.AQUINO, SIMONE2021-06-292021-06-292019BARBOSA, JOSEVANE A.; RAFAEL, DEIVID N.; AQUINO, SIMONE. Redução do tempo médio de atendimento em uma operadora de saúde: otimização do processo de autorização de ressonância magnética de coluna. <b>Revista Inovação, Projetos e Tecnologias - IPTEC</b>, v. 7, n. 1, p. 16-35, 2019. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.5585/iptec.v7i1">10.5585/iptec.v7i1</a>. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31989.2318-9851http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31989Uma das preocupações de operadoras privadas de planos de saúde é a diminuição do tempo de atendimento de seus clientes nas centrais de atendimento, regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações. O presente relato técnico foi delineado como estudo qualitativo, exploratório, descritivo e de pesquisa participante. O processo de aprovação e agendamento do exame de ressonância magnética (RM) de coluna foi modificado desde a etapa da solicitação do beneficiário até a autorização final pela equipe médica. A implantação de um novo fluxo de tomada de decisão, a fim de reduzir ou eliminar as implicações que as lentidões do atendimento podem gerar na saúde dos pacientes, teve como base a inclusão de um Checklist durante as solicitações de RM de coluna. A partir da análise dos resultados, constatou-se que o tempo médio de atendimento com a implantação do Checklist, foi reduzido para 6 minutos. Gerou uma diminuição do tempo médio de atendimento por cliente de 10 para até 6 minutos, com ganho produtivo no processo, relacionado à maior eficiência da operadora e satisfação dos clientes, colaboradores e prestadores de serviços.16-35openAccesshealth servicesmagnetic resonanceregulationsorganizingvertebraepublic healthmedical establishmentsmanagementRedução do tempo médio de atendimento em uma operadora de saúdeAverage service time reduction on a health care operator: optimization of the authorization process for magnetic resonance of the spine procedureArtigo de periódico1710.5585/iptec.v7i1Sem Percentil