AYLLON, RAFAELLA M.SEMMLER, RENATOSANTOS, DENISE M. dosFARIAS, LUCIANA A.SILVA, PAULO S.C.2022-12-202022-12-202022AYLLON, RAFAELLA M.; SEMMLER, RENATO; SANTOS, DENISE M. dos; FARIAS, LUCIANA A.; SILVA, PAULO S.C. Social representations of ETEC teachers about nuclear technology. <b>Revista Ciências & Ideias</b>, v. 13, n. 2, p. 157-168, 2022. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1993">10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1993</a>. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33512.2176-1477http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33512Este artigo apresenta um estudo que visa compreender a representação social da tecnologia nuclear feita por um grupo de professores e coordenadores de Escolas Técnicas Públicas (ETEC) do estado de São Paulo. Após este grupo ter participado em palestras ministradas por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), que incluíram visitas ao Instituto e ao Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1. O estudo foi realizado por meio de questionários semiestruturados. Os resultados demonstraram que, para a maioria dos participantes, a representação social da tecnologia nuclear mudou positivamente após um evento de três dias, mesmo que eles já tivessem algum conhecimento sobre o assunto. Também foi possível detectar alguns erros conceituais e corrigi-los, evidenciando que o contato técnico mais próximo foi fundamental para essa mudança.157-168openAccesseducationlearningnuclear powereducational toolssocial impactSocial representations of ETEC teachers about nuclear technologyRepresentações sociais de professores de ETEC sobre tecnologia nuclearArtigo de periódico21310.22407/2176-1477/2022.v13i2.19930000-0001-7733-0153https://orcid.org/0000-0002-9351-9201https://orcid.org/0000-0001-7733-0153Sem PercentilSem Percentil CiteScore