CERQUEIRA, ISABEL S.A.HONEGGER, VERENAMUNHOZ JUNIOR, ANTONIO H.SILVA, LEONARDO G. de A. eBARBOSA, ISABELLA T.F.2022-08-232022-08-232022CERQUEIRA, ISABEL S.A.; HONEGGER, VERENA; MUNHOZ JUNIOR, ANTONIO H.; SILVA, LEONARDO G. de A. e; BARBOSA, ISABELLA T.F. Análise sensorial: sua relevância no desenvolvimento de um cosmético. In: FREITAS, DANIELA R.J. (org.). <b>Produção científica em ciências biológicas 2</b>. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2022. , cap. 5. p. 34-45. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7222222065">10.22533/at.ed.7222222065</a>. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33233.http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33233A indústria cosmética, com seu crescimento acelerado e inovações tecnológicas, desenvolve cosméticos que se diferenciam dos demais por meio da nanotecnologia, otimizando a permeação dos princípios ativos. No entanto, além da eficácia do cosmético, seu aspecto sensorial é muito relevante. A análise sensorial é amplamente utilizada como instrumento de medida científica na avaliação de cosméticos, pois ela é uma fonte única de informação avaliando a aceitação e preferência dos produtos por parte do consumidor. Tendo em vista que existem diversos tipos de análises e testes sensoriais, é imprescindível definir qual o mais adequado para cada tipo de pesquisa. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da análise sensorial para a produção e comercialização de um cosmético. Deste modo, foi realizada uma pesquisa exploratória, experimental, qualitativa e quantitativa não probabilística. Inicialmente, realizou-se uma revisão de literatura e na parte experimental foram produzidos cosméticos antienvelhecimento de hidrogel à base de PVP contendo nanoemulsões de ácido mandélico e óleo essencial de lavanda, gerânio, palmarosa e lemongrass. Posteriormente, estes cosméticos foram analisados por meio de testes sensoriais de preferência pareados, utilizando a escala Likert. Por meio destas análises, pôde-se identificar as características específicas desses produtos e definir qual o mais adequado para o mercado consumidor, demonstrando a relevância da análise sensorial no desenvolvimento de um cosmético.34-45openAccessconsumer productsnanotechnologymarketexperimental dataexperiment resultssense organssensorsAnálise sensorialCapítulo de livroProdução científica em ciências biológicas 210.22533/at.ed.72222220655https://orcid.org/0000-0002-7968-2117