MATTIOLO, SANDRA R.BOEMER, VERONICA A.AQUINO, AFONSO R. de2014-07-152014-07-302014-07-152014-07-302009MATTIOLO, SANDRA R.; BOEMER, VERONICA A.; AQUINO, AFONSO R. de. Diretrizes modernas de educação e psicologia ambiental na fase de conscientização e treinamento de sistemas de gestão ambiental. <b>Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento</b>, v. 11, n. 3, p. 79-84, 2009. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/4790.0104-7698http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/4790A implantação do um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) deve possuir importantes fases de conscientização e treinamentos. A educação e a psicologia ambiental contribuem com diretrizes modernas que podem ser aplicadas nesta etapa. A aplicação desses conceitos foi proposta neste artigo, bem como os treinamentos seguintes foram sugeridos: treinamento para operacionalização do SGA; treinamentos específicos na área de atuação profissional; e treinamentos de conscientização em educação ambiental. Com a finalidade de suprir as falhas apontadas na ISO 14000 no que se refere a sustentabilidade ambiental, buscando uma consciência ambiental crítica dos usuários e gestores do SGA.79-84openAccessenvironmental awarenessmanagementimplementationtrainingeducationbehaviorhuman factorsDiretrizes modernas de educação e psicologia ambiental na fase de conscientização e treinamento de sistemas de gestão ambientalArtigo de periódico311